Quem criou a primeira escola do Brasil?

Perguntado por: aandrade . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.1 / 5 7 votos

jesuítas

Os jesuítas criaram as primeiras escolas quando aqui chegaram em 1549, com o objetivo de formar sacerdotes e catequizar o índio, dedicando-se também à educação da elite nacional.

Em 1549

Em 1549 é fundada a primeira escola no Brasil, em Salvador, por um grupo de jesuítas que também funda a segunda escola em 1554, em São Paulo, a data marca a fundação da cidade. Ensinava-se a ler, escrever, matemática e doutrina católica.

A Educação no Brasil começa com a chegada dos portugueses, quando os padres assumiram o papel de catequistas e professores dos índios. Assim, a história tem seu início marcado pela relação estabelecida entre religião e letramento, até que os jesuítas foram expulsos do país em 1759.

Colégio dos Jesuítas

Com oobjetivo de catequizar os nativos, portanto, os padres fundaram sua primeira escola no Brasil em 1549: o Colégio dos Jesuítas, em Salvador, na Bahia.

De 1890 a 1931 – São implantados os chamados grupos escolares, ou seja, criação de escolas primárias nos Estados, podendo ser considerados como o marco inicial da educação pública, muito embora alguns dos tais grupos funcionassem nas residências dos professores, hábito que foi comum até o início do século XX.

Concluindo, é difícil nomear uma única pessoa como “inventora” da escola. No entanto, o crédito por contribuir e inventar o sistema escolar regular em 1837 vai para Harry P., que às vezes é chamado de pai da educação moderna.

Foi no século 12 ( ali por volta de 1100) que surgiram na Europa as primeiras escolas nos moldes das atuais, com crianças nas carteiras e professores em salas de aula. No Brasil, a primeira escola foi fundada em 1549, em Salvador, por um grupo de padres jesuítas portugueses.

A história da educação tem início nas sociedades primitivas e tribais, nas quais já se verificam práticas de ensino e orientação para os indivíduos. Como teoria pedagógica, propriamente dita, à educação surgiu na sociedade grega, tendo como principais representantes os filósofos e os sofistas.

A educação formal brasileira inicia-se no período do Brasil Colônia, com a chegada dos jesuítas, em 1549, sob a orientação do Padre Manoel da Nóbrega. Estes religiosos foram responsáveis pela instrução e catequização até o ano de 1759, quando o Marquês de Pombal os expulsou e implantou as Reformas Pombalinas.

padres jesuítas

Os primeiros educadores brasileiros podem ser considerados os padres jesuítas, que chegaram ao país em 1549. Eles tinham a missão de catequizar os povos nativos e propagar a fé cristã no novo território do reinado português.

Ainda na metade do século XX foram fundados mais três colégios jesuítas no Brasil, o Santo Inácio, em 1955 em Fortaleza; em 1956, em Juiz de Fora o Colégio dos Jesuítas, que antes se chamou Colégio Nossa Senhora Imaculada e o Colégio Nossa Senhora Medianeira, na cidade de Curitiba, em 1957.

Platão

O filósofo grego Platão (427-347 a.C.) é considerado o primeiro pedagogo da Humanidade, por ter concebido um sistema educacional e ter fundado a primeira instituição de educação superior.

1.1.4 O Surgimento da educação pública
Foi em 1717, na Prússia, que surgiu a educação pública, instituída escola obrigatória para crianças entre 5 e 12 anos, pelo rei Frederico Guilherme, surgindo posteriormente, inclusive, leis que impediam a contratação de qualquer criança que não concluísse esse estudo obrigatório.

O Programa Mais Educação, criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007 e regulamentado pelo Decreto 7.083/10, constitui-se como estratégia do Ministério da Educação para indução da construção da agenda de educação integral nas redes estaduais e municipais de ensino que amplia a jornada escolar nas escolas públicas, ...

1. Avenues. Localizada na zona nobre de São Paulo, a escola Avenues oferece ensino integral e trabalha com pagamentos no formato de anuidades. O valor da matrícula é de R$ 14,5 mil para o berçário e de R$ 25 mil para os demais turnos.

O Instituto Estadual de Educação (IEE) é um colégio público de Florianópolis, Santa Catarina. Foi criado há mais de cem anos com o nome de Escola Normal Catarinense, tendo o nome atual desde 1966. É a maior escola pública da América Latina.

Conhecida como CMS, a escola fica em Montessori, Lucknow, foi fundada em 1959, por Jagdish Gandhi e, em seu começo, contava com apenas cinco alunos. Pois é, o tempo passou e a escola foi fazendo jus ao título que mencionamos acima: são 47 mil alunos, mil salas de aula e 3.800 funcionários. Já imaginou?

No Brasil, o ensino médio (antigamente chamado de ensino de segundo grau) corresponde desde 1996 à etapa do sistema de ensino equivalente à última fase da educação básica, cuja finalidade é o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, bem como a formação do cidadão para etapas posteriores da ...

Mesmo com a criação de escolas públicas, no período do império, o modelo tradicional se manteve: a leitura e a aritmética eram as bases do ensino, acompanhadas de algum ensino moral ou religioso e, posteriormente, de noções de história e geografia. A educação física era rara.