Quem conseguiu a liberdade dos escravos?

Perguntado por: msantana . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.3 / 5 7 votos

Em 1888, a princesa Isabel, filha do imperador do Brasil Pedro 2º, assinou a Lei Áurea, decretando a abolição - sem nenhuma medida de compensação ou apoio aos ex-escravos.

Em 1803, a Dinamarca aboliu o comércio de escravos, seguindo-se a Inglaterra em 1807, a França em 1817, a Holanda em 1818 a Espanha em 1820 e a Suécia em 1824. Nas colônias britânicas, a escravidão foi finalmente abolida em 1833, nas holandesas em 1863.

O fim da escravidão foi decretado em 1888 com a assinatura da Lei Áurea pela princesa Isabel. Isso ocorreu devido às inúmeras fugas que estavam por ameaçar os resultados das safras de café. Apesar do final da escravidão, os novos cidadãos livres continuavam enfrentando o preconceito de grande parte da sociedade.

Na escola, uma das principais aulas de história do Brasil é que foi uma princesa que, em 1888, assinou a Lei Áurea e oficializou o fim à escravidão no país. O nome dela era comprido: Isabel Cristina Leopoldina Augusta Micaela Gabriela Rafaela Gonzaga de Bourbon-Duas Sicílias e Bragança.

A abolição da escravatura foi o resultado de um processo de luta popular, que contou com a adesão de parcelas consideráveis da sociedade brasileira, além de ter sido marcada pela resistência dos escravos. O Brasil foi o último país das Américas a abolir com a escravidão.

Considerada por historiadores como a última cidade brasileira a abolir, na prática, a escravidão da população negra, Campinas (SP) detém justamente na principal rua do comércio no Centro a data simbólica que marca, nesta sexta-feira (13), os 134 anos da abolição garantida pela Lei Áurea.

município de Redenção

A apenas 55 quilômetros de Fortaleza, o município de Redenção foi o primeiro do Brasil a libertar os escravos. O fato histórico ocorreu no dia 25 de março de 1884, quatro anos antes da assinatura da Lei Áurea pela princesa Isabel.

A questão da escravidão ainda é um tema poderoso no debate político do país. Em quais lugares nunca houve escravidão? Baniram a escravidão assim como o Zanzibar, Gana , Turquia e Cuba .

O professor da Escola de Comunicações e Artes da USP Dennis de Oliveira explica que a escravidão ainda não acabouporque houve uma transição do modelo de mão de obra assalariada, particularmente nos países da periferia do capitalismo, como o Brasil, de uma forma gradual, controlada e sem uma ruptura com a ordem ...

A Lei Áurea garantiu a liberdade para os escravos de maneira imediata, e os donos de escravos não receberam nenhum tipo de indenização. Com essa lei, os libertos agora estavam livres para buscarem uma vida melhor.

Fim da escravidão
O Brasil foi o último país do continente americano a abolir o trabalho escravo e isso ocorreu por meio da Lei Áurea, aprovada pelo Senado e assinada pela princesa Isabel, em 13 de maio de 1888.

A abolição da escravatura foi abolida por meio da Lei Áurea, libertando mais de 700 mil escravos. Essa conquista foi fruto da luta dos escravos, do movimento abolicionista e da sociedade civil brasileira. O processo de abolição foi bastante lento, pois as elites brasileiras não desejavam abrir mão do trabalho escravo.

Ficou conhecida por assinar a Lei Áurea em 1888 e foi forçada a se exilar do Brasil. A princesa Isabel é uma das figuras mais conhecidas quando o assunto é o período monárquico da história brasileira, tendo sido a responsável por decretar a abolição da escravatura no Brasil.

Sua Alteza Real a Senhora Dona Maria Gabriela Josefa Fernanda Yolanda Micaela Rafaela Gonzaga de Orleans e Bragança, Princesa do Brasil, Princesa de Orleans e Bragança, é a quarta na linha de sucessão ao Trono e à Coroa do Brasil.

134 anos

Em 13 de maio de 1888, há 134 anos, o Brasil oficializava o fim da escravidão no país, com a assinatura da Lei Áurea. A data, entretanto, não é celebrada pelo movimento negro. Um dos motivos ...