Quem comprou a Jeep?

Perguntado por: lgomes . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.3 / 5 12 votos

A combinação dessas empresas se deu em janeiro de 2021, resultando em uma fusão 50-50. O grupo reúne treze marcas de automóveis – Fiat, Abarth, Alfa Romeo, Chrysler, Dodge, Lancia, Jeep, Citroën, Vauxhall, DS, Opel, Peugeot e RAM.

A Stellantis reúne marcas centenárias, mas é uma empresa nova: foi desenhada em 2020 e nasceu em 2021, da união de dois grandes grupos, PSA e FCA, e agrega 14 marcas entre Fiat, Alfa Romeo, Chrysler e Peugeot até Citroën, Maseratti e Jeep (8 delas em operação na América do Sul).

A Fiat adquiriu o grupo Chrysler e deu origem à FCA (Fiat Chrysler Automobiles), que controla não apenas as duas marcas mas também a Jeep, Dodge, RAM, Alfa Romeo, Lancia e Maserati.

Ela incorporou a norte-americana Chrysler criando em 2014 o grupo FCA (Fiat Chrysler Automobiles) e detém as marcas Fiat, Alfa Romeo, Lancia, Maserati, Ferrari, Jeep, Dodge, RAM e Chrysler.

Com a mais inovadora e eficiente linha de produção automotiva do grupo Stellanis, a história da Jeep no Brasil ganha novos capítulos. Um projeto que mudou a vida de milhões de brasileiros e continuará mudando até alcançar milhões.

O termo jeep era uma gíria militar usada desde os anos 1910, e no início era usada para se referir a qualquer coisa insignificante, boba ou estranha. Durante a Primeira Guerra Mundial os mecânicos do exército americano começaram a chamar de jeep qualquer máquina nova que chegasse a suas ...

A palavra jipe é um aportuguesamento do termo em inglês jeep, derivado da pronúncia em inglês da sigla GP, que significa general purpose ou "uso geral", embora essa não seja a origem da marca Jeep.

Aqui temos um exemplo de grupo que deixou suas marcas por todo lado, mas hoje está reduzido. Hoje temos apenas a Ford e a Lincoln, divisão de luxo atuante nos EUA. Antes disso, até 2021, ela também contava com a Troller, frente nacional da da Ford Ranger.

O grupo automotivo Stellantis, dono de marcas como Fiat, Chrysler, Jeep e Peugeot, anunciou nesta terça-feira (7) que pretende chegar em 2030 com cerca 20 bilhões de euros por ano de receitas adicionais geradas por veículos habilitados para software.

O Fiat Fastback é o mais novo modelo da marca a receber um bom desconto - confira os demais -, no entanto, não se trata de uma redução de uma versão existente, mas de uma nova configuração básica. Vendida por R$ 115.990, a novidade custa R$ 20 mil a menos que a Audace.

A Ram era propriedade da Dodge, que fazia parte da Chrysler Automobiles até que se fundiu com a FIAT. Em 2021, a Fiat Chrysler Automobiles e o PSA Group se fundiram para formar a Stellantis.

O Renegade é um SUV crossover compacto, produzido pela Jeep, bandeira da Stellantis, lançado em 2014.

Não é surpresa para ninguém que a Toyota se mantém como a marca de automóveis mais vendida no mundo, segundo os dados de 2022. Os japoneses conseguiram manter-se nos 10 milhões de carros vendidos num ano, apesar de registarem uma descida de 1,8%, face ao ano anterior.

Quarto maior grupo automotivo do planeta, a Stellantis acaba de se tornar realidade na prática. A fusão entre FCA – Fiat Chrysler Automóveis e PSA Groupe (dona de Peugeot e Citroën) acaba de ser formalizada e aprovada pelos acionistas.

Grupo Volkswagen

O Grupo Volkswagen
No sector dos veículos comerciais o grupo oferece produtos desde pequenos veículos comerciais, a autocarros e camiões. Estas 12 marcas são: Volkswagen, Audi, SEAT, ŠKODA, Bentley, Bugatti, Lamborghini, Porsche, Ducati, Volkswagen Veículos Comerciais, Scania e MAN.

Enzo Ferrari

Os principais acionistas individuais da Ferrari incluem Exor (a Holding da Família Agnelli, também proprietária da FIAT Chrysler) com 24% de suas ações, Piero Ferrari (filho de Enzo Ferrari, fundador da empresa) e outros investidores institucionais como BlackRock e T. Rowe Price Associates.

Chrysler, que ao longo das primeiras décadas adquiriu a Dodge e criou marcas como Plymouth e DeSoto – essas ficaram pelo caminho. Na década de 1970 a empresa comprou a American Motor Company, então dona da Jeep.

Assim, diferente do que muitos fãs de jipes foram levados a crer, a origem do veículo multiuso está no Japão, de onde saiu o primeiro projeto inteiramente feito para um veículo diminuto, ágil e com tração integral.

Hoje, são fabricados 45 carros por hora, algo entre 450 e 480 veículos por dia. A produção é dividida entre o Jeep Renegade e o Fiat Toro. “Os carros produzidos no Polo Automotivo Jeep já têm clientes definidos e entram na programação diária da manufatura”, diz o comunicado do grupo Fiat Chrysler Automobilies (FCA).

Nas versões de 60", 30" e 15" segundos, o filme narra a liberdade, o prazer, os sacrifícios e a satisfação de uma conquista, sentimentos que conectam o surfe aos quatro pilares essenciais da marca Jeep: paixão, autenticidade, liberdade e aventura.

Neles, a reclamação é a mesma: as borrachas de vedação junto ao quebra-vento falso ficam soltas e surge um buraco para o exterior do veículo. Alguns dizem que ela simplesmente rasga nesse local. Também há relatos de barulhos nos vidros e rangidos durante o acionamento, inclusive com riscos na superfície do vidro.