Quem criou a figura do Papai Noel?

Perguntado por: lmedeiros . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.8 / 5 14 votos

A atual imagem do Papai Noel tem origem de um poema publicado por Clement Clarke Moore na primeira metade do século XIX. O poema ficou conhecido como “A Visit from Saint Nicholas” (Uma Visita de São Nicolau), muito conhecido também como “Twas the Night Before Christmas” (É Véspera de Natal).

No início, Sundblom pintava a imagem de Noel usando um modelo vivo, seu amigo Lou Prentiss, um vendedor aposentado. Quando Prentiss morreu, Sundblom usou a si mesmo como modelo, pintando enquanto olhava para o espelho. Finalmente, ele começou a depender de fotos para criar a imagem de São Nicolau.

No fim do Século XIX, o Noel era representado com uma roupa tradicional de inverno, marrom ou verde escuro. Sua roupa foi alterada pelo cartunista alemão Thomas Nast, deixando as roupas com as cores vermelha e branca. Tomando força quando apareceu Harper's Weeklys em 1886.

Bem, o vermelho foi uma criação publicitária da Coca-Cola. O velhinho rechonchudo, de barba branca e traje de inverno vermelho apareceu pela primeira vez na revista norte-americana Harpers Weekly, no ano de 1881.

A figura clássica que conhecemos hoje surgiu em 1931, por intermédio da Coca-Cola. A empresa contratou um artista chamado Haddon Sundblom para ilustrar o Papai Noel – um homem com semblante alegre, bochechas coradas e grandes vestes vermelhas e brancas.

Upatree: cofundador da Vila do Papai Noel; Pepper: vigia a casa do Papai Noel; Openslae: cuida do trenó e das renas; Mary Christmas: ajuda a Mamãe Noel a preparar biscoitos deliciosos na cozinha.

Um dia, Alfredo acordou em uma véspera de Natal, muito contente, pois uma data muito importante estava para chegar. Era o dia do aniversário do menino Jesus, e é lógico, o dia em que o Papai Noel vinha visitá-lo todos os anos.

Ninguém sabe ao certo quantos anos o papai noel tem, mas algumas estimativas dizem que ele possui entre 400 e 800 anos. A idade do papai noel é um mistério, mas o que sabemos é que ele é um dos seres mais antigos do mundo e que sua existência é muito antiga.

As primeiras imagens do Papai Noel apresentavam um homem magro, outras se assemelhavam a um duende. E as suas roupas eram escuras, em tons de marrom e verde. Foi somente em 1931, através de uma campanha publicitária da Coca-Cola que o Papai Noel ganhou o aspecto mais próximo do que conhecemos hoje.

As roupas invernais do Papai Noel eram verde e/ou marrom até o final do século XIX, mas em 1886 o cartunista alemão Thomas Nast criou uma nova imagem para o bom velhinho. As roupas ainda seguiam o estilo de inverno, mas agora com a cor vermelha como principal, detalhes em branco e um cinto preto.

No fim do século 19, o Noel foi representado em forma de desenho, com uma roupa tradicional de inverno marrom ou verde-escura. A vestimenta mudou quando o cartunista alemão Thomas Nast foi deixando as roupas com as cores vermelha e branca, e ganhou ainda mais força quando apareceu na revista Harper's Weekly, em 1886.

“A data do Natal foi fixada em 25 de dezembro pelo imperador Constantino, porque nesse dia era celebrada a grande festa solar em Roma”, explica Ramón Teja, professor emérito de História Antiga da Universidade de Cantábria (Espanha), especialista em história do cristianismo e presidente de honra da Sociedade Espanhola ...

Celebrado no dia 25 de dezembro, o Natal é uma festividade cristã que relembra o nascimento de Jesus Cristo, considerado Filho de Deus na crença dos cristãos.

Em uma antiga lista de bispos romanos, compilada em 354 d.C., em 336 d.C. aparece a seguinte informação: "25 de dezembro - natus Christus in Betleem Judeae.", que quer dizer: 25 de dezembro, Cristo nasceu em Belém, Judeia. Nessa data - 25 de dezembro de 336 - é a primeira celebração do Natal registrada.

Tem origem no francês antigo Nouel, Noël, que significa “Natal”, que, no entanto é uma abreviação do latim Christi natalis dies, que quer dizer “dia do nascimento de Cristo”.

São Nicolau é considerado um dos santos mais conhecidos da cristandade. É aceito que São Nicolau, seja proveniente de Patara, na Ásia Menor (Turquia), onde teria nascido na segunda metade do século III, e falecido no dia 6 de dezembro de 350.