Quem criou a pasta de dente?

Perguntado por: obrito7 . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.9 / 5 4 votos

O creme dental foi criado pelo dentista americano Washington Wentworth Sheffield, que em 1850 desenvolveu um pó para limpar os dentes que se tornou muito popular entre seus pacientes. Lucius, filho de Sheffield e também dentista, ajudou-o a modificar a fórmula, criando assim o Creme Dentifrício Dr.

Foi somente em 1850, nos Estados Unidos, que se criou o primeiro dentifrício parecido com o que usamos hoje e que era de interesse comercial. Um dentista americano o criou, fazendo-o primeiro na forma de pó e posteriormente ele foi passado para a forma de pasta.

“Alguns povos usavam galhos, folhas de árvores e penas para essa função. Outros, pequenas lascas de madeiras entendidas como 'palitos' e há até os que usavam as próprias mãos para fazer a higienização bucal”, diz Sandra Lipas Stuarbell, cirurgiã-dentista e pesquisadora.

Na verdade, a invenção se tratava de um pó que ajudava a limpar os dentes. Foi seu filho, Lucas Sheffield, que melhorou o produto, alterando sua fórmula inicial e o colocando em tubos flexíveis, resultando na criação da primeira pasta de dente da história: o Creme Dentifrício Dr. Sheffield.

Os romanos chamavam de "pasta de dente" uma mistura composta de urina humana, que tinha o poder de clarear os dentes.

#3 Sorriso - Kolynos
Aahhhhhh! Mas depois que a marca foi comprada pela Colgate Palmolive, a Kolynos saiu do mercado por determinação do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica). E virou Sorriso, que hoje é um dos cremes dentais mais vendidos no Brasil.

William Colgate (Hollingbourne, 25 de janeiro de 1783 – Nova Iorque, 25 de março de 1857) foi um empresário anglo-estadunidense que fundou em 1806 uma empresa de pasta dental que posteriormente tornar-se-ia a Colgate.

“Há estudos que mostram que desde muito antigamente o homem já fazia bochechos com uma mistura de hortelã e água para deixar o hálito mais agradável”. O homem já usou galhos, folha e até palitos de ouro para limpar os dentes.

O creme dental Kolynos foi criado nos EUA em 1908.

Pioneira na comercialização de dentifrícios no País, a Colgate tem hoje a maior fábrica de cremes dentais do mundo.

Flavorizantes: agentes responsáveis pelo sabor que promove um efeito refrescante. Água e álcool etílico: esses são os solventes responsáveis pela dissolução dos ingredientes, formando a pasta homogênea.

Eles passavam jenipapo na gengiva da criança para que nascessem fortes. Na fase adulta, depois de mastigar a carne, eles lavavam a boca com água e mastigavam wotcha, uma planta da mata. Também usavam fio de tucum para limpar os dentes e escovavam com um talo de capim, igual a um pincel, conta a cirurgiã-dentista.

Hortelã pulverizada, pó de ossos e areia já foram usados para limpar os dentes. Dependendo da época, o bafo era disfarçado com flores, pós bizarros e até xixi. Um manuscrito egípcio do século 4 a.C. registra o uso de uma pasta feita da mistura de flores de íris, folhas de menta, pimenta e sal.

O creme dental mais vendido em fevereiro de 2023 foi o Sensodyne, que teve aumento de 12%.

Colgate Total 12 Clean Mint
Ainda sobre a empresa Colgate, o creme dental Colgate Total 12 é, talvez, a pasta de dente mais conhecida desta lista, ao passo que também é um dos produtos mais acessíveis.

A pasta e o creme dental são basicamente o mesmo produto e servem pra higienizar bem os dentes com a ajuda de uma escova, tá?

Promove sabor e refrescância ao hálito. Cuida da saúde das gengivas.