Quem confia no Senhor não se abala?

Perguntado por: emoreira . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.1 / 5 13 votos

O salmo 125: 01-03 nos diz: Os que confiam no Senhor são como o monte de Sião, que não se abala, firme para sempre. Como em redor de Jerusalém estão os montes, assim o Senhor, em derredor do seu povo, desde agora e para sempre.

1 Bem-aventurado é aquele que atende ao apobre; o Senhor o livrará no dia do mal. 2 O Senhor o livrará, e o conservará em vida; será abençoado na terra, e tu não o entregarás à vontade de seus inimigos. 3 O Senhor o sustentará no leito da doença; tu o restaurarás de sua cama de enfermidade.

A Bíblia diz que os que confiam no Senhor são como o monte de Sião que não se abala, mas permanece para sempre. Isso significa que todos aqueles que colocam absoluta fé em Deus são inabaláveis, tal como é o monte Sião.

Exercer fé significa confiar que o Senhor sabe o que está fazendo conosco e que Ele o faz para nosso eterno bem, mesmo que não compreendamos como Ele conseguirá fazê-lo. Somos como bebês quanto ao entendimento de assuntos eternos e do impacto que nos causam aqui na mortalidade.

Aprendemos aqui que, para vencermos o medo, precisamos retirar o nosso olhar dos "montes" (situações adversas), colocando o nosso foco na presença de Deus, que está ao nosso lado nessa caminhada da vida, e nos protege do mal.

A história da semente e do jardineiro Pedro reflete o que o Salmo 126 nos ensina: que mesmo em tempos difíceis, podemos confiar em Deus para nos trazer alegria e restauração. As crianças podem plantar sementes em pequenos potes de terra.

Ainda como parte dos cânticos de romagem, o Salmo 126 também é conhecido como o “Salmo do Retorno”, pois representa o fim de um período de crise, e o retorno dos judeus exilados na Babilônia à Jerusalém. Mesmo diante do sofrimento e do desgaste, há a vitória, saboreada com muita alegria e louvor.

1 Deus tenha amisericórdia de nós, e nos abençoe, e faça resplandecer o seu rosto sobre nós. (Selá.) 2 Para que se conheça na terra o teu caminho, e entre todas as nações a tua asalvação. 3 Louvem-te a ti, ó Deus, os povos; louvem-te os povos todos.

Salmos 23:1–6
1 O Senhor é o meu pastor, nada me faltará. 2 Deitar-me faz em verdes pastos; guia-me mansamente a águas tranquilas. 3 Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por causa do seu nome.

Para que serve o Salmo 7
O Salmo 7 possui um significado prático na vida do cristão, pois ensina importantes lições de confiança em Deus, busca por justiça e reconhecimento de sua soberania. É importante lembrar que os Salmos não devem ser encarados de forma supersticiosa ou como amuletos mágicos.

A Bíblia nos diz que Deus pode fazer infinitamente mais além daquilo que pedimos ou pensamos, conforme seu poder que em nós opera. Sendo assim, não perca tempo, confie no Senhor e certamente verá o cumprimento de suas promessas para sua vida.

“Feliz é quem confia no SENHOR, cuja esperança é o SENHOR. É como árvore plantada junto ao rio, com raízes que se estendem até as correntes de água. Não se incomoda com o calor, e suas folhas continuam verdes.

A palavra Sião tem vários significados nas escrituras. A definição mais geral da palavra é “o puro de coração” (D&C 97:21). A palavra Sião é frequentemente usada para referir-se ao povo do Senhor ou à Igreja e a suas estacas (ver D&C 82:14). Também foi usada para referir-se a locais geográficos específicos.

Ao acreditar no potencial do seu time ou do seu par, naturalmente gera-se um ambiente de confiança. Além disso, quando uma pessoa sente que aqueles ao seu redor acreditam no seu potencial, consequentemente ela se sente mais confiante e preparada para atingir os seus objetivos.

“Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas”. Essa escritura tem duas admoestações, uma advertência e uma promessa gloriosa.

Provérbios 3:5-7 NVI
Confie no SENHOR de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; reconheça o SENHOR em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas. Não seja sábio aos seus próprios olhos; tema o SENHOR e evite o mal.