Quem corrige um sábio?

Perguntado por: orosa2 . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 5 votos

Corrija um sábio e o fará mais sábio, corrija um ignorante e o fará teu inimigo. “Adaptação de um provérbio de Salomão, encontrado na Bíblia, em Provérbios 9:8-9: “Não repreendas o escarnecedor, para que não te odeie; repreende o sábio, e ele te amará.

19 O homem de grande ira deve sofrer o castigo, porque se tu o livrares, ainda terás de tornar a fazê-lo. 20 Ouve o conselho, e recebe a correção, para que sejas sábio nos teus últimos dias. 21 Muitos propósitos há no coração do homem, porém o aconselho do Senhor permanecerá.

Provérbios 29. Quando o ímpio domina, o povo geme — O justo se informa da causa dos pobres — O tolo dá vazão a toda a sua ira — Não havendo visão, o povo fica dissoluto.

O indivíduo sábio é aquele que sabe coisas que podem ajudá-lo a agir corretamente para alcançar seus objetivos. Os sábios também apresentam maior equilíbrio emocional para tomar decisões que irão impactar suas vidas.

O sábio é aquele que tem paciência para aprender a respeito das coisas e inteligência para executá-las corretamente, sempre respeitando a moral, a ética, os costumes.

Quem controla as suas palavras é sábio, e quem mantém a calma mostra que é inteligente. Até um tolo pode passar por sábio e inteligente se ficar calado.

Provérbios 3:12 NTLH
Porque o SENHOR corrige quem ele ama, assim como um pai corrige o filho a quem ele quer bem.

Castigar com vara é disciplinar, amorosamente propondo valores, carinhosamente impondo limites. Castigar com vara é repreender com o olhar e aprovar com o sorriso, quando forem os casos.

18 Seja bendito o teu manancial, e alegra-te com a mulher da tua mocidade. 19 Como serva amorosa, e gazela graciosa, os seus peitos te saciarão em todo o tempo, e pelo seu amor sejas atraído perpetuamente.

22 Quem encontra uma esposa acha uma coisa boa; e alcança o favor do Senhor.

25 O desejo do preguiçoso o mata; porque as suas mãos recusam-se a trabalhar. 26 Todo o dia o ímpio cobiça; mas o justo dá, e não retém. 25 O desejo do preguiçoso o mata, porque as suas mãos recusam-se a trabalhar.

6 aInstrui a criança no bcaminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele.

9 O óleo e o perfume alegram o coração; assim é o doce conselho do homem para o seu amigo. 9 O óleo e o perfume alegram o coração; assim a doença do amigo, com o conselho cordial.

30 Enganosa é a graça, e vã a formosura, mas a mulher que ateme ao Senhor, essa será louvada.

Continuar lendo Quem corrige o sábio?