Quem criou a pintura corporal?

Perguntado por: ufigueiredo . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 19 votos

Yves Klein

Este método foi popularizado principalmente pelo trabalho do artista francês Yves Klein (1928 – 1962), que é hoje considerado como um dos principais pioneiros da arte Performance. Atualmente, a pintura corporal artística é uma forma aceita de arte alternativa em todo o mundo.

Ela está associada à body paint (pintura corporal), existente desde os primórdios da humanidade na forma ritualística até às tatuagens. O artista americano Chris Burden é um bom exemplo de expoente desse estilo.

Por meio das pinturas corporais, os indígenas carregam no corpo e no rosto a identidade cultural de sua comunidade. As pinturas são as marcas de muitas populações e são diferentes para cada ocasião. Feitas normalmente de elementos naturais, como urucum e jenipapo, as tinturas podem se manter na pele por dias.

Para cada evento há uma pintura específica: luta, caça, casamento, morte. Todo ritual indígena é retratado nos corpos dos mesmos na forma de pintura, é a expressão artística mais intensa dos índios. A tinta é feito de urucum, jenipapo ou babaçu na maioria das vezes.

Na arte corporal costumam ser incluídas o teatro, cinema e a dança, enfim pode ser toda e qualquer movimentação artistica querendo expressar algum sentimento, seja este de raiva, de dor, alegria, tristeza, enfim, sentimentos que não podem ser ditos apenas com palavras e sim com a expressividade corporal.

A pintura corporal é uma forma de arte que envolve a aplicação de tinta ou outros materiais para pigmentar a superfície da pele. Ela pode ser usada para adornar ou decorar o corpo, mas também é muito utilizada como um meio de expressão e comunicação.

A pintura corporal indígena tem grande importância e seu significado é muito amplo, podendo ir da simples expressão de beleza e erotismo à indicação de preparação para a guerra ou, até mesmo, como uma das formas de aplacar a ira dos demônios.

Uma das primeiras representações do corpo humano na arte que se tem conhecimento são as Vênus do período paleolítico, entre elas, a Vênus de Willendorf, uma pequena escultura tida como uma representação humana de proporções irreais da anatomia feminina.

Uma das expressões mais conhecidas do body art é o body paint ou “pintura corporal”. Esta prática consiste em aplicar pintura sobre o corpo para realizar diferentes tipos de desenhos ou criar figuras.

As linguagens usada se da através de documentação por meio de vídeos e fotos.

O corpo é aqui entendido como instrumento primordial na arte da performance, de forma teórico e prática no processo criativo. Ao refletir sobre o lugar do corpo, parte-se da premissa que o mesmo, por meio de suas visualidades e processos reconfigura as percepções de arte-educação na contemporaneidade.

Pintura corporal é uma das formas de pintura onde os corpos são pintados com tinturas extraídas de plantas ou de outros meios. A pintura corporal é uma forma de expressão. Muitos usam como forma de demonstrar seus sentimentos por algo ou alguém, ou mesmo por questão religiosa.

A pintura tem, normalmente, duas finalidades: Proteger e Embelezar. Assim sendo, seja na escolha da tinta, seja da classificação ou no recebimento do serviço, deve-se considerar se essas duas metas foram atingidas.

Pintura: saiba mais de 8 de suas técnicas mais populares

  1. 1 – Pintura à óleo. Para começar trazemos a técnica mais famosa. ...
  2. 2 – Aquarela. ...
  3. 3 – Acrílica. ...
  4. 4 – Pintura Guache. ...
  5. 5 – Serigrafia. ...
  6. 6 – Aerografia. ...
  7. 7 – Pintura em pastel. ...
  8. 8 – Pintura digital.

As pinturas corporais são as marcas de muitas etnias indígenas. Elas diferenciam clãs e famílias. As tintas são feitas a partir de elementos naturais como urucum, jenipapo e açafrão. A diversidade de formas e cores pode ser vista durante Jogos Mundiais dos Povos Indígenas (JMPI), que seguem até sábado (31), em Palmas.

A Body Art (arte do corpo) é uma tendência artística contemporânea que surgiu na década de 60, nos Estados Unidos e na Europa. Sua principal caraterística é o uso do corpo como suporte e intervenção para a realização do trabalho artístico.

As cores utilizadas na pintura corporal do povo indígena expressam significações que fazem conexões com os elementos naturais:

  • A cor vermelha é relativa ao fogo;
  • O amarelo faz menção ao sol;
  • O azul ilustra as águas;
  • O verde se refere ao meio natural;
  • Já o marrom é relacionado à terra.