Quem corta pode virar a carta?

Perguntado por: ebelchior . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 18 votos

Corte do Baralho 1.1. Quem estiver na vez de cortar o baralho pode fazer o que quiser com ele, desde que não olhe NENHUMA carta do monte. 1.2. Quem realizar o corte pode ordenar para quem vai dar as cartas se quer que ele as distribua por cima ou por baixo; Se nada for dito quem escolhe é quem for dar as cartas.

Na mão-de-ferro não é permitido "cerrar" o baralho, olhar o fundo do maço, queimar cartas e pedir truco, meio-pau, nove ou doze. Além disso, a "vira" não poderá ser vista, ela deverá ficar separada e com sua face virada para baixo, bem como as 3 cartas de cada jogador. Ninguém poderá ver suas cartas para jogar.

Cabe ao jogador que estiver a esquerda de quem estiver embaralhando realizar o corte no baralho, sendo ele no máximo de 9 vezes. *O jogador que estiver cortando o baralho tem direito a queimar APENAS 9 cartas, queimando 10 ou mais, o embaralhamento se reinicia com todas as cartas.

Um dos jogadores é escolhido para ser o primeiro a distribuir as cartas, três para cada jogador e uma vira. As cartas podem ser dadas picadas ou três a três com a primeira sendo do mão. É permitida a feitura do maço, assim como é permitido o desfiamento das cartas nas mãos, sem a criação de montinhos na mesa.

Quando o corte for seco o cortador determinará se o baralho será dado por cima ou por baixo. Art. 18º. Em hipótese alguma, o(s) jogador(es) no ato do corte, poderão retirar carta(s) para si próprio ou para o parceiro.

Casos de Empate, cango, ou amarra no truco
Quando o empate ocorre na terceira rodada, o vencedor da primeira ganha a mão. Caso todas as rodadas empatem, os jogadores não ganham pontos. Quando amarra no truco, a pessoa à direita de quem cangou é a primeira a mostrar sua maior carta.

Se um jogador ou dupla ganha a primeira rodada e empata a segunda ou a terceira, será o vencedor da mão. Ganhar a primeira rodada é portanto muito importante. 2. Se a primeira mão termina empatada e um jogador ou dupla ganha a segunda, serão proclamados vencedores da mão.

A dupla que trucar na última rodada pode empachar (empatar) a carta do adversário para ganhar a mão: ou seja, quem truca na última NÃO é obrigado a matar a carta, e se fez a primeira e empachou a última ganhou a mão normalmente; EXCETO quando a primeira estiver EMPATADA (vale a maior): neste caso quando a partida for ...

Basta tocar na carta que você quer jogar por alguns segundos sem tirar o dedo, ela vai virar pra baixo!!!

Welton Ribeiro

Welton Ribeiro, conhecido como Weltinho, foi eleito pela Federação Goiana de Truco como o “Top One”, ou seja, o melhor jogador do estado. O EG conversou com o goianiense de 45 anos, que pratica o esporte em questão desde a adolescência. Neste ano, ele chegou à marca de 18 títulos estaduais.

Manilhas são as cartas com maior valor no Truco. No Truco Mineiro, as manilhas são fixas. O zap, 4 de paus, é a carta mais forte do Truco. Da mais valiosa para a menos valiosa, as manilhas no truco mineiro são: 4 de paus (Zap) > 7 de copas > A de espadas (Espadilha) > 7 de ouros.

O que é o “vira” do Truco Paulista? No Truco Paulista, ao final da distribuição das cartas, o distribuidor sempre vira uma carta para todos da mesa. Com base nesta carta virada, a carta acima será a manilha, e a cada rodada as manilhas mudam. No exemplo é possível ver que o vira foi o K/Rei.

As partidas/quedas de truco paulista são disputadas em melhor de três jogos, onde o objetivo de cada jogo é fazer 12 pontos. A dupla ganha a queda quando vence dois jogos. É preciso ganhar mãos para ganhar os pontos. Estas mãos são divididas em rodadas.

Blefar é a arte de somar mais pontos para a sua conta e ser o grande vencedor. Bom, antes de mais nada, é claro, é preciso que você tenha total confiança em si mesmo, para poder convencer a todos os jogadores de que suas cartas são as melhores, mesmo quando elas são as piores.