Quem controla o controle social?

Perguntado por: opires2 . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 7 votos

O controle social é a participação da sociedade na administração pública, com objetivo de acompanhar e fiscalizar as ações de Governo, a fim de solucionar os problemas e assegurar a manutenção dos serviços de atendimento ao cidadão.

A polícia, legitimada pelo Estado, tem o poder simbólico, e se necessário, a força bruta, que garante que as ações dos indivíduos não extrapolem as normas. As formas de controle internas são aquelas que fazem parte da consciência dos indivíduos, regras que estão interiorizadas.

É possível identificar duas formas distintas de controle social que servem para a contenção das ações sociais dentro da forma normativa: as formas de controle interno e as formas de controle externo.

O controle social é a participação da sociedade na administração pública, com objetivo de acompanhar e fiscalizar as ações de Governo, a fim de solucionar os problemas e assegurar a manutenção dos serviços de atendimento ao cidadão.

ATUAÇÃO DOS AGENTES DO CONTROLE SOCIAL. Controle Social é a capacidade que tem a sociedade organizada de atuar nas políticas públicas, em conjunto com o Estado, para estabelecer suas necessidades, interesses e controlar a execução destas políticas.

O controle social pressupõe a efetiva participação da sociedade, não só na fiscalização da aplicação dos recursos públicos como também na formulação e no acompanhamento da implementação de políticas.

É dirigido por um governo que possui soberania determinada tanto interna como externamente. Um Estado soberano é sintetizado pela máxima "Um governo, um povo, um território".

A Controladoria-Geral da União (CGU) é o órgão de controle interno do Governo Federal responsável por realizar atividades relacionadas à defesa do patrimônio público e ao incremento da transparência da gestão, por meio de ações de auditoria pública, correição, prevenção e combate à corrupção e ouvidoria.

O lócus de controle se refere à percepção que uma pessoa tem sobre as causas do que acontece na sua vida e a origem do seu próprio comportamento, que pode ser interna ou externa. Descubra mais sobre este conceito interessante.

Tipos de Controle

  • Controle interno.
  • Controle externo.
  • Controle organizacional.
  • Controle interorganizacional.

O controle social está presente em todas as situações sociais de inúmeras formas. Por exemplo, os pais que determinam as regras dentro de casa para os filhos, os professores que exercem um controle social nos seus alunos (o ensino), muitas vezes são instruídos a agir de certa maneira determinada pela direção.

Resposta verificada por especialistas. A de ordem social; A de proteção social; A de eficiência social.

A Lei n.º 8.142/90, resultado da luta pela democratização dos serviços de saúde, representou e representa uma vitória signi- ficativa. A partir deste marco legal, foram criados os Conselhos e as Conferências de Saúde como espaços vitais para o exercício do controle social do Sistema Único de Saú- de (SUS).

A nova abordagem, como um controle da Sociedade sobre o Estado, surgiu no início da década de 1990, em estudos sobre movimentos e organizações sociais, bem como sobre a participação da sociedade no planejamento, implementação e avaliação de políticas públicas, a partir do modelo da nova gestão pública, gerencialista e ...

no controle social os indivíduos buscam orientar a atividade dos outros; na sociedade controlada, as instituições controlam os indivíduos. no controle social, a sociedade é controlada pelas normas e regras que ela desconhece, mas obedece; na sociedade controlada, ela conhece as regras e obedece porque quer.

Em nível federal, os órgãos centrais e os ministérios são os principais responsá- veis pela formulação de políticas públicas.

O Tribunal é responsável pela fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial dos órgãos e entidades públicas do país quanto à legalidade, legitimidade e economicidade.

O governo é, usualmente, utilizado para designar a instância máxima de administração executiva, geralmente reconhecida como a liderança de um Estado ou uma nação.

Sobre poder e controle
Ele deve estar presente em vários campos — como saúde, educação, agricultura, moradia, assistência social, segurança pública, esporte e cultura, por exemplo — e está garantido não só na Constituição como em leis específicas sobre esses setores.

A função administrativa do Governo consiste na concretização e realização dos interesses públicos da comunidade, dando execução a decisões ou deliberações nos mais diversos domínios, como a economia, as obras públicas, o sistema de saúde, o sistema de ensino, etc.