Quem controla a bolsa de valores brasileira?

Perguntado por: zsales . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

Regulação. O ambiente em que acontecem os negócios com ações é regulado por algumas entidades. Entre elas se destaca a CVM, autarquia do governo federal que atua como uma espécie de “xerife do mercado”. Suas principais funções são disciplinar, fiscalizar e desenvolver o mercado de valores mobiliários no Brasil.

O aumento de investidores no mercado movimenta toda a economia brasileira. As empresas abrem seu capital para poder captar recursos e assim darem andamento aos seus projetos de crescimento e inovação.

De forma resumida, o mecanismo da Bolsa de Valores funciona assim: as empresas emitem as ações para atrair investidores, essas ações são negociadas dentro do ambiente da B3, as corretoras fazem a intermediação entre empresas e investidores que compram e vendem os ativos para lucrar com os resultados obtidos.

Atuamos com autonomia administrativa e orçamentária e somos regulados pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Se você compra uma ação, a B3 ganha dinheiro. Quando você vende, ela também recebe. Day trade, fundos imobiliários ou ETFs… tanto faz, a B3 leva uma grana.

O SFN é organizado por agentes normativos, supervisores e operadores. Os órgãos normativos determinam regras gerais para o bom funcionamento do sistema. As entidades supervisoras trabalham para que os integrantes do sistema financeiro sigam as regras definidas pelos órgãos normativos.

Ademais, a ANBIMA possui autorização da CVM (Comissão de Valores Mobiliários) — órgão que regula e fiscaliza o mercado — para fornecer certificações aos interessados que desejam se tornar profissionais de investimentos.

Se durante o pregão mais investidores decidem comprar ações dessa empresa, a tendência é que quem detém essa ação a anuncie por um preço mais alto. O "preço de mercado da ação" tende a subir. Já se mais investidores decidem se desfazer da ação, a tendência é que eles rebaixem o preço para venda.

Quem são os big players do mercado?

  1. UBS. A UBS AG opera como uma empresa de gestão de investimentos. ...
  2. Barclays. O Barclays é um banco britânico, com sede em Londres. ...
  3. Goldman Sachs. O banco Goldman Sachs é um dos big players mais famosos do mercado financeiro. ...
  4. JP Morgan. ...
  5. Credit Suisse. ...
  6. Morgan Stanley.

Quem são os maiores investidores do Brasil?

  • Luiz Barsi Filho. Talvez ele seja a maior unanimidade em quase todas as menções de grandes investidores brasileiros. ...
  • Lírio Parisotto. ...
  • Luiz Alves Paes de Barros. ...
  • Victor Adler. ...
  • Guilherme Affonso Ferreira.

No Brasil, a única bolsa de valores existente é a B3, resultado da fusão entre as antigas Bovespa, BM&F e Cetip.

Aliás, o valor de mercado apenas dessas empresas já é maior do que boa parte das Bolsas pelo mundo. Shanghai Stock Exchange: a maior da China e da Ásia com mais de 2.100 empresas listadas.

Uma reforma no sistema financeiro do Brasil, nos anos de 1965 e 1966, transformou as bolsas em instituições independentes, com autonomia administrativa e patrimonial. Mas foi apenas no ano 2000 que todas as bolsas existentes no país foram unificadas.

A formação dos preços das ações depende de diversos fatores, como a lei da oferta e demanda, que pode aumentar ou diminuir o seu valor. Logo, o número de pessoas querendo comprar ou vender uma ação afeta diretamente o quanto ela pode custar no seu bolso.