Quem criou a cor roxa?

Perguntado por: dassis5 . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.9 / 5 16 votos

O roxo surge pela primeira vez nas cavernas Neolíticas. O pigmento, produzido a partir de minerais como o hematita e o magnésio, era utilizado para retratar figuras de animais, como os cavalos malhados encontrados na caverna de Pech Merle, na França [foto acima].

O roxo apareceu pela primeira vez na arte pré-histórica durante a era neolítica. Os artistas da caverna Pech Merle e outros sítios neolíticos em França usavam varas de manganês e pó de hematita para desenhar e pintar animais e os contornos de suas próprias mãos nas paredes de suas cavernas.

A cor roxa é obtida através da mistura das cores primárias azul e vermelho. Os tons de roxo, violeta e anil estão associados aos signos de Sagitário, Aquário e Peixes.

Apenas dois países com bandeiras recentes aderiram à cor roxa: Dominica e Nicarágua (nesse caso, escondida num arco-íris).

Por meio de um simples experimento Isaac Newton percebeu a dispersão da luz branca, ou seja, conseguiu visualizar que se a mesma incidisse sobre um prisma de vidro, totalmente polido, dava origem a inúmeras outras cores. Foi a partir daí que esse cientista começou seus estudos sobre as cores dos corpos.

Entretanto, duas cores bem mais discretas – o preto e o branco, também fazem parte do seu guarda-roupas, trazendo histórias e significados importantes para a monarca e todos os membros da família real.

Existem no mundo 42 tons de roxo/violeta catalogados pelo homem, aqui estão apenas alguns tons mais procurados.

Significado da cor Roxa ou Violeta
O roxo ou violeta, historicamente conhecido como cor da realeza e nobreza, também pode ser associado a calma, respeito e sabedoria. Assim como o laranja, o violeta também é uma cor capaz de estimular a imaginação e criatividade.

Para produzir apenas 1g da tintura, eram necessários cerca de mil animais. Assim, nenhum país, por mais próspero que fosse, estava disposto a bancar a fabricação de bandeiras na cor roxa.

Ao misturar as cores primárias azul e vermelho temos como resultado a tonalidade lilás.

púrpura

Segundo Plínio, o melhor pigmento era extraído em Tiro, no Mediterrâneo Oriental, e era a cor utilizada nas vestes reais romanas, cor que até aos dias de hoje simboliza realeza. A púrpura foi sem dúvida o corante de maior renome e mais caro de todos os corantes antigos.

O roxo tem um alto poder de impacto que extrapola os cinco sentidos. É preciso ir além para compreendê-la melhor. O roxo está fortemente ligado à criatividade.

O roxo simboliza o luto da Igreja pelo sofrimento de Cristo, sendo utilizada no período da quaresma. Nesse momento, a Igreja silencia e apenas reza.

A bandeira da Dominica é uma das duas bandeiras nacionais que conta com um detalhe em roxo. A bandeira atual, que foi adotada em novembro de 1978, sofreu pequenas alterações em 1981, 1988 e 1990.

Já a cor menos popular é o roxo, que só aparece discretamente nas bandeiras de Dominica e Nicarágua, ambos países da América Central. A bandeira de Dominica abriga um papagaio roxo no centro, enquanto Nicarágua tem um arco-íris – que, naturalmente, também tem roxo.

Nepal

Nepal. O mais engraçado nesta bandeira, do Nepal, é o formato, que lembra dois triângulos unidos. São montanhas do país. Já a cor, rosa meio avermelhada, é do rododendro, flor oficial do Nepal.

Qual foi a primeira cor criada? Ao derivar o pigmento da argila, acredita-se que o amarelo seja uma das primeiras cores já usadas como tinta na arte rupestre pré-histórica, com a primeira aplicação com mais de 17.300 anos.

Nas artes, definimos como cores primárias aquelas que não podem ser obtidas mediante mistura de nenhuma outra cor. Essas cores são o amarelo, o azul e o vermelho. É por meio da mistura dessas três cores que obtemos as outras.