Quem criou a matéria?

Perguntado por: oandrade6 . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 14 votos

A ideia de que a matéria era feita de blocos de construção discretos, a assim chamada teoria particulada da matéria, foi proposta primeiro pelos filósofos gregos Leucipo (c. 490 a.C.) e Demócrito (c. 470-380 a.C.).

Em 1808, se baseando em fatores experimentais, o cientista britânico John Dalton (1766-1844), formulou uma teoria, a chamada teoria atômica de Dalton que define: 1- Pequenas partículas esféricas, maciças e indivisíveis, nomeadas átomos, constituem a matéria.

Pelo que sabemos, os humanos surgiram na África Oriental há cerca de 2,5 milhões de anos, no final do Plioceno, período que compreende de 5 a 2 milhões atrás. Eram, provavelmente, Homo habilis evoluídos do Australopithecus, nosso ancestral macaco.

O Big Bang é uma das teorias mais aceitas pela comunidade científica sobre a origem do nosso universo. Segundo essao nosso Universo atual teve origem em uma grande explosão por volta de 14 bilhões de anos atrás. Tudo se deu através de um ponto material muito pequeno, quente e extremamente denso.

A relação de Einstein nos diz que massa (m) e energia (E) são equivalentes, isto é, matéria é uma forma de energia e podemos transformá-lá em outros tipos de energia e vice-versa. Então para criar matéria é necessário energia e pela lei de conservação de energia, toda energia do universo surgiu junto com ele!

Como todas as coisas que conhecemos, o ar é composto de matéria, afinal é formado por diversos gases, formados por átomos. Então, o ar tem massa e ocupa espaço.

Quartzo, a primeira matéria-prima.

O vácuo ideal seria uma região do espaço sem qualquer presença de matéria, como moléculas, átomos, prótons, nêutrons ou elétrons. No entanto, não existe qualquer região no Universo que apresente vácuo perfeito, já que sempre haverá átomos e outras partículas ocupando o espaço.

Essa criação foi em meio ao Jardim do Éden. “E então, do pó da Terra, o Senhor formou o ser humano. O Senhor soprou no nariz dele uma respiração de vida, e assim, ele se tornou um ser vivo” (Gênesis, 2,7).

Sabemos hoje que o primeiro ser vivo foi provavelmente muito semelhante aos micro-organismos procariontes modernos, classificados como bactérias e arqueias.

Conclusão é de que eles viveram entre 99 mil e 156 mil anos atrás. Os ancestrais comuns mais recentes a todos os homens e todas as mulheres modernos viveram quase na mesma época, segundo um novo estudo feito pela Universidade Stanford, nos EUA.

Parmênides. Um dos primeiros filósofos ocidentais a considerar o nada como um conceito foi Parmênides (século V a.C.), filósofo grego da escola eleática e defensor do monismo. Para Parmênides, o nada não existe, não pode ser conhecido nem expressado, sustentando que seria contraproducente dizer que algo não existe.

Ora, se hoje o Universo se expande, é por que em algum momento ele deve ter tido densidade infinita e volume desprezível. A crença de que ele é infinito deve ter surgido de seu tamanho atual: 1 setilhão de Km e aproximadamente 15 bilhões de anos de existência.

A descoberta de planetas localizados fora do sistema solar, também chamados de exoplanetas, contribui para os estudos de possíveis sinais de vida pelo universo.