Quem criou a primeira cartografia?

Perguntado por: afurtado7 . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.9 / 5 18 votos

Os primeiros mapas foram traçados no século VI a.C. pelos gregos, que, em função de suas expedições militares e de navegação, criaram o principal centro de conhecimento geográfico do mundo ocidental. O primeiro atlas da história moderna surgiu no século XVI, em 1570.

O primeiro mapa de que se tem notícia foi feito numa tábua redonda de argila por volta de 2300 a.C. na região da Mesopotâmia (atual Iraque). Era apenas uma representação de um rio, provavelmente o rio Eufrates, circundando montanhas.

As projeções cartográficas são classificas em três tipos diferentes: cilíndrica, cônica e plana, polar ou azimutal.

Considerado o pai da Cartografia moderna, Mercator nasceu em 1512 em território flamengo, cursou Geografia, Geometria e Astronomia, sendo, segundo os historiadores, um exímio cartógrafo, tendo desenvolvido estudos importantes que o levaram à elaboração de mapas de inestimável valor e uso prático.

A cartografia surgiu devido à necessidade do homem de se localizar, curioso em conhecer o mundo que vivia.

A palavra cartografia tem origem na língua portuguesa, tendo sido registrada pela primeira vez em 1839 numa correspondência, indicando a ideia de um traçado de mapas e cartas.

História da cartografia
O mapa de Ga-Sur é um dos mais antigos a serem catalogados (entre 4500 a.C. e 2500 a.C.), produzido pelos babilônios e encontrado onde ficava o território da Mesopotâmia. Outras representações tão antigas quanto foram encontradas em ilhas do Pacífico e na Ásia.

A partir do século XVI, inicia-se, então, a cartografia histórica do Brasil com as primeiras representações que fazem parte dos planisférios ou mapas das Américas nas edições da Geografia de Ptolomeu e obras de viajantes.

A evolução cartográfica é consequência da elaboração de novas técnicas, que possibilita maior eficiência no mapeamento e interpretação espacial. Durante a década de 1960, com o desenvolvimento da informática e dos satélites artificiais, tornou-se possível conhecer lugares da Terra antes inacessíveis aos seres humanos.

As projeções cartográficas mais conhecidas são:

  • Projeção cilíndrica.
  • Projeção azimutal.
  • Projeção cônica.

A cartografia é a ciência que estuda, analisa e produz mapas e as representações cartográficas. Podemos falar que a cartografia é o conjunto de técnicas científica que visa o desenvolvimento de documentos que representem uma área. Você pode ler mais sobre cartografia, mapeamento e suas aplicações.

Os principais tipos de mapa são:

  1. Mapa físico. Os mapas físicos são representações de elementos físicos e naturais de um território, que independem da ação humana. ...
  2. Mapa político. ...
  3. Mapa demográfico. ...
  4. Mapa histórico. ...
  5. Mapa econômico. ...
  6. Mapa de vegetação. ...
  7. Mapa estilizado (anamorfose)

Os tipos de mapas que vamos abordar são: os mapas físicos, mapas demográficos, mapas econômicos, mapas históricos e ainda mapas estilizados.

A cartografia moderna teve início a partir do século VI a.C. Os gregos e romanos foram os primeiros nesse avanço. A ajuda do filósofo grego, Anaximandro e Ptolomeu, um gênio grego com conhecimento em várias áreas, são as mais significativas nesse sentido.

Os elementos obrigatórios de um mapa são cinco: título, legenda, escala cartográfica, orientação e projeção.

A cartografia já era utilizada na pré-história para representar os territórios propícios à caça e pesca. Na Babilônia, a ciência demonstrava o mundo achatado, em forma de disco. Foi, contudo, Ptolomeu, quem estabeleceu esboços em oito volumes para mostrar a forma esférica da Terra.