Quem controla a visão?

Perguntado por: uboaventura . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.8 / 5 6 votos

O lobo occipital, que fica na parte de trás do nosso cérebro, é responsável por coisas relacionadas à visão.

retina

A retina é a estrutura onde se formam as imagens daquilo estamos vendo. É a camada mais interna do olho, sendo um tecido nervoso que repassa as informações para o cérebro por meio do nervo óptico. A parte central da retina chama-se mácula e permite que a gente enxergue com precisão as cores e detalhes das imagens.

Lobo Occipital: Localizado na parte inferior do cérebro, essa região tem a função de processar as informações visuais. Qualquer dano ocasionado na área pode ocasionar cegueira total ou parcial.

O lobo occipital, que fica na parte de trás do nosso cérebro, é responsável por coisas relacionadas à visão.

A lente do olho (cristalino) produz uma imagem invertida e o cérebro a converte para a posição correta. Na retina, mais de cem milhões de células fotorreceptoras transformam as ondas luminosas em impulsos eletroquímicos, que são decodificados pelo cérebro.

A íris, diafragma contrátil que controla a entrada de luz pela pupila, possui dois músculos que auxiliam a exercer essa função. Um deles é o músculo esfíncter da pupila, estimulado por fibras lisas parassimpáticas que alcançam o olho através do nervo oculomotor (NC III).

Para produzir visão, os olhos captam informações e enviam através do nervo óptico para serem processados pelo lobo occipital. O cérebro também incorpora outras informações, como estímulos sensoriais, para resultar na aplicação da visão, como a captação de um objeto.

O nervo óptico de cada olho transmite impulsos ao cérebro, onde as informações visuais são interpretadas. A lesão a um nervo óptico ou a um dos seus caminhos para o cérebro resulta em perda de visão.

Quando falamos da visão, por exemplo, uma peça chave para enxergarmos é o nervo óptico. Sua função é, basicamente, conectar o cérebro aos nossos olhos, como uma espécie de fio condutor.

A visão embaçada pode estar associada a diversos problemas e os mais comuns são os erros de refração (miopia, hipermetropia e astigmatismo). A sensação de “turvamento” ou “enevoamento” também pode ocorrer como um sintoma secundário de outras moléstias, entre as quais a enxaqueca, a diabetes e a pressão alta.

Resumo. A visão é feita pelo cérebro. Os olhos funcionam como órgãos de conversão seletiva do estímulo luminoso em sinais elétricos. Durante todo o trajeto através do sistema visual, os estímulos vão sendo depurados até gerarem uma impressão visual única, provavelmente no córtex occipital.

Podemos utilizar óculos, lentes de contato ou então fazer a cirurgia refrativa a laser, que é segura e realizada com alta tecnologia de precisão.

Além de estabelecer o equilíbrio corporal, o cerebelo recebe o estímulo de músculos e tendões e tem a função de controlar as atividades motoras, mantendo o tônus muscular (estado semicontraído em que o músculo permanece para responder aos estímulos mais rapidamente).

Os hemisférios são divididos em quatro lobos cerebrais, que apresentam funções específicas. São eles: lobo frontal, temporal, parietal e occipital.

Córtex cerebral
É responsável pela nossa capacidade de Pensamento, Movimento voluntário, Linguagem, Julgamento e Percepção. Responsável pelas funções de: Movimento, Equilíbrio e Postura. Sem ele nós sairíamos por aí como 'marionetes ambulantes'.

A visão começa a se desenvolver ainda dentro do útero.
Mas, ainda que os bebês tenham a estrutura biológica da visão formada ao nascer, eles irão aprender a usar os olhos ao longo do tempo, e esse processo de maturação visual está só se completa por volta dos 7 a 8 anos de idade.

Tudo parece extremamente real, mas, na verdade, não passa de ilusões ; nesse caso, criadas pelo cérebro. De memórias da infância a imagens registradas no dia a dia, o que as pessoas veem e sentem quase nunca é o que parece. Poucos sabem, por exemplo, que quatro horas do dia útil são passadas em total cegueira.

Através desta técnica, eles descobriram a relação do córtex visual - parte do cérebro situada na parte posterior do lóbulo occipital e que processa a informação que chega da retina- na formação da memória visual.