Quem controla o preço da gasolina?

Perguntado por: aalegria . Última atualização: 25 de abril de 2023
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O mercado da gasolina no Brasil hoje é regulamentado pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) e pela Lei Federal 9.478/97 (Lei do Petróleo).

O governo federal aumentará, novamente, impostos federais sobre gasolina e etanol no início de julho, ou seja, a partir do próximo sábado (1º). O aumento do PIS/Cofins será de R$ 0,22 por litro no caso do etanol e de R$ 0,34 por litro da gasolina.

Mudanças nos padrões de consumo associadas à pandemia – como aumento pela demanda mundial por alimentos -, problemas climáticos, desarranjos das cadeias produtivas, elevação dos preços internacionais das commodities, altas transferências públicas de renda, custos com energia e aumento nos preços dos combustíveis estão ...

A inflação oficial do país observada entre 2019 e 2022 ficou em 26,93%, no maior patamar para um mandato desde o primeiro governo de Dilma Rousseff, que aconteceu entre 2011 e 2014 (27,03%).

Petrobras reduz preço de gasolina, diesel e gás após fim da política de paridade internacional. O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, anunciou nesta terça-feira (16) que os preços do litro da gasolina e do diesel ficarão mais baratos às distribuidoras a partir de amanhã, a R$ 0,40 e R$ 0,44, respectivamente.

Isso acontece porque, diferentemente do mercado internacional, a Petrobras fixa os preços dos combustíveis de acordo com critério próprio e também do governo, que é controlador da empresa. O argumento é que, assim, a empresa evita transmitir volatilidade ao consumidor – o preço não sobe e desce o tempo todo.

O engenheiro Pedro Parente, que tinha sido ministro da Casa Civil durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, foi nomeado presidente da Petrobras e instituiu o Preço de Paridade de Importação. O objetivo, segundo ele, era dissociar os interesses da empresa dos interesses do governo.

No comunicado relativo à mudança de estratégia, a Petrobras disse que as decisões relativas à estratégia comercial seguem sendo feitas pela empresa através do Grupo Executivo de Mercado e Preço, composto pelo Presidente da companhia, o Diretor Executivo de Logística, Comercialização e Mercados e o Diretor Financeiro e ...

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Já o BB registrou ganhos de R$ 90 bilhões. Aqui, no entanto, vale mencionar que a instituição estatal quase bateu o recorde durante o mandato de Jair Bolsonaro, quando lucrou R$ 89 bilhões.

Texto foi publicado em edição extra do 'Diário Oficial da União'. O presidente Jair Bolsonaro (PL) editou nesta segunda-feira (12) uma medida provisória que eleva o valor do salário mínimo para R$ 1.302 a partir de 1º de janeiro de 2023. Atualmente, o salário mínimo está em R$ 1.212.

O que Lula anunciou? O salário mínimo passará para R$ 1.320, aumento de R$ 18 em relação ao valor em vigor. O novo mínimo passa a valer a partir de amanhã (1º). O reajuste de R$ 18 garante um aumento real de 2,8% em 2023.

De acordo com a nova grade de parâmetros macroeconômicos da pasta do governo Lula, a estimativa para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) neste ano passou de 4,60% para 5,31%.

Mostramos agora que, durante os governos petistas, a taxa de inflação não esteve “fora do controle”. Ao contrário, permaneceu controlada e preservou a tendência de queda durante os governos Lula, apresentando ligeira alta no primeiro governo Dilma, mas ainda dentro das metas estabelecidas.

Bolsonaro terá renda mensal de R$ 86,5 mil - 30/03/2023 - Poder - Folha.

Nas distribuidoras, o governo reduziu o preço da gasolina em R$ 0,40 por litro (-12,6%), do diesel em R$ 0,44 por litro (-12,8%) e do gás de cozinha em R$ 8,97 por botijão de 13 quilos (-21,3%).

A desoneração no caso dos tributos federais terminaria em dezembro de 2022, mas o governo recém-empossado do agora presidente Lula optou por prorrogar a medida por dois meses em janeiro deste ano. Quando os impostos foram cortados em 2022, os tributos federais respondiam por cerca de R$ 0,69 do litro de gasolina.

Nos últimos anos, a principal crítica com relação a PPI era o encarecimento da gasolina e do diesel, além das alterações dos preços. Isso ocorreu em virtude do crescimento do preço do barril de petróleo no mercado e a desvalorização do real frente ao dólar.

O petróleo produzido no país é um tipo que não se pode refinar e por isso não vira gasolina. Então vende-se esse petróleo, que lá fora ele serve para produzir outras coisas e acabamos tendo de comprar a gasolina”, finalizou o economista.