Quem criou a azeitona?

Perguntado por: ealbuquerque . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.5 / 5 2 votos

Mas acredita-se que seu cultivo seja um dos mais antigos da história e que tenha sido originado por povos do Mediterrâneo, há cerca de 5 mil anos. Foi na Grécia Antiga que a oliveira, a azeitona e o azeite de oliva ganharam notoriedade.

As azeitonas são os frutos das oliveiras, árvores chamadas cientificamente como Olea europeae. Trata-se de uma espécie vegetal comum na região do Mediterrâneo, no atual Irã e ao norte do Mar Cáspio.

O azeite produzido era utilizado como combustível nas lamparinas, no entanto a coroa de Portugal percebeu que o óleo brasileiro tinha uma qualidade maior que o português e proibiu a produção brasileira, além de ordenar a destruição dos olivais.

No mundo, cerca de 95% do azeite produzido estão na região mediterrânea, local natural para o crescimento das oliveiras, sendo a Espanha (40%), a Itália (22%) e a Grécia (14%), os maiores produtores. O mundo produz cerca de 3,2 milhões de toneladas por ano, segundo o COI (Conselho Oleícola Internacional).

O Azeite de Oliva Extravirgem Potenza “Frutado” foi reconhecido como o melhor azeite do Hemisfério Sul pelo Mario Solinas Quality Award. Publicado em 30 de maio de 2023 às, 10h08. Um dos melhores azeites do mundo é produzido no município de Canguçu (RS), na Fazenda Serra dos Tapes.

O azeite na Bíblia significa a presença de Deus.
O transbordar do azeite remete especificamente ao Espírito Santo. No Antigo Testamento o azeite era utilizado na unção de reis e sacerdotes.

Origem e História. do Azeite. O primeiro vestígio de olivais é anterior a 6.000 anos, no Oriente Médio, onde o azeite já tinha inúmeras utilidades, entre as quais: pomada para a pele, óleo para lâmpadas, e uso medicinal.

As azeitonas, sejam verdes, sejam pretas, vêm da mesma árvore e são o mesmo fruto. A variação de cor vem das diferentes épocas de colheita. As verdes são imaturas, que depois se tornam amarelas e, por fim, pretas. A azeitona preta tem um teor de óleo de 10 a 30% maior do que a verde.

Regiões produtoras e variedades de azeitonas
Os três maiores produtores são Espanha, com aproximadamente 40% do total mundial, seguido pela Itália, com 22% e Grécia com 14%.

oliveiras

As oliveiras: as árvores que produzem as azeitonas e o azeite de oliva - YouTube.

Além do gostinho de quero mais, a azeitona também proporciona pontos positivos pra saúde, olha só: Fonte de nutrientes: contém vitaminas, sais minerais, ácidos graxos, fibras e antioxidantes; Afasta doenças: ajuda a reforçar o sistema imunológico, a promover a saúde ocular, regular o intestino e faz bem para o coração.

Entre a verde e a preta, a variedade de azeitona é imensa. Muitas pessoas acreditam que esses dois exemplos são os únicos. Contudo, o Conselho Oleícola Internacional (COI) aponta que existem 139 tipos em todo o mundo, produzidos em mais de 20 países.

A resposta está nas condições climáticas. Pois a produção de azeite, seja onde for, é influenciada por fatores como: Clima. Variedades e qualidade das olivas.

Olivícola argentina é a primeira colocada no Ranking Mundial do Azeite.

Confira quais são os azeites brasileiros premiados e quanto custam. O azeite brasileiro Sabiá, que é produzido na cidade de Encruzilhada do Sul (RS) e em Santo Antônio do Pinhal, interior de São Paulo, já levou dois prêmios internacionais importantes (em 2022 e em 2023) e está entre um dos 10 melhores azeites do mundo.

Bella di Cerignola

Bella di Cerignola é a maior azeitona do mundo. De cor verde, esta casta típica da Apúlia conquistou as mesas em todo o mundo pela sua elevada qualidade. O seu cultivo sempre foi uma atividade importante para Cerignola, localizada no norte da Puglia, Itália.

O cultivo das oliveiras, seja para a produção de azeite ou de azeitonas de mesa, tem despertado a atenção dos produtores e da indústria, principalmente nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais. Só no Rio Grande do Sul estima-se que existam cerca de 500 hectares já plantados.

Atualmente, o estado sulista é o maior produtor de azeite do país, ficando à frente de Minas Gerais e São Paulo, que também têm olivais. As lavouras gaúchas somam 5,9 mil hectares, 321 produtores e 17 lagares, que são as indústrias que extraem o azeite de oliva.

BRASIL NA EVO IOOC ITALY 2022
A Milonga não foi a única produtora brasileira a brilhar nesta edição do prêmio. O azeite Sabiá Arbequina, produzido em Santo Antônio do Pinhal (SP), levou como melhor da América do Sul e o rótulo paulista Orfeu Picual levou como o melhor do Brasil.

O azeite brasileiro Sabiá, produzido em Santo Antônio do Pinhal (SP) e em Encruzilhada do Sul (RS), foi selecionado, pelo segundo ano consecutivo, como um dos dez melhores do mundo pelo concurso espanhol Evooleum. Assim como na edição de 2022 do prêmio, o rótulo é o único brasileiro entre os dez mais bem colocados.

Maior produtor de azeite extravirgem do Brasil, RS projeta mais de 500 mil litros para 2023.