Quem compra terra?

Perguntado por: lluz8 . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.8 / 5 13 votos

Saiba quais são os fatores responsáveis pela valorização de um imóvel e que tornam este um ótimo investimento! [04/2022] O título deste artigo é um jargão popular ouvido e repetido desde os primórdios da história humana, no qual a palavra terra pode ser entendida como imóvel.

Forma segura para ganhar dinheiro
Como dito anteriormente, investir no ramo imobiliário é a forma que te dá a possibilidademais segura de ganhar dinheiro já faz algum tempo. Seja em terrenos, casas ou loteamentos (entenda um pouco mais sobre loteamentosaqui). Isso porque investir no ramo imobiliário é mais seguro.

O LOTE é a parte fracionada de um terreno inteiro, em condições de ser aproveitada, de imediato, para fins urbanos. Já o terreno sendo um pedaço de terra, pode ser vendido por inteiro ou em partes fracionadas, que são os lotes.

É dentro desse contexto que encontramos os posseiros que são aquelas pessoas que detém de fato a posse de uma gleba de terra, mas não é o dono de direito, não possuindo assim documentação e registro em cartório.

Os donatários receberam a terra a partir da Carta de doação. Apesar disso, os donatários não eram donos da terra, ou seja, a terra ainda pertencia ao rei de Portugal.

É antiga a sabedoria popular que afirma que “Quem compra terra, não erra”. Apesar de não ser recente, essa afirmação não deixou de ser verdadeira ao longo dos anos e, inclusive, passou a ser válida para imóveis em geral.

[04/2022] O título deste artigo é um jargão popular ouvido e repetido desde os primórdios da história humana, no qual a palavra terra pode ser entendida como imóvel. Sua persistência tem razão de ser. É quase impossível perder dinheiro aplicando-se no mercado imobiliário.

Outras opções são: alugar como estacionamento ou até mesmo como espaço para estoque de material de construções (nesse caso, para um vizinho). Essas são formas de usar o terreno de forma não permanente, com atividades lucrativas.

Dívidas do proprietário e processos judiciais
As dívidas do proprietário podem impedir a venda do imóvel, principalmente quando elas são relacionadas aos próprios imóveis. Desse modo, as pendências de impostos precisam ser regularizadas para a venda.

Exemplos de preços por m/2
Terreno em bairro aberto. Em um bairro bem localizado o preço médio esteve na casa dos R$ 600,00 o metro. Terreno em condomínio fechado. Em condomínios novos o valor girou em torno de R$ 400,00 o metro, mas nos condomínios mais antigos e já estabelecidos o valor era bem maior.

Isso significa que de uma ponta a outra do Brasil, o tamanho de um terreno não deve ser menor de 125 m². A frente mínima deve ser de 5 metros, mas nada impede que ela seja maior, desde que a metragem não fique abaixo do mínimo estipulado pela Lei.

O valor varia de acordo com o Estado onde o lote ou terreno está localizado, mas varia em torno de 2% a 4% do valor do imóvel.

Se você não sabe quem é o dono de um determinado imóvel ou apenas quer confirmar essa informação, vá ao Ofício (cartório) de Registro de Imóveis responsável pela localidade ou bairro do imóvel que você deseja pesquisar e peça uma certidão da matrícula pelo endereço do imóvel pesquisado ou pelo próprio número.

Acessar via internet a Plataforma de Governança Territorial na opção "Solicitar Título de Regularização Fundiária". Utilize o login gov.br para efetuar o pedido. A Plataforma informa de imediato se o solicitante atende aos requisitos de titulação e apresenta eventuais pendências.