Quem criou a nossa galáxia?

Perguntado por: uneves2 . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.7 / 5 19 votos

O processo de formação da Via Láctea teve início há aproximadamente 14 bilhões de anos. Acredita-se que a origem da nossa galáxia coincide, então, com a origem do Universo, o que é explicado pela teoria da expansão (ou explosão), que ficou conhecida como a teoria do Big Bang.

2 – Do Big Bang às galáxias
A maioria das galáxias surgiu um pouco depois da formação do universo. Os cientistas acreditam que elas tenham, em média, entre 10 e 13,6 bilhões de anos! A galáxia mais nova de que se tem notícia nasceu há cerca de 500 milhões de anos.

A Via Láctea pertence a um conglomerado de galáxias denominado pelos cientistas de “Grupo Local”, constituído por cerca de 50 galáxias. Entre as mais conhecidas galáxias deste grupo estão a Via Láctea, Andrômeda e Triângulo. As demais são galáxias anãs que orbitam a Via Láctea ou Andrômeda.

Nossa galáxia é conhecida por Via Láctea ou apenas por Galáxia (com G maiúsculo). O nome galáxia vem do grego gala (leite) que foi dado devido ao rastro de luz possível de ver em noites escuras que os gregos antigos chamavam de “Caminho do Leite”.

Parque Nacional do Desengano, Rio de Janeiro
A área preservada oferece uma visão excepcional das estrelas, permitindo, inclusive, ver a Via Láctea de forma bem clara.

Não é possível sair da Galáxia, mas não tem nada a ver com a expansão do Universo. As distâncias são muito grandes, não existe tecnologia para percorrer estas distâncias.

Quantas galáxias conhecemos de acordo com o Telescópio Hubble. De acordo com a Agência Canadense, astrônomos que estudaram as imagens feitas pelo Hubble estimam que existam mais de 1 trilhão de galáxias no universo observável.

Galáxias são sistemas formados por uma vasta quantidade de estrelas, poeira, gases e matéria escura. Esse conjunto de elementos é unido pela força da gravidade. Algumas galáxias, em especial aquelas de maiores dimensões, possuem grandes buracos negros no seu centro, como é o caso daquela em que vivemos, a Via Láctea.

Chamamos a essa faixa Via Láctea devido à sua aparência, que lembrava aos povos antigos um caminho esbranquiçado como leite.

Principais Elementos do Universo
Satélites naturais: corpos celestes que orbitam os planetas. Galáxias: conjunto de planetas, estrelas e gases. O universo tem aproximadamente 100 bilhões de galáxias. Vivemos na galáxia denominada de Via Láctea, onde está o sistema solar.

Toda a matéria e toda a energia existente constituem a nosso universo. O planeta Terra está localizado no Sistema Solar que, juntamente com mais de 100 bilhões de estrelas, formam a nossa galáxia, a Via Láctea.

E embora pareça difícil observar uma galáxia devido aos fatos de que estes corpos estão muito distantes e também que o brilho proveniente de uma galáxia não é concentrado como o brilho visível de uma estrela, ainda sim é possível observar estas três galáxias: A galáxia de Andrômeda, A Grande Nuvem de Magalhães e a ...

A Via Láctea

A Via Láctea sobre uma árvore no Delta do Okavango, Botswana. A Galáxia UGC 2885 é a maior conhecida no Universo, de acordo com a Agência Espacial Europeia (ESA).

Galáxia de Andrômeda

A Galáxia de Andrômeda recebe esse nome por se localizar na constelação de Andrômeda.

UY Scuti

A maior estrela da Via Láctea é UY Scuti. Ela está localizada na constelação de Scutum e é estimada em cerca de 1.700 vezes maior que o nosso sol.

Poluição luminosa do Brasil é maior do que a de toda a União Europeia junta. Mais de um terço da população mundial não consegue ver a Via Láctea do local onde moram. A informação foi divulgada em um novo atlas global da poluição luminosa publicado no jornal científico Science Advances.

Ela abriga diversos sistemas de estrelas, dentre os quais está o Sistema Solar. Via Láctea é uma das galáxias que formam o Universo.

Na tradição cristã, as estrelas são associadas às três mulheres que visitaram o túmulo de Jesus na ressurreição. Também representam os Três Reis Magos – Gaspar, Melquior e Baltasar -, que estariam a caminho de Belém no nascimento do messias.