Quem criou a nova Geografia?

Perguntado por: lnovaes4 . Última atualização: 1 de março de 2023
4.9 / 5 13 votos

A utilização do termo “Nova Geografia” foi proposta Manley (1966), que, de acordo com Christofoletti (1982, p.

A Geografia Quantitativa, também conhecida por Geografia Pragmática, Teorética ou até mesmo Nova Geografia, diz respeito a área de estudo sobre a análise espacial usando dados numéricos e estatísticos.

Caracterizada pelo uso de métodos matemático-estatísticos, essa nova geografia desenvolveu-se principalmente nas décadas de 1960 e 70. Na essência buscava a substituição do trabalho de campo pelos experimentos laboratoriais, com muitas mensurações, dados estatísticos, gráficos e tabelas bastante sofisticadas.

A Geografia tem como objetivo principal entender a dinâmica do espaço para auxiliar no planejamento das ações do homem sobre ele. Entender as formas de relevo, os fenômenos climáticos, as composições sociais, os hábitos humanos nos diferentes lugares são imprescindíveis para a manutenção da vida em sociedade.

[...] as principais correntes de pensamento geográfico ou paradigmas da geografia são o determinismo ambiental, o possibilismo, o método regional, a nova geografia e a geografia crítica. (CORRÊA, R. L. Região e organização espacial. São Paulo: Ática, Série Princípios, 2003.)

Os autores considerados como os “pais” da Geografia são os alemães Alexander von Humboldt e Karl Ritter.

Milton Santos foi um geógrafo brasileiro, considerado por muitos como o maior pensador da história da Geografia no Brasil e um dos maiores do mundo. Destacou-se por escrever e abordar sobre inúmeros temas, como a epistemologia da Geografia, a globalização, o espaço urbano, entre outros.

Resumindo a Geografia Moderna é a geografia que se transformou para poder explicar as novas características do mundo, como a globalização, a questão ambiental em crise e outros elementos marcantes da Modernidade pós industrial.

Karl Marx

Em oposição aos Estados Unidos, a geografia crítica ou radical da Europa iniciou com a análise de trabalhos do século XIX, escritos, principalmente por Karl Marx, Friedrich Engels, Karl Kautsky, Vladimir I.

A geografia renovada rompe com a perspectivas tradicionaisque se encontram numa grande crise, novos caminhos serão traçados, novas propostas irão surgir, maior reflexão e criação de métodos de análise, renovar era preciso.

A Ratzel deve-se a ênfase dos estudos geográficos sobre o homem. Entretanto, a teoria ratzeliana via o ser humano a partir do ponto de vista biológico (não social) e que, portanto, não poderia ser visto fora das relações de causa e efeito que determinam as condições de vida no meio ambiente.

Geografia pré-científica, Geografia científica (Paradigmas da geografia: Determinismo ambiental, possibilíssimo, método regional, nova geografia e geografia crítica).

A geografia crítica é uma corrente que propõe romper com a ideia de neutralidade científica para fazer da geografia uma ciência apta a elaborar uma crítica radical à sociedade capitalista pelo estudo do espaço e das formas de apropriação da natureza.

A Geografia tem como objetivos essenciais: 1. Localizar, descrever e interpretar as paisagens; 2. Explicar as inter-relações entre os fenómenos, físicos e humanos, com vista a uma correta interpretação dos modos de organização do espaço; 3.

A partir daí, inúmeros pensadores se destacaram ao longo do pensamento geográfico, dentre eles, podemos destacar: Eliseé Reclus, Richard Hartshorne, Carl Sauer, Pierre Jorge, Yves Lacoste, Yi-Fu Tuan, Paul Claval e muitos outros.

No início era conhecida como História Natural ou Filosofia Natural. Como maiores contribuintes deste início do desenvolvimento desta disciplina podemos citar Tales de Mileto, Heródoto, Eratóstenes, Hiparco, Aristóteles, Estrabão e Ptolomeu.

A Geografia Humanista procura um entendimento do mundo humano através do estudo das relações das pessoas com a natureza, do seu comportamento geográfico, bem como dos seus sentimentos e ideias a respeito do espaço e do lugar (TUAN, 1982).

Segundo historiadores e pensadores, Alexander Von Humboldt e Karl Ritter são os fundadores da ciência geográfica moderna. A Alemanha é o berço das primeiras metodologias e correntes do pensamento geográfico. A partir do início do século XIX temos a sistematização do conhecimento geográfico.