Quem construiu as ruínas de Machu Picchu?

Perguntado por: enogueira . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.8 / 5 12 votos

Inca Pachacutéc

O Machu Picchu foi construído em meados do século XV a pedido do nono imperador Inca Pachacutéc. Sua construção, em grande parte, foi feita com pedras. Como o povo inca possuía uma grande religiosidade, acredita-se que foi construído num local tão alto para ficarem próximos aos deuses.

As estruturas de Machu Picchu foram construídas com uma técnica chamada Ashlar. As pedras são cortadas para se encaixar sem nada que as ligue. O corte era feito com tanta precisão e as rochas encaixadas tão perfeitamente que nem mesmo um cartão de crédito pode ser inserido entre elas.

Por ser uma sociedade antiga de forte inclinação religiosa, os incas construíram Machu Picchu em adoração ao deus sol, pontuando praças, cemitério e casas em lugares estratégicos para dar passagem à divindade adorada. Toda a cidade histórica é feita de pedra, hoje em ruínas.

Durante a colonização espanhola (1532-1824), Machu Picchu foi gradativamente abandonada pelos locais, o que lhe rendeu a fama de “cidade perdida dos Incas”. Embora não tenha sido oficialmente ocupada, há indícios de que fosse conhecida pelos espanhois.

Alguns estudiosos defendem que Machu Picchu era um local secreto para cultos. Esse ponto de vista ressalta o tom místico que é dado ao local. Verdade ou não, muitos visitantes costumam falar sobre a energia que sentem ao visitar Machu Picchu.

Machu Picchu, que em língua quéchua significa “montanha velha”, fica sobre uma montanha de granito e abriga impressionantes construções erguidas com pesados blocos de rocha, cercado de enigmas a respeito desde sua criação.

Os incas acabaram abandonando sua cidadela sagrada menos de um século após sua construção, devido ao avanço dos colonizadores. Assim, a cidade ficaria “perdida” – ou quase isso.

Por alguns dias, Bingham explorou o Peru. Após enfrentar os obstáculos da selva, precisou da ajuda de um morador local para finalmente ter a dica crucial para encontrar a cidade. Depois de pagar o peruano Melchior Arteaga, soube que o que procurava estava em cima da montanha.

Hoje, essas terras compreendem o Peru, a Colômbia, o Equador, o oeste da Bolívia, o norte do Chile e o noroeste da Argentina. O termo "inca", que hoje designa um povo e um império, originalmente significava "chefe", título dado aos imperadores e aos nobres.

Um grupo de pesquisadores norte-americanos revelou que a cidadela sagrada de Machu Picchu, o sítio arqueológico mais visitado do Peru, foi estabelecida duas décadas antes do que se pensava, por volta de 1420.

Os construtores se preocupavam com técnicas precisas e detalhadas — tanto que o corte de pedras grandes, que serviam para edificações, era feito com base em cálculos. Esse desenvolvimento arquitetônico permitiu a construção de diversas edificações grandes e resistentes, como casas, aquedutos, palácios e fortes.

Foi construída pela civilização inca no século XV e abandonada por volta do século XVI.

Há diversas teorias sobre a função de Machu Picchu, e a mais aceita afirma que foi um assentamento construído com o objetivo de supervisionar a economia das regiões conquistadas e com o propósito secreto de refugiar o soberano Inca e seu séquito mais próximo, no caso de ataque.

Em quéchua, “Machu Picchu” quer dizer “montanha velha” e a escolha desse local pelos Incas para construírem a cidade foi estrategicamente bem pensada. As ruínas começaram a ser erguidas na metade do século XV, sob as ordens do líder Pachacutec, em plena expansão do império Inca.

A maior parte de Machu Picchu é feita de plataformas, que serviam de alimento para a população inca que morava lá (aproximadamente entre 100 e 400 pessoas moravam lá).

Estima-se que Machu Picchu tenha sido construída por volta de 1500 e tenha sido habitada pelos Incas por pelo menos 100 anos.

3.000 degraus

Machu Picchu
Esta cidade imperial construída no topo de uma montanha mostra a capacidade dos Incas não só com a engenharia, mas também com o fôlego. São mais de 100 lances de escadas com 3.000 degraus para se chegar neste sítio, a 2.400 metros de altitude.

O Peru fechou a entrada de Machu Picchu por tempo indeterminado devido aos protestos anti-governo que ocorrem desde dezembro de 2022. O anúncio foi feito pelo Ministério da Cultura com a justificativa de proteger os turistas e o patrimônio histórico que atrai viajantes do mundo inteiro.

A cidadela inca de Machu Picchu, que data do século 15, é pelo menos 20 anos mais velha do que se pensava, segundo um estudo publicado no jornal científico Antiquity nesta terça-feira (3). O local, de acordo com a nova estimativa, foi ocupado entre os anos 1420 a 1530 d.C.

religião politeísta

Os incas seguiam uma religião politeísta, muito voltada para a natureza e suas nuances. Como parte de seus ritos sagrados, esse povo prestava sacrifícios humanos aos deuses, de forma que o sangue era um símbolo máximo de força e oferenda.

Limite de permanência
Antes, o visitante podia ficar até 6 horas dentro da cidadela, dentro do turno escolhido. Hoje, o limite máximo de permanência é de: 4 horas para os visitantes que decidam percorrer apenas as ruínas de Machu Picchu. 6 horas para quem optar por fazer Machu Picchu + Montanha Huayna Picchu.