Quem compra celular roubado é crime?

Perguntado por: amedeiros . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 14 votos

Acontece que, quem compra um celular (de origem ilícita, ou no mínimo duvidosa) fomenta, em contra partida, um outro roubo ou furto, além de também cometer o crime de receptação.

A resposta para essa pergunta é “SIM”. Se alguém comprar um celular, sabendo que ele é produto de furto, estará praticando o crime de receptação, o qual possui pena de 1 a 4 anos de prisão.

PENA EM CRIME DE RECEPTAÇÃO SERÁ INAFIANÇÁVEL.

O crime de receptação pode ser cometido de forma culposa, sendo o crime definido em sua forma culposa no parágrafo 3º do artigo 180. Nesse caso, a pena é de detenção, de 1 mês a 1 ano, uma multa, ou as duas penas.

Pelo texto aprovado, a atividade de compra e venda de aparelhos e peças de celulares usados somente poderá ser realizada mediante registro prévio junto à administração pública.

O delegado Odilardo destaca que, mesmo resetando o aparelho, a polícia dispõe de metodologias para localizar o celular com os dados de fábrica, os quais devem ser informados no boletim de ocorrência. A partir dessas informações, a delegacia vai tomar as providências, fazendo o rastreio por meio de operadoras.

Primeiro vamos ver o que diz a lei sobre receptação: Código penal Art. 180 – Adquirir, receber, transportar, conduzir ou ocultar, em proveito próprio ou alheio, coisa que sabe ser produto de crime, ou influir para que terceiro, de boa-fé, a adquira, receba ou oculte. Pena – reclusão, de um a quatro anos, e multa.

A resposta é “não”. É possível descobrir a localização aproximada do aparelho mesmo após o sistema ser “formatado” (redefinido para os padrões de fábrica). O procedimento, nesse caso, seria através do IMEI, o número único de identificação do aparelho que é fornecido às operadoras.

Art. 157 - Subtrair coisa móvel alheia, para si ou para outrem, mediante grave ameaça ou violência a pessoa, ou depois de havê-la, por qualquer meio, reduzido à impossibilidade de resistência: Pena - reclusão, de quatro a dez anos, e multa.

Quando encontrar um celular, nem pense em levar o ditado “achado não é roubado” ao pé da letra. Isso porque, de acordo com o artigo 169 do código penal, o ato de achar algo e não devolver configura infração penal por “apropriar-se de coisa alheia vinda ao seu poder por erro, caso fortuito ou força da natureza.”

Ademais, tratando-se, da receptação culposa, ainda é possível obter o perdão judicial, o qual culminará na extinção da punibilidade, desde que o réu seja primário e as circunstâncias do crime lhe forem favoráveis, é o que determina o § 5ª do artigo 180 do Código Penal.

Qualquer pessoa pode ser sujeito ativo do crime de receptação. O autor, coautor, partícipe do crime antecedente responde apenas por este e não pelo crime acessório.

A pena ficou estabelecida em um mês de detenção, em regime aberto, mais o pagamento de multa, no valor de 10 dias-multa, à razão de 1/30 do salário mínimo vigente à época do fato.

A receptação é crime contra o patrimônio, mas não tem como requisito que o delito antecedente também seja crime desse título (furto, roubo etc.). Assim, quem adquire, por exemplo, objeto produto de peculato (crime contra a Administração Pública) comete receptação.

A receptação pode ser dolosa ou culposa. A modalidade culposa é de tipo único. Já a modalidade dolosa pode ser: própria, imprópria, privilegiada, agravada ou qualificada. O crime de receptação é tipificado pelo artigo 180 do Código Penal.

Pena - detenção, de seis meses a três anos, e multa.

Deve registrar a entrada dos produtos, com cadastro dos possíveis vendedores, emitindo recibo de compra na compra dos aparelhos, e nota fiscal na venda dos mesmos. Nunca adquirir produtos de procedência duvidosa, sob pena de incidir no crime de receptação.

Consulte a situação do IMEI

  1. Acesse o site Celular Legal em gov.br/anatel/pt-br/assuntos/celular-legal;
  2. Clique em “Verificar situação”;
  3. Na tela seguinte, clique em “Consulte aqui a situação do seu aparelho celular”;
  4. Digite o número do IMEI e clique em “Consultar”;
  5. Uma mensagem de resposta será exibida na tela.