Quem condenou Jesus Cristo na cruz?

Perguntado por: adomingues . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.4 / 5 16 votos

Pôncio Pilatos

Segundo a Bíblia, depois de preso Jesus foi apresentado às autoridades. Pôncio Pilatos, que era o governador da província romana da Judeia, teria então apresentado Jesus para uma assembleia popular — e a condenação teria sido assim, por aclamação.

Mesmo quando o sacerdote que dirigia o julgamento, Caifás, perguntou a Jesus se ele era filho de Deus, para tentar caracterizar a blasfêmia, Jesus responde que quem estava dizendo isso era o próprio sacerdote. Neste momento, para o Sumo Sacerdote e os demais julgadores, Jesus teria confessado o crime de blasfêmia.

Jesus foi executado na província romana da Judeia pelo prefeito da província, Pôncio Pilatos. Só isso. Inclusive a data, provavelmente em torno de 28 depois de Cristo, é uma suposição baseada em dados”.

Condenados assim costumavam receber 39 golpes com o instrumento — na prática, portanto, era como se fossem 117 chibatadas, já que essas pontas feitas de osso de carneiro funcionavam como objetos perfurocortantes.

Contudo, pairava sobre essa pessoa um desígnio divino: o até então insignificante Simão de Cirene era chamado a uma missão que despertaria uma santa inveja em todos os homens de fé, a ser pré-figura de incontáveis almas eleitas que se manifestariam nos séculos vindouros. Deu-se numa sexta-feira a grande mudança.

O Direito Hebraico era formado por uma base religiosa e cristã, nele, Jesus era acusado de cometer os crimes de blasfêmia, profanar o dia do sábado e o crime de falso profeta.

Os escribas e fariseus em tudo criticavam Jesus, pois o julgavam liberal demais, inclusive durante um banquete na casa de Mateus, apóstolo de Jesus que antes era um cobrador de impostos, questionaram o motivo de Jesus sentar-se e comer com cobradores de impostos e pecadores, ao que Jesus prontamente lhes respondeu: “ ...

Salmos 22:6–8.

25 E respondendo todo o povo, disse: O seu asangue seja sobre nós e sobre nossos filhos. 26 Então soltou-lhes Barrabás, e tendo mandado açoitar Jesus, entregou-o para ser crucificado.

Os judeus tinham lei antiga que proibia mais de 40 (quarenta) chibatadas. Os fariseus, para terem certeza que esta lei não seria desobedecida, ordenava apenas 39 chibatadas para que não houvesse erro na contagem.

Já o Evangelho de João descreve até três Páscoas nas quais Jesus vai a Jerusalém (curiosamente, Marcos, Mateus e Lucas só falam de uma), o que fundamenta a crença popular cristã de que seriam 33 os anos de vida do Messias.

No total são 600 metros de percurso entre a primeira e última estação, sempre pela rua de nome Via Dolorosa. O trajeto total só pode ser percorrido a pé. Veja todos os passos da Via Sacra na Cidade Velha de Jerusalém. 1ª – Jesus é condenado.

15 E depois de terem jantado, disse Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de Jonas, amas-me mais do que estes? E ele respondeu: Sim, Senhor; tu sabes que te amo. Disse-lhe ele: aApascenta os meus cordeiros.

Acima do corpo de Jesus, no alto da cruz, aparece uma tabuleta com 4 letras: INRI. Em latim, Iesus Nazarenus Rex Iudeum (Jesus Nazareno, Rei dos Judeus). Havia, na época, uma prática comum de se colocar em tabuleta, na própria cruz, o motivo da morte do condenado.

Entre todos os apóstolos é o menos citado nos Evangelhos.. São Simão, também chamado Zelote, nasceu em Caná, na Galileia. Foi um dos doze primeiros apóstolos escolhidos por Jesus Cristo, conforme o Evangelho de São Lucas: “Nesses dias, Jesus foi para a montanha a fim de rezar. E passou toda a noite em oração a Deus.

Calvário

O Calvário, colina onde Jesus foi crucificado, é o principal ponto de peregrinação em Israel.

Foi por amor Que Jesus se entregou numa cruz Por nos amar Do pecado ele nos libertou Não há no mundo Nada que vence esse amor Eu sei é tão difícil entender A morte de Jesus A sua dor O seu sofrer Tudo o que ele passou por mim e por vocÊ A morte tentou vencer o amor de Jesus Mas ele venceu e hoje vive E ele nos ensinou ...

Jesus foi assassinado pelos interesses da casta sacerdotal no poder, aterrorizada pelo medo de perder o domínio sobre o povo e, sobretudo, de ver desaparecer a riqueza acumulada às custas da fé das pessoas.

Gestas, o mau ladrão, foi colocado à esquerda de Cristo, e Dimas, o bom ladrão, à direita.

Caifás tem um pesadelo com Judite. Petronius mata Barrabás. Os resumos dos capítulos estão sujeitos a mudanças em função da edição das novelas.