Quem criou a dízima periódica?

Perguntado por: ubarreto . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 9 votos

O químico de origem russa, Dmitri Mendeleev (1834-1907), tornou-se um dos maiores gênios da história.

Dízimas periódicas são números decimais em que, a partir de alguma casa decimal, um algarismo ou grupo de algarismos passa a se repetir infinitamente. Por exemplo: 0,33333…

Fracção decimal em que os mesmos algarismos se repetem na mesma ordem (ex.: 0,376376376).

Uma dízima periódica pode ser representada na forma de uma fração. Quando dividimos o numerador de uma fração pelo denominador, encontramos a representação decimal do número, se essa representação decimal for uma dízima periódica, a fração é conhecida como fração geratriz da dízima.

Representação das dízimas periódicas
As dízimas podem estar escritas na forma de fração geratriz ou na forma de número decimal. Quando estiver escrita na forma decimal, colocamos três pontinhos no final para indicar que os algarismos se repetem infinitamente.

Você aprendeu que as dízimas podem ser classificadas em finitas e em infinitas. Também podem ser periódicas que fazem parte do conjunto dos números racionais e as não-periódicas estão no conjunto dos números Irracionais. As dízimas periódicas podem ser simples ou compostas e podemos determinar sua fração geratriz.

Toda dízima periódica é resultado da divisão de um numerador pelo denominador de uma fração. Essa fração é chamada de “Fração Geratriz”.

Dízimas periódicas compostas
Encontrar a fração geratriz da dízima 0,04777777... Multiplicamos os dois membros dessa igualdade por 100 para obter outro número na forma decimal com o mesmo período. Multiplicamos os dois membros da equação (I) por 1000 para obter outro número na forma decimal com o mesmo período.

A Bíblia nos ensina que Deus sempre ordenou a Seus filhos que pagassem dízimos. Abraão ofereceu dízimos (ver Gênesis 14:20). O dízimo era uma lei para os filhos de Israel (ver Números 18:21–28).

Nominalmente, o dízimo aparece pela primeira vez na Bíblia ainda no livro do Gênesis, que abre o Antigo Testamento. No capítulo 14, quando há a narrativa de que Abraão retornou vitorioso da guerra e foi tomar a bênção de Melquisedeque, enigmática figura apresentada como "sacerdote do Deus Altíssimo".

A palavra dízimo na nova aliança é três vezes mencionada, “E disse Jesus: “ Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim a rogar, mas cumprir” (Mateus, 5:17). Há passagem bíblica em que o Senhor Jesus confirma que o dízimo tem que ser observado também pelos cristãos nos dias atuais (Mateus 23:23).

A dízima periódica é um número que possui sua parte decimal infinita e periódica, isto é, em sua parte decimal, há um número que se repete infinitamente. Considerada um número racional, ela pode ser representada como uma fração, que é chamada de fração geratriz. Também pode ser simples ou composta.

Dízimas periódicas simples e compostas
0,35353535... a parte inteira é equivalente a 0 e o período igual ao número 35. 1,3333333... o número 1 equivale a parte inteira da dízima e 3 corresponde ao período, pois é o algarismo que se repete. 1,222222... a parte inteira é igual a 1 e período equivalente a 2.

Precisamos encontrar um número decimal equivalente à fração . Lembre-se que para converter a fração em um decimal, você deve realizar a divisão . Portanto, para converter , é necessário fazer a divisão . Para entender melhor este procedimento, acrescentaremos uma vírgula e alguns zeros à direita do dividendo.

Escrita de números decimais na forma de frações
Para converter um número decimal em uma fração, escrevemos o número decimal como numerador e seu valor posicional como denominador.

É chamado de dízima periódica um número que, ao ser representado na sua forma decimal, possui a parte decimal infinita e com repetições. Uma dízima periódica pode ser classificada como simples ou composta. Ela é simples quando tudo que está na sua parte decimal é periódico, ou seja, se repete.

Dízima periódica composta é quando analisamos a parte decimal (parte depois da vírgula) e observamos que antes do período aparece um número que é diferente dele. Veja os exemplos: a)4,27777... (analisando a parte decimal podemos notar que antes do período 7 aparece um número diferente, no caso o número 2).

Passo 1 – Nomeie a dízima como uma incógnita. Passo 2 – Multiplique-a por uma potência de 10 até que a parte não periódica fique antes da vírgula. Nesse caso, a multiplicação deve ser por 100, pois a parte não periódica possui três dígitos.

Para abreviar a escrita de uma dízima periódica, podemos utilizar um traço para indicar qual o período. Além disso, dízimas periódicas sempre podem ser escritas como um quociente entre dois números inteiros. Portanto, pertencem ao conjunto dos números racionais.

Como em 0,444 só há um algarismo no período (O próprio 4), o denominador da fração será apenas o 9. Sendo assim, a fração geratriz da dízima periódica 0,444 é 4/9.