Quem criou a experiência da dupla fenda?

Perguntado por: efigueiredo . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.9 / 5 16 votos

Thomas Young

A experiência das duas fendas consiste em deixar que a luz visível se difrate através de duas fendas. Foi Thomas Young quem realizou o experimento da dupla fenda. Thomas Young, em 1802, realizou um importante experimento para a teoria ondulatória, no qual foram usados três anteparos.

Dupla fenda é o experimento feito a mais de 200 anos provando que tudo é partícula e onda ao mesmo tempo. É um experimento fundamental na Mecânica Quântica. Tratar com a partícula ou a onda é uma escolha de cada um. Pode-se fazer uma coisa ou outra.

Dualidade onda-partícula é uma característica de partículas, como átomos e seus componentes. A dualidade afirma que ondas podem comportar-se como partículas e vice-versa. A dualidade onda-partícula é uma propriedade inerente da natureza tanto para partículas quanto para ondas.

Ou seja, as escolhas feitas pelo observador induzem a natureza física do que é observado: o observador define a realidade. E como a intenção do observador vem de sua mente, a mente define a realidade. A mente precisa ainda das intuições a priori para interpretar o real, mas ela participa desta interpretação.

Vácuo quântico seria o espaço no qual aparentemente não existe nada para um observador qualquer, mas que contém uma quantidade mínima de energia, campos eletromagnéticos e gravitacionais principalmente e partículas virtuais (partículas de força) interagindo entre si.

O experimento da dupla fenda usual mostra basicamente que um elétron se comporta como partícula quando passa por uma fenda de uma chapa de metal e como onda quando passa pela mesma chapa com duas fendas.

A luz, em determinados momentos, se comporta como uma onda; e, em outros momentos, como partícula. Dizemos que ela apresenta, então, uma dualidade onda-partícula. Foi por volta de 1704 que Newton apresentou a teoria corpuscular da luz, segundo a qual ela se comportava como se fosse uma partícula.

Esse experimento permitiu que Young entendesse melhor a difração e a interferência, interpretando a simetria das franjas e a variação da intensidade da luz nelas obtida (figura abaixo).

Hélio Couto

Para facilitar a vida das pessoas, Hélio Couto lançou o livro Ressonância harmônica, que levanta questões como qual é a realidade última do Universo, se o observador cria a própria realidade, se tudo é onda e partícula ao mesmo tempo.

Valeria Campos

Valeria Campos (@valeriacampos_novaenergia) • Instagram photos and videos.

Até esta data eu era um analista de sistemas e paralelamente lia sobre a mente humana, psicanálise, psicologia, mitologia, sociologia, etc. Essas leituras começaram com 8 anos de idade e nunca mais pararam. Até que chegou o dia em que começou a catarse com 32 anos de idade. Durante 12 anos a catarse durou.

O princípio da incerteza de Heisenberg diz que não é possível determinar simultaneamente com a mesma precisão a velocidade e a posição de um elétron de determinado átomo.

Partícula ou onda? A luz possui comportamento duplo, ou seja, pode ser interpretada como onda em determinadas situações e comportar-se como partícula em casos específicos. Dessa forma, a luz tanto é onda quanto partícula, possuindo, portanto, um comportamento dual.

Luz é uma forma de radiação eletromagnética cuja frequência é visível ao olho humano. A luz pode propagar-se no vácuo com velocidade de aproximadamente 300 mil km/s. As frequências de luz que são visíveis ao olho humano são chamadas de espectro visível, essas ondas têm comprimentos entre 400 nm e 700 nm.

Pensamento quântico – capacidade de pensar paradoxalmente. Esse pensamento está relacionado à estratégia empresarial e permite que passemos do modo ocidental de decidir entre uma ou outra possibilidade para um modo tipicamente oriental de decidir, admitindo-se, ao mesmo tempo, uma e outra possibilidade.

O que é Shifting? Shifting é o ato de mover sua consciência da atual realidade para uma alternativa, um universo paralelo (como os que fomos apresentados nos últimos filmes e séries da Marvel), realidade atuais para uma alternativa, o universo paralelo.