Quem criou a escola no Brasil?

Perguntado por: svasques5 . Última atualização: 4 de maio de 2023
4.9 / 5 8 votos

Os jesuítas criaram as primeiras escolas quando aqui chegaram em 1549, com o objetivo de formar sacerdotes e catequizar o índio, dedicando-se também à educação da elite nacional.

1549

O Colégio de Salvador da Bahia, fundado em 1549 pelo padre Manoel da Nóbrega, foi a primeira instituição educacional do país.

O conceito de escola existe desde os tempos antigos, mas foi apenas no século XVIII que surgiram as primeiras escolas organizadas. A invenção da escola moderna é atribuída a Johann Heinrich Pestalozzi, um educador suíço e criador de um sistema educacional focado na aprendizagem prática e no ensino centrado no aluno.

Quem foi o primeiro professor do Brasil? Em 1553, chegou no Brasil o padre José de Anchieta, com 20 anos, o primeiro professor do país. José de Anchieta dava aulas para índios na época da Colônia.

Colégio dos Jesuítas

Com oobjetivo de catequizar os nativos, portanto, os padres fundaram sua primeira escola no Brasil em 1549: o Colégio dos Jesuítas, em Salvador, na Bahia.

Colégio de Salvador da Bahia

O Colégio de Salvador da Bahia, fundado em 1549 pelo padre Manoel da Nóbrega, foi a primeira instituição educacional do país.

Foi no século 12 ( ali por volta de 1100) que surgiram na Europa as primeiras escolas nos moldes das atuais, com crianças nas carteiras e professores em salas de aula. No Brasil, a primeira escola foi fundada em 1549, em Salvador, por um grupo de padres jesuítas portugueses.

Eles propuseram, ao Estado, uma nova organização educacional, defendendo que a escola deveria ser única, pública, laica, obrigatória e gratuita; priorizando, então, o objetivo de alcançar uma educação voltada para todos, sem discriminação social (já que, naquele período, só davam oportunidade de acesso e a qualidade do ...

A educação formal brasileira inicia-se no período do Brasil Colônia, com a chegada dos jesuítas, em 1549, sob a orientação do Padre Manoel da Nóbrega. Estes religiosos foram responsáveis pela instrução e catequização até o ano de 1759, quando o Marquês de Pombal os expulsou e implantou as Reformas Pombalinas.

O surgimento das instituições de ensino se deram na Idade Média, principalmente nos Mosteiros, quase da forma como as conhecemos quando frequentamos a escola alguns anos atrás, uma pessoa ensinando as outras. Depois disso, aos poucos, foram surgindo as escolas, as universidades e os centros de ensino.

padres jesuítas

Os primeiros educadores brasileiros podem ser considerados os padres jesuítas, que chegaram ao país em 1549. Eles tinham a missão de catequizar os povos nativos e propagar a fé cristã no novo território do reinado português.

1ª.
Localizada em Chengdu, na China, essa escola pública de ensino secundário surgiu em 143 a.C.. Ela é a mais velha no mundo e já passou até por um incêndio, sendo reconstruída em 199 d.C..

CURIOSIDADE: Quem inventou a escola? Foram os sacerdotes da Suméria, há 2.500 anos antes de cristo. A escola servia para formar os escribas. Lá, eles tinham disciplinas como administração e economia para o governo das cidades.

Mesmo com a criação de escolas públicas, no período do império, o modelo tradicional se manteve: a leitura e a aritmética eram as bases do ensino, acompanhadas de algum ensino moral ou religioso e, posteriormente, de noções de história e geografia. A educação física era rara.

Na Roma Antiga, o papel de educar foi desempenhado pelos retores, que – assim como os sofistas gregos – circulavam pelas cidades ensinando o que sabiam em troca de alguma compensação financeira.