Quem conduz a imagem para o cérebro?

Perguntado por: iribeiro . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.6 / 5 5 votos

Nervo óptico – Nervo responsável por levar os impulsos nervosos do olho para o cérebro para que os sinais sejam processados. É formado por aproximadamente um milhão de axônios.

As fibras nervosas da retina juntam-se na parte posterior do olho e formam o nervo ótico, que conduz os impulsos elétricos ao cérebro.

O lobo occipital, que fica na parte de trás do nosso cérebro, é responsável por coisas relacionadas à visão.

A cóclea tem o formato de um caracol e é uma importante parte do ouvido. É ela a responsável por captar as vibrações sonoras e converter as informações em sinais elétricos que correm pelo nervo auditivo até o cérebro.

Percepção visual: capacidade de ver e interpretar informações claras do espectro visual que chegam aos olhos. A área do cérebro responsável pela percepção visual é o lobo occipital (córtex visual primário V1 e córtex visual secundário V2).

Os vasos sanguíneos da coroide é que suprem as células da retina e da esclera com o oxigênio e nutrientes que precisam. Por isso, essa estrutura da anatomia do olho é essencial para garantir a manutenção dessas duas partes e, consequentemente, o bom funcionamento da visão.

O córtex cerebral é organizado em múltiplas áreas funcionais motoras, sensitivas e de associação. Ele está relacionado a uma ampla gama de funções, incluindo a percepção das informações sensitivas, o planejamento e a iniciação das atividades motoras.

Quando falamos da visão, por exemplo, uma peça chave para enxergarmos é o nervo óptico. Sua função é, basicamente, conectar o cérebro aos nossos olhos, como uma espécie de fio condutor.

Fotorreceptores, fotoceptores ou fotorrecetores são os receptores sensoriais responsáveis pela visão. São células que captam a luz que chega à retina e transmitem para o cérebro um impulso nervoso correspondente à qualidade dessa luz, permitindo assim que o cérebro reconheça imagens.

Formação da imagem no olho humano
A imagem que vemos é resultado do seguinte processo: o cristalino, uma lente biconvexa, forma uma imagem real e invertida do objeto, a qual fica localizada exatamente sobre a retina.

Há dois tipos principais de fotorreceptores: cones e bastonetes. Os cones são os responsáveis pela visão precisa, central e detalhada e pela visão em cores, estando agrupados principalmente na mácula. Os bastonetes são responsáveis pela visão periférica (lateral) e pela visão noturna.

A luz passa através da córnea, para dentro da pupila e através do cristalino. A córnea e o cristalino ajustam-se à luz (refratam) para que a retina foque. Os fotorrecetores na retina convertem a luz em impulsos elétricos. Os impulsos elétricos atravessam o nervo ótico até ao cérebro.

No SNC, o nervo óptico faz sinapse no TÁLAMO e segue via neurônios secundários para a CÓRTEX DA VISÃO. Através do QUIASMA ÓPTICO a imagem se transforma em uma única. Respostas autonômicas retornam pelos NERVOS CRANIANOS para ajuste da entrada de luminosidade e ajuste da imagem no globo ocular.

O cérebro é dividido nos hemisférios esquerdo e direito. Cada hemisfério é dividido em quatro lobos: lobo frontal, lobo temporal, lobo parietal e lobo occipital.

O hipocampo é uma formação pequena e curva no cérebro que desempenha um papel importante no sistema límbico. O hipocampo está envolvido na formação de novas memórias e também está associado ao aprendizado e às emoções.

O que faz um Neuropsicólogo? O neuropsicólogo é um profissional da Psicologia especializado na neurociência, ou seja, no estudo das relações entre o cérebro e o comportamento de seus pacientes.

Os olhos são os órgãos responsáveis pelo sentido da visão. Eles se encontram no interior de cavidades ósseas, chamadas de órbitas oculares, e são revestidos por uma camada de tecido conjuntivo fibroso chamado de esclerótica.

Através desta técnica, eles descobriram a relação do córtex visual - parte do cérebro situada na parte posterior do lóbulo occipital e que processa a informação que chega da retina- na formação da memória visual.

O cerebelo está relacionado com diversas funções, sendo as principais a coordenação dos movimentos e a participação no equilíbrio do corpo. O cerebelo está também relacionado com o controle do tônus muscular.