Quem compôs as músicas da Marília Mendonça?

Perguntado por: dandrade . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 8 votos

Paulo Pires

Paulo Pires é um compositor estourado há muitos anos no Brasil inteiro, mas nem sempre associado aos sucessos que compôs, gravados por nomes como Marília Mendonça, Gustavo Mioto e Maiara e Maraísa. Mas talvez nem ele mesmo se reconheça tanto.

Marília Mendonça tem 335 obras musicais e 444 gravações cadastradas no banco de dados do Ecad, um dos maiores da América Latina. Nos últimos 10 anos, a artista recebeu mais de 80% de seus rendimentos em direitos autorais provenientes dos segmentos de Rádio, Shows, Streaming de música e Casa de Festa e Diversão.

"Estrelinha" foi composta em 2017 pela dupla Luigi e Leandro junto a Lucas Carvalho e Gabriel Rocha.

  • Cuida Bem Dela. O segundo single da dupla Henrique e Juliano, amigos de Marília que subiram no carro de bombeiros no cortejo para o enterro da cantora, teve colaboração da goiana na letra. ...
  • Calma. ...
  • Até Você Voltar. ...
  • Flor e o Beija-Flor.

A assessoria explicou ainda que o motivo da alteração para "Festa das Patroas" é porque a dupla decidiu "voltar ao início". Elas já tinham essa marca registrada desde 2015, mas a concessão foi feita em 2017. "Para as cantoras e fãs segue carregando de 35% para o infinito", escreveu a nota.

Presepada

Durante um show no último domingo, 26, em Camboriú, Santa Catarina, a cantora Maraísa acabou confessando que a música "Presepada" foi uma composição dela e de Marília Mendonça a respeito do relacionamento da sua irmã, Maiara, com Fernando Zor.

As três eram tão próximas que decidiram criar o projeto As Patroas. Em uma entrevista a Leo Dias, do Metrópoles, a dupla sertaneja contou que tem 15 músicas com Marília Mendonça não lançadas. Mas, tem uma notícia boa para os fãs: as gêmeas pretendem lançar as 15 músicas como uma homenagem à amiga.

João Neto

Marília Mendonça (1995-2021) começou a compor músicas muito antes de explodir como cantora. A artista escreveu sua primeira canção ainda aos 12 anos . "Minha Herança" foi gravada pela dupla João Neto (43) e Frederico (40).

Depois de rumores de que ela deixou uma fortuna de R$ 500 milhões, um novo valor vem à tona.

Nando Reis, Sorocaba e Djavan lideram listas de maiores arrecadadores de direitos autorais no Brasil.

Mãe da cantora Marília Mendonça (1995-2021), dona Ruth Dias fez sua estreia no mundo da música em uma parceria com Sula Miranda. Religiosa, ela gravou a música Circunstancial para um DVD gospel da rainha dos caminhoneiros. A "novata" não tem medo de possíveis críticas por ela quer aparecer em vez de viver seu luto.

Nesta sexta-feira (30/8), o Padre Ezequiel Dal Pozzo lançou a música Estrelinha, composta por Gabriel Rocha, Leandro Visacre, Luigi e Lucas Carvalho. O single veio acompanhado de um videoclipe e está disponível nas plataformas.

A letra da música é cantada sob o ponto de vista de uma pessoa que morreu, pedindo para ser lembrada com alegria e dizendo que virou uma estrelinha. Os autores contam ao g1 que Marília quis gravar a música assim que ouviu, pois se lembrou do pai, que morreu quando ela era criança.

Di Paullo e Paulino)

Marília Mendonça também gravou com artistas como Anitta ("Some que ele vem atrás"), Ivete Sangalo ("O nosso amor venceu"), Léo Santana ("Incendeia" e "Apaixonadinha"), Péricles ("A mais disputada") e Xamã ("Leão"). A parceria mais recente da artista fora do sertanejo foi com a cantora e compositora Luísa Sonza.

A cantora baiana Daisy Soares, 39, uma das fundadoras da banda de forró A Patroa, diz que tem sido alvo de ameaças e xenofobia de fãs da dupla Maiara e Maraisa e de Marília Mendonça –que morreu em um acidente aéreo, em 2021– desde que conseguiu na Justiça a proibição do uso da marca As Patroas.

A gravação aconteceu em Campo Grande (MS) no estacionamento do shopping Bosque dos Ipês e reuniu mais de 20 mil pessoas que estavam lá para prestigiar o sucesso da dupla.

Mais velha? Embora sejam gêmeas, a cantora Maraisa é considerada mais velha por ter nascido segundo antes de Maiara.

Mais de 400 gravações. Ao todo, a discografia de Marilia conta com três álbuns solos, cinco EP'S e três álbuns colaborativos. O último álbum colaborativo da cantora, Patroas 35%, em parceria com Maiara e Maraisa, foi lançado há pouco menos de um mês da morte da artista.

No entanto o ponto alto do evento foi o momento em que a dupla sertaneja cantou uma das canções escolhidas para o repertório, trata-se da última composição inédita de Marília Mendonça. A canção em questão tem como título “Nunca“, composto por Marília ao lado de seu irmão, João Gustavo.

Inegável ícone da música brasileira, Marília Mendonça rompeu as barreiras do sertanejo e fez até quem tem resistência com o gênero se envolver com suas músicas.