Quem comprou a Willys?

Perguntado por: ebarbosa . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 20 votos

Henry Ford II, presidente do Conselho de diretores da Ford Motor Company, anunciou ontem em Dearborn, Michigan, nos EUA, a compra de substancial parte das ações da Willys Overland do Brasil", anunciava matéria publicada no Estadão. A compra significou a absorção do complexo fabril da Willys pela Ford.

Criado pela fabricante americana Willys Overland no início da Segunda Guerra, o Jeep original só assumiria oficialmente seu nome anos depois, tornando-se uma marca registrada. A partir de 1987, a Jeep passa a fazer parte do grupo Chrysler (hoje grupo FCA, sigla para Fiat Chrysler Automobiles).

A Willys-Overland foi uma montadora de automóveis dos Estados Unidos na primeira metade do século XX. Ficou famosa principalmente por ter criado e produzido, em parceria com a Ford, o lendário Jeep da Segunda Guerra Mundial.

2.6 litros

O motor de 2.6 litros, ou 161 polegadas cúbicas, foi o primeiro motor a gasolina fabricado no Brasil e também equipava outros veículos da fábrica Willys, como o Jeep e o Aero.

A palavra Jeep seria formada pelas iniciais das palavras Just Enough Essential Parts, algo como “apenas peças essenciais”. Isso porque o veículo militar era produzido por diferentes empresas: todas fabricavam o mesmo projeto e intercambiavam peças.

"Ele possui um gosto bem eclético para carros, que vai desde o clássicos aos esportivos, até onde sabemos, o cantor possui em sua garagem uma coleção com mais de 7 veículos, entre eles um Chrysler Imperial conversível de 1965 avaliado em 195 mil, já o Audi R8 Spyder vermelho com motor V10 custa em torno de 1 milhão, já ...

Henry Ford

Ford. Atualmente, as suas ações da empresa estão divididas entre os fundos de investimentos The Vanguard Group (5,82%) e Evercore (5,58%), entre outros acionistas. A família do fundador Henry Ford tem 2% de participação, mas é maioria nas votações do conselho.

Entre outros carrões americanos conversíveis, Roberto Carlos já teve um Oldsmobile Cutlass 1966, um Chevrolet Impala Sedan 1964 e outro Cadillac, um Limousine 1962. Outro conversível do cantor, mas dessa vez nacional, é o Willys Interlagos.

A Stellantis, dona de marcas como a Fiat e Jeep, lidera o mercado sul-americano de automóveis e comerciais, com uma fatia de 23,6% das vendas na região, no acumulado de 2022 (janeiro a novembro). No Brasil, o destaque é a Fiat.

FCA (Fiat Chrysler Automobiles)

FCA (Fiat Chrysler Automobiles)
A Italiana é dona das marcas Maserati, Chrysler, Fiat, Dodge, Lancia, Alfa-Romeo, Jeep e Abarth.

Ganho de musculatura decorrente da fusão entre PSA e FCA que agregou 14 marcas (Abarth, Alfa Romeo, Chrysler, Citroën, Dodge, DS, Fiat, Jeep, Lancia, Maserati, Opel, Peugeot, Ram e Vauxhall) animou o Grupo Stellantis, hoje o quarto maior fabricante de veículos do mundo (Toyota, VW e Aliança Renault Nissan Mitsubishi ...

Jeep Willys MB

O primeiro modelo criado pela montadora, o carro Jeep Willys MB, nasceu em 1941, durante o período da Segunda Guerra Mundial.

Criada na década de 1940 para servir ao exército dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial, a Jeep já mudou de dono algumas vezes -- da fabricante americana Willys Overland para a Chrysler em 1987 e, depois, para a FCA --, mas segue ganhando os civis.

Preço iCarros R$ 47.993
Média dos preços dos veículos anunciados na sua região.

1946

Surgia a Rural Willys, lançada em 1946 nos Estados Unidos.

105 km/h

A força para movimentar todas as rodas vem de um motor V8 Chevrolet de 5.4 litros vindo de um Corvette, com potência superior a 300 cv. Apesar de tamanha potência, a velocidade máxima do Willys 8×8 é de cerca de 105 km/h.

Como a Jeep é uma empresa que compõem a FCA (Fiat Chrysler Automobiles), muitos saíram afirmando (inclusive grandes jornais) que o motor que está no Jeep Renegade, é o mesmo que equipava antigos modelos da Fiat, como Bravo e Linea.