Quem criou a Educação Física no Brasil?

Perguntado por: aazambuja . Última atualização: 17 de maio de 2023
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No Brasil, a atividade física passou a fazer parte dos programas escolares em 1854 - obra do então ministro do Império Luís Pedreira do Couto Ferraz (1818-1886), ao aprovar um regulamento que incluiu a ginástica nas instituições públicas da cidade do Rio de Janeiro.

A atividade física no Brasil
Quando do descobrimento do Brasil, os indígenas já tinham alguns hábitos de exercitar-se. Nas senzalas, surgiu a capoeira. Mais tarde, no Brasil império apareceram os primeiros tratados sobre a Educação Física. Nas escolas, a disciplina passou a ser aplicada em 1851.

O Início da Educação Física escolar no Brasil, inicialmente denominada Ginástica, ocorreu oficialmente com a reforma Couto Ferraz, em 1851(Ramos, 1982).

A EDUCAÇÃO FÍSICA surgiu na Grécia antiga, por volta de 386 a.C. Na época, a disciplina estava incluída na Academia de Platão, considerada a primeira escola de Filosofia do mundo ocidental.

Foi somente no Brasil Império, em 1808 com a vinda da Corte Portuguesa, que se firmaram os primeiros tratados sobre a Educação Física no país. A educação e a saúde passaram a ser uma preocupação das elites e, neste contexto, os exercícios corporais se tornaram sinônimo de saúde física e mental.

A pioneira em caráter civil foi a Universidade de São Paulo (USP). A primeira turma foi criada em 1934, quando a sala de aula ficava no Parque D. Pedro II. A escola só passou para o câmpus do Butantã em 1975.

Discóbolo de Mirón

O Discóbolo de Mirón foi escolhido como símbolo da Educação Física por representar a força e o dinamismo característicos dessa profissão. Aprovada em reunião plenária do Conselho Federal de Educação Física, tal escolha está documentada no texto abaixo: Art.

A Escola de Educação Física da polícia Militar é a mais antiga Escola de Educação Física do Brasil.

A ideia da primeira academia de verdade foi do sueco dr. Jonas Gustav Vilhelm Zander. Ele iniciou os estudos na Universidade de Uppsala, concluindo seu curso no Instituto Karolinska, em 1864. Ainda no meio acadêmico, organizou e desenvolveu estudos direcionados para tratamento médico através de máquinas especiais.

A Educação Física brasileira, passou por cinco fases: a higienista, militarização, pedagogização, competitivista e a popular.

A Educação Física Escolar foi inserida como disciplina nas matrizes curriculares no Brasil se deu no século XX, por volta do ano 1929, sendo que no Piauí ocorreu a partir de 1939, pelo Decreto Lei de nº 168 de 3 de Abril de 1939, publicado no Diário Oficial do Estado de nº 77, que criou a Inspetoria de Educação Física, ...

Cesare Mansueto Giulio Lattes

César Lattes foi o primeiro professor de física formado no Brasil a ensinar em universidades do País. São Paulo – Nascido em 11 de julho de 1924, em Curitiba, Cesare Mansueto Giulio Lattes foi da primeira geração de professores de física das universidades brasileiras formado no Brasil.

A Educação Física tem por objetivo promover um estilo de vida ativo e saudável para as crianças e os adolescentes, com base na prática de exercícios físicos e atividades desportivas na escola.

Áreas de atuação para o bacharel em Educação Física

  • Desenvolvimento e gestão de projetos. Há a possibilidade de atuar em projetos ligados à Educação Física com a comunidade em geral. ...
  • Assessoria esportiva. ...
  • Lazer. ...
  • Reabilitação. ...
  • Ginástica laboral. ...
  • Competições esportivas. ...
  • Empreendedorismo na área do esporte.

Galileu Galilei é considerado o primeiro Físico em seu sentido moderno, adotando a Matemática como ferramenta principal. Galileu é um dos primeiros a descrever o real objetivo de um cientista; sua função é apenas descrever os fenômenos em vez de tentar explicá-los.

A Educação Física surgiu concomitantemente com o surgimento do homem sobre a Terra. Quando o homem sentiu a necessidade de lutar, conquistar, fugir e caçar para sobreviver começou também a procura pela melhoria de sua condição para executar estas tarefas.

Educação Física, inicialmente chamada de ginástica, foi implantada em nossas escolas no final do século XIX, revelando uma concepção higienista fundamentada nos conhecimentos da anatomia e fisiologia.

Os componentes da aptidão (velocidade, força, agilidade, equilíbrio e coordenação) devem ser lembrados no planejamento das aulas de educação física, pois tornam possível uma prática esportiva de melhor qualidade.

Através de atividades da Educação Física é possível criar espaços de desenvolvimento crítico, respeito às diferenças, solidariedade e cooperação. Também contribui na promoção, prevenção e reabilitação da saúde física e mental. Sendo assim, o estudo da Educação Física é o ser humano como um todo.