Quem criou a primeira escola pública?

Perguntado por: aconceicao3 . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.7 / 5 9 votos

Anísio Teixeira

No entanto, desde a década de 1930, o educador, jurista e escritor brasileiro Anísio Teixeira já lutava por esses ideais. Ele é considerado o criador do sistema público de educação no país.

O conceito de escola existe desde os tempos antigos, mas foi apenas no século XVIII que surgiram as primeiras escolas organizadas. A invenção da escola moderna é atribuída a Johann Heinrich Pestalozzi, um educador suíço e criador de um sistema educacional focado na aprendizagem prática e no ensino centrado no aluno.

A escola pública como ensino coletivo está relacionada ao período do fim da Idade Média, com o objetivo de alfabetizar a população. A escola pública no sentido de popular visa à educação de toda a população, por meio da organização dos Sistemas Nacionais de Ensino, a fim de garantir o ler, o escrever e o contar.

Os jesuítas criaram as primeiras escolas quando aqui chegaram em 1549, com o objetivo de formar sacerdotes e catequizar o índio, dedicando-se também à educação da elite nacional. A Companhia de Jesus foi uma instituição criada essencialmente para fortalecer e defender a Igreja.

Sob o comando de Padre Manoel da Nóbrega, a primeira escola elementar brasileira foi edificada em Salvador, tendo como primeiro mestre o Irmão Vicente Rodrigues que com apenas 21 anos se tornaria o primeiro professor nos moldes europeus a se dedicar ao ensino e à propagação da fé religiosa por mais de cinqüenta anos.

padre José de Anchieta

Em 1553, chegava ao Brasil aquele que viria a se tornar o primeiro professor no país: o padre José de Anchieta, que dava aulas para índios na época da Colônia. Sua missão era ensinar aos índios sobre o cristianismo. No entanto, ele também aprendeu o guarani, língua falada na época e que fazia parte da cultura indígena.

1549

Ensinava-se a ler, escrever, matemática e doutrina católica. A primeira escola prrimária brasileira foi fundada em Salvador,em 1549, pelo padre Manuel Da Nobrega. É o primeiro mestre-escola do Brasil foi o jesuíta Rijo Rodrigues.

Essa organização tinha por objetivo definir as finalidades da escola primária e os meios de sua universalização. Esse processo implicou debates sobre a função política da escola e democratização da cultura nas sociedades modernas.

A história da educação tem início nas sociedades primitivas e tribais, nas quais já se verificam práticas de ensino e orientação para os indivíduos. Como teoria pedagógica, propriamente dita, à educação surgiu na sociedade grega, tendo como principais representantes os filósofos e os sofistas.

Foi no século 12 ( ali por volta de 1100) que surgiram na Europa as primeiras escolas nos moldes das atuais, com crianças nas carteiras e professores em salas de aula. No Brasil, a primeira escola foi fundada em 1549, em Salvador, por um grupo de padres jesuítas portugueses.

Colégio dos Jesuítas

Com oobjetivo de catequizar os nativos, portanto, os padres fundaram sua primeira escola no Brasil em 1549: o Colégio dos Jesuítas, em Salvador, na Bahia.

A primeira LDB foi promulgada em 1961 (LDB 4024/61). João Goulart publica em 20 de dezembro de 1961 a primeira LDBA Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) define e regulariza o sistema de educação brasileiro com base nos princípios presentes na Constituição. Foi citada pela primeira vez na Constituição de 1934.

1ª.
Localizada em Chengdu, na China, essa escola pública de ensino secundário surgiu em 143 a.C.. Ela é a mais velha no mundo e já passou até por um incêndio, sendo reconstruída em 199 d.C..

A organização do sistema educacional iniciada em 1942 é assegurada com a publicação das leis orgânicas do ensino primário (Decreto-Lei nº 8.529, de 2 de janeiro de 1946) e do ensino normal (Decreto-Lei nº 8.530, de 2 de janeiro de 1946).

O Dia da Escola surge com o objetivo de conscientizar sobre a importância desse espaço, que atua na potencialização do aprendizado cognitivo e intelectual e ocupa o lugar das construções humanas e sociais ao longo de toda trajetória escolar.

Ainda na metade do século XX foram fundados mais três colégios jesuítas no Brasil, o Santo Inácio, em 1955 em Fortaleza; em 1956, em Juiz de Fora o Colégio dos Jesuítas, que antes se chamou Colégio Nossa Senhora Imaculada e o Colégio Nossa Senhora Medianeira, na cidade de Curitiba, em 1957.

O ensino laico constituiu-se no ocidente a partir da separação entre o Estado e a Igreja Católica, fortalecendo-se com o iluminismo. No Brasil, o ensino laico teve início a partir da expulsão dos jesuítas, em 1759, pelo Marquês de Pombal.

Dia do Professor: conheça 5 educadores que fizeram história no país

  1. Paulo Freire (1921-1997) ...
  2. Anísio Teixeira (1900-1971) ...
  3. Darcy Ribeiro (1922-1997) ...
  4. Florestan Fernandes (1920-1995) ...
  5. Dermeval Saviani (1943-hoje)