Quem compunha a assembleia?

Perguntado por: emodesto . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 11 votos

A Assembleia se compunha de 90 deputados entre proprietários de ter- ras, magistrados, bacharéis, médicos, funcionários públicos, militares, excluindo-se a participação de segmen- tos marginalizados como escravos, índios e pequenos proprietários.

A COMPOSIÇÃO SOCIAL DA ASSEMBLÉIA
Nos primeiros 15 anos de sua história, cerca de 20% dos deputados que foram eleitos para a Assembléia eram padres, 30% eram militares, alguns poucos médicos ou funcionários públicos. A grande maioria era formada por advogados, sempre mais de 40% do total.

Era composta por representantes de cada um dos Três Estados e configurava-se como o único órgão francês que representava o corpo da nação. A Assembleia dos Estados Gerais acontecia ocasionalmente, apenas quando convocada pelo rei em casos julgados necessários, como em momentos de crise ou guerra, por exemplo.

Presidente da mesa: é escolhido no início da assembleia. Ele nomeia um secretário para redigir a ata, e começa a conduzir a reunião.

Sendo assim, ela deve ser realizada uma vez ao ano, mediante convocação do síndico e deverá estar definida em convenção, com data marcada para acontecer. Se o síndico não convocar a assembleia, um quarto dos condôminos poderá fazê-lo.

Executivo: era exercido pelo Imperador, que deveria nomear os presidentes das províncias. Legislativo: bicameral, formado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado. Os deputados eram eleitos por voto censitário, indireto e baseado na renda do eleitor. Já os senadores eram indicados pelo imperador.

Assembleia convocada especial ou extraordinariamente para elaborar a Constituição de um Estado.

O que é uma Assembleia:
A expressão Assembleia Geral indica uma reunião onde estão presentes a maior parte dos sócios de uma determinada organização ou associação, e que têm poder para tomar decisões relacionadas com essa organização. Assembleia também pode ser sinônimo de uma sociedade ou de um clube.

A Assembleia Geral é um órgão em que os representantes de todos os países-membros se reúnem para debater questões relevantes para a humanidade. No plenário da Assembleia, os chefes de governo e de Estado dos países-membros realizam os seus discursos, e o Brasil é sempre o país que inicia a sequência de falas.

A primeira assembleia ocorre quando a quantidade mínima de consorciados adere ao grupo — é realizado o primeiro sorteio e o primeiro lance. Depois disso, a sua frequência passa a ser mensal.

Os Censores eram os que realizavam o censo da população, sua contagem e classificação de acordo com a renda, acumulando ainda a função de fiscalizadores do cumprimento dos costumes romanos. O Questor era o responsável pela arrecadação de impostos e pela administração do tesouro público.

Sendo assim, quais as decisões que devem passar por assembleia? De acordo com o Código Civil são onze deliberações: entre elas, alteração de convenção e regimento interno, obras não urgentes, eleição de síndico e conselheiros, aprovação de orçamento e prestação de contas.

Como funciona uma assembleia permanente? Basicamente, uma assembleia permanente ocorre quando é preciso mais de um encontro para concluir assuntos que tiveram sua discussão iniciada no primeiro momento.

A Assembleia Geral Ordinária ou Extraordinária deverá ser convocada pelo síndico do condomínio ou pelos condôminos, caso seja da vontade de pelo menos 25% deles. Por isso, é importante que todos estejam cientes da reunião, caso contrário todas as decisões tomadas poderão ser invalidadas.