Quem controla a Enel?
As atividades de geração, distribuição, transmissão, comercialização e soluções de energia estão sob o controle da holding Enel Brasil, sociedade anônima de capital fechado.
Como reclamar no Procon da Enel?
1) Se a conta chegar no valor muito acima da média, o consumidor deve registrar uma reclamação nos canais de atendimento do @proconsp: no site (www.procon.sp.gov.br), aplicativo – disponível para Android e iOS.
Como eu faço para processar a Enel?
As reclamações contra a Enel no Juizado Especial Cível devem ser feitas por escrito, com cópias de documento de identidade, CPF, comprovante de residência e outros documentos que demostrem seu direito. Através dos juizados especiais é possível resolver problemas com a Enel por meio de acordos processuais.
Qual o telefone da Aneel para reclamações?
O número telefônico da central de atendimento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o 144, mudou. A partir desta semana, os usuários podem sugerir, reclamar, denunciar, elogiar e tirar suas dúvidas a respeito do setor de energia elétrica por meio do novo tridígito 167.
O que é e qual a função da Aneel?
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), autarquia em regime especial vinculada ao Ministério de Minas e Energia, foi criada para regular o setor elétrico brasileiro, por meio da Lei nº 9.427/1996 e do Decreto nº 2.335/1997.
Quem privatizou a Enel?
- A italiana Enel adquiriu nesta quarta-feira, por R$ 2,187 bilhões, o controle da distribuidora elétrica Celg, a primeira privatização desde que Michel Temer assumiu a presidência do Brasil, informou a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Quem vendeu a Enel?
Equatorial compra Celg-D da Enel por R$ 1,57 bilhão – CanalEnergia.
Quem são os donos da Aneel?
Rodrigo Limp Nascimento – Diretor.
Quem é o maior acionista da Enel?
Por meio do Ministério da Economia e Finanças, o Estado italiano ainda é o principal acionista, com 23,6% do capital social em 1 de abril de 2016. A Enel é a 73ª maior empresa do mundo em receita, com 65,0 bilhões de euros em 2020.
Como processar a Enel por corte indevido?
O consumidor que se sentir prejudicado em casos de corte indevido de energia elétrica pode buscar orientação de advogado especializado em Direitos do Consumidor para requerer, na Justiça, indenização por danos morais e materiais.
Como faço para fazer uma reclamação na ouvidoria?
Basta acessar o sistema (clique AQUI) ou entrar em contato por meio do Disque Ouvidoria 162. São necessários o número do protocolo e a senha recebidos no registro da manifestação.
O que fazer se a conta de luz vem muito alta?
Outra forma de reclamar da conta de luz muito alta é por meio da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Entretanto, o atendimento só é válido para os casos em que o problema não é resolvido com a concessionária de luz. O telefone da Aneel é o 167, funcionando de segunda a sábado, das 6h20 à 00h.
Tem como processar a Enel por cobrança indevida?
Caso exista algum valor ou código não identificado ele deverá procurar pela empresa e esclarecer o motivo desta cobrança e, também, se procedente se o valor é o correto. Havendo erro ele deverá formalizar reclamação junto a empresa e anotar protocolo. Se não for atendido deverá reclamar no Procon.
O que acontece se a empresa não responder ao Procon?
Se o fornecedor não resolve o problema do consumidor, há a inserção do nome da empresa no Cadastro Municipal de Reclamações Fundamentadas Não Atendidas e o caso é encaminhado para a Divisão de Fiscalização, para que seja aplicada ao fornecedor eventual sanção administrativa (multa).
O que fazer se o Procon não resolve o problema?
Caso não seja possível resolver sua reclamação por meio do Consumidor.gov.br, recomendamos que você busque o atendimento dos Procons, Defensorias Públicas, Juizados Especiais Cíveis, entre outros órgãos do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, que poderão orientá-lo e auxiliá-lo na resolução de seu problema de ...
Quanto tempo demora um processo contra Enel?
O prazo é de 10 dias corridos para a vistoria dos equipamentos, compreendo a dificuldade e urgência de seu reparo.
Como pedir indenização para Enel?
Você pode solicitar a indenização por danos elétricos em nosso app Enel São Paulo, site www.enel.com.br, pelo telefone 0800 72 72 120 ou em nossas lojas de atendimento. O seu prazo para solicitação é de 5 anos após a provável data de ocorrência do dano elétrico no equipamento.
Como pedir indenização na Enel?
Você pode solicitar a indenização por danos elétricos em nosso site: www.enel.com.br, pelo telefone 0800 285 0196 ou em nossas lojas de atendimento. O seu prazo para solicitação é de 90 dias corridos após a provável data de ocorrência do dano elétrico no equipamento.
O que diz o artigo 113 da ANEEL?
113". De fato, a Resolução nº 414/2010 da ANEEL prevê em seu art. 113 a possibilidade de a concessionária vir a cobrar valores complementares ao consumidor, no caso de faturamento incorreto motivado por questões de sua responsabilidade.
Onde reclamar da Neoenergia?
Caso a população do DF necessite registrar reclamações, solicitações, elogios e pedidos de informações relacionados aos serviços de energia de uso particular, residencial ou industrial, deve buscar diretamente os canais da Neoenergia: telefone 116, agências de atendimento físicas, além do portal agenciadigital.ceb.com. ...