Quem criou a lenda do Uirapuru?

Perguntado por: lrezende . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 8 votos

Villa-Lobos criou o argumento de Uirapuru organizando diferentes lendas brasileiras sobre essa ave de canto maravilhoso: 'Em uma floresta calma e silenciosa, aparece um índio feio, maldoso Feiticeiro, tocando uma flauta de osso.

A lenda do Uirapuru é uma estória que faz parte do folclore da região norte do Brasil, mais especificamente da Amazônia.

Por fim, existe outra lenda com o mesmo contexto, que destaca que a flecha de uma índia apaixonada atingiu um pássaro de plumas vermelhas e de canto perfeito, transformando-o em um guerreiro forte e belo.

De acordo com a lenda, o pássaro uirapuru tinha sido um jovem guerreiro índio, chamado Quaraçá, pertencente a uma nação indígena da floresta amazônica. Quaraçá adorava passear pelas matas tocando sua flauta de bambu.

As lendas e mitos brasileiros possuem origem na mitologia dos índios nativos, em conjunto com os mitos trazidos da Europa pelos portugueses e da África pelos negros. A mescla de diferentes culturas permitiu a produção de mitos únicos, mas também é possível observar diversos elementos comuns com mitos de outros povos.

substantivo masculino Ave passeriforme da família dos trogloditídeos, que canta maviosamente, mas só enquanto constrói o ninho, e que, segundo a lenda, traz sorte a quem o possui, empalhado.

A primeira menção que temos à lenda do curupira foi realizada por José de Anchieta, em 1560. Não se sabe exatamente quando surgiu a lenda do curupira, mas se sabe que ela é uma das mais antigas lendas brasileiras porque foi uma das primeiras a serem mencionadas pelos portugueses que se estabeleceram no Brasil.

PERSONAGENS: Índia Oribici, Índia Moema, Pajé, Curumim, Cacique, Tupã, índios da aldeia.

Sua origem está na mitologia indígena Tupi-guarani. Do tupi, a palavra “caipora” (caapora) significa “habitante do mato”. Quando sente que algum caçador entra na floresta com intenções de abater animais, ela solta altos uivos e gritos assustando esses homens. Sua intenção é cuidar desses animais e proteger o ambiente.

Reis e rainhas cobiçam uma pena ou um pedaço do ninho do uirapuru, tidos como precioso talismã. O homem que tiver uma pena, diz a lenda, será irresistível às mulheres e terá sorte nos negócios. A mulher que conseguir um pedaço do ninho terá o amado fiel e apaixonado por toda a vida.

Essa lenda é oriunda da cultura europeia e foi trazida para o Brasil pelos colonizadores portugueses, sendo assimilada pela cultura indígena. Primeiramente a lenda da iara foi influenciada por traços da cultura grega, que falava na existência de sereias, isto é, seres com canto irresistível e que atraíam os homens.

Monteiro Lobato

Saci-pererê é uma das lendas mais conhecidas do folclore brasileiro, e seu surgimento remonta ao final do século XVIII, tendo em Monteiro Lobato o responsável por sua fama.

Foram encontrados relatos do Boitatá em cartas do padre jesuíta José de Anchieta, em 1560, como uma lenda indígena que descreve uma cobra de fogo de olhos enormes ou flamejantes. Para os índios ele é "Mbaê-Tata", ou Coisa de Fogo, e mora no fundo dos rios. A narrativa varia muito de região para região.

editora Bertrand Brasil

O Pássaro Noturno foi publicado pela editora Bertrand Brasil, da autora Alice Hoffman.

Curupira

1. Curupira. A Lenda do Curupira, de origem incerta, mas conhecida em todo o Brasil, narra a história de uma criatura que guarda a floresta, além de fazer muitas travessuras. De acordo com a lenda, o Curupira tem os pés virados para trás e sua existência explica o desaparecimento de caçadores.

4. Qual é o tema do texto? O surgimento do uirapuru.

Talvez uma das lendas mais conhecidas seja a do boto, original do Norte do país. O boto ou boto rosa é uma espécie de golfinho de água doce, típico dos rios da Amazônia.

Uma das lendas mais fantásticas dos povos sumérios e que mostram a riqueza de sua literatura foi a Epopeia de Gilgamesh. Possivelmente a obra literária mais antiga já produzida pelos seres humanos, ela é composta por doze cantos com cerca de 300 versos cada um.

Lendas do folclore brasileiro
São eles: mula sem cabeça, Iara, saci pererê, caipora, curupira, boto cor de rosa, negrinho do pastoreiro, cuca, boiatá, cobra grande, vitória régia, cumadre fulozinha, lobisomem e a erva-mate.

Ao longe, trilos suaves anunciam a presença do pássaro cobiçado. Enfeitiçada por seu mavioso canto, a mais linda das índias, adestrada caçadora, fere-o com sua flecha. Caído ao chão, o Uirapuru transforma-se no mais belo cacique da floresta.