Quem confessa e deixa alcança?

Perguntado por: rxisco . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 15 votos

O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia.

Tudo está em Mateus capítulo 10. A certa altura (versos 32 e 33), Jesus lhes afirma: “Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus; mas aquele que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai, que está nos céus”.

Provérbios 28 Ouvir. O ímpio foge, embora ninguém o persiga, mas os justos são corajosos como o leão. Os pecados de uma nação fazem mudar sempre os seus governantes, mas a ordem se mantém com um líder sábio e sensato.

O penitente expressa sua contrição dizendo: Meu Deus, Eu me arrependo de vos ter ofendido Pois sois tão bom e amável. Prometo com a vossa graça Esforçar-me para ser bom! Meu Jesus, Misericórdia, Amém! Ou você pode dizer um ato de contrição você sabe.

No primeiro, a pessoa deve colocar-se em oração, pedir a Deus a graça de uma sincera contrição; no segundo, fazer um bom exame de consciência ao rezar, lembrar como foi a caminhada da última confissão até o presente; depois, buscar o sacerdote e confessar. Por fim, após a confissão, cumprir a penitência.

Após ouvir do Senhor, através do profeta Natã, os pecados que tinha cometido e as consequências que sofreria por isso, o coração de Davi foi quebrantado e ele confessou arrependido: “Pequei contra o Senhor”. Ele reconheceu que havia pecado no que fizera, e que contra o Senhor havia pecado.

Porque o filho praticou juízo e justiça, e guardou todos os meus estatutos, e os praticou, por isso certamente viverá. 20 A alma que pecar, essa morrerá; o filho não alevará a maldade do pai, nem o pai levará a maldade do filho; a justiça do justo será sobre ele, e a impiedade do ímpio será sobre ele.

Quem esconde os seus pecados não prospera, mas quem os confessa e os abandona encontra misericórdia.

O QUE É A CONFISSÃO? Confissão ou Penitência é o Sacramento instituído por Nosso Senhor Jesus Cristo, para que os cristãos possam ser perdoados de seus pecados e receberem a graça santificante. Também é chamado de sacramento da Reconciliação.

Para o teólogo Rodrigo Moraes, a verdadeira confissão significa reconhecer quem somos e não apenas o que fazemos. É mais do que um pedido de desculpas, é um autoconhecimento.

Lembrando que devemos buscar o confessionário pelo menos uma vez por ano, porque se acabamos deixando de lado esse sacramento, nos afastamos do caminho de Deus e esquecemos qual é esse caminho. Se nos afastamos, acabamos achando que está tudo certo em nossa vida e nos distanciamos dos ensinamentos de Deus.

7 O rico domina sobre os pobres, e o que atoma emprestado servo é do que empresta. 8 O que semear a perversidade ceifará males, e a vara da sua indignação se acabará.

18:20-21 Apanhado pelas próprias palavras
A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto.” Esse par de provérbios adverte àqueles que falam demais, lança uma luz primeiro produzindo sobriedade.

Temos aqui um provérbio curioso com um aviso solene – nunca abra a mão de sua integridade em quaisquer negócios, especialmente aqueles que se apresentam de uma forma sutil, que defraudaria outra pessoa de seus bens.

Os sete pecados são a soberba, a avareza, a inveja, a ira, a luxúria, a gula e a preguiça.

Por Prof. Felipe Aquino 23 de junho de 2022 Você Sabia? A Igreja nos ensina que não podemos Comungar em pecado mortal sem antes se Confessar. Pecado mortal é aquele que é grave, normalmente contra um dos Dez Mandamentos: matar, roubar, adulterar, prostituir, blasfemar, prejudicar os outros, ódio, etc.

Para que o pecado seja mortal tem de ser cometido com plena consciência e total consentimento. Pressupõe o conhecimento do carácter pecaminoso do acto, da sua oposição à Lei de Deus. E implica também um consentimento suficientemente deliberado para ser uma opção pessoal.