Quem compôs a música da abertura da novela Pantanal?

Perguntado por: dfogaca . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.6 / 5 12 votos

Marcus Viana

Marcus Viana, compositor da música de abertura da primeira versão de Pantanal, em 1990. Pantanal encerra sua exibição nesta sexta (7).

Quem viveu Eugênio em 1990? O fato é semelhante ao que aconteceu na primeira versão. Entretanto, na Pantanal de 1990, o chalaneiro tinha outro nome: Orlando. Na trama da Manchete, Orlando era interpretado pelo ator Ivan de Almeida.

Foi gravada com uma orquestra de cordas, tem o Almir Sater na viola, está emocionante.

Após engravidar a amada, o peão decidiu ir embora do Pantanal, o que desagradou o público que torcia pelo casal. De acordo com Bruno Luperi, limitações da produção da novela e das condições climáticas do Pantanal não permitiram que ele mudasse o texto e o destino do personagem.

Na época, o artista precisou deixar a novela porque foi escalado como protagonista de A História de Ana Raio e Zé Trovão (1990). Além de o público ter reclamado nas redes sociais e pedido para que a história fosse alterada no remake, o próprio Gabriel Sater implorou para que o autor o mantivesse em Pantanal.

Osmar Prado deixou o elenco fixo da TV Globo após 49 anos na emissora. O ator, que viveu o personagem Velho do Rio, na novela Pantanal, foi dispensado devido à atual política da empresa, segundo a jornalista Patrícia Kogut, do jornal O Globo.

Um registro das gravações mostra Sérgio tocando e cantando Chalana, clássico de Mario Zan e Arlindo Pinto que fez sucesso na Pantanal de 1990.

No final, a viúva Maria Bruaca fica ao lado do amante e tem seu final feliz bem longe do Pantanal.

Eugênio é um dos personagens mais emblemáticos da nova versão de Pantanal. O chalaneiro é vivido na Globo por Almir Sater. O ator/cantor foi escalado para o papel como uma espécie de homenegem.

Boa parte das cenas foram gravadas em Mato Grosso do Sul, na maior planície alagável do mundo: o Pantanal. Um dos cenários, foi a fazenda Rio Negro, mais conhecida como "a casa do Zé Leôncio". A fazenda Rio Negro fica na área rural de Aquidauana (MS), a 150 km de Campo Grande, e tem uma estrutura luxuosa.

11 de dezembro de 1990

Pantanal é uma telenovela brasileira exibida pela Rede Manchete de 27 de março a 11 de dezembro de 1990 em 216 capítulos. Sucedeu Kananga do Japão e antecedeu A História de Ana Raio e Zé Trovão.

Escrita há 30 anos por Benedito Ruy Barbosa, a primeira versão de “Pantanal” foi transmitida pela TV Manchete em 1990. O remake da TV Globo é comandado por Bruno Luperi, que nada mais é do que o neto do autor da obra original.

Nasce o filho de Irma e Trindade.

Trindade (Gabriel Sater) ressurgirá em um momento desesperador de Pantanal: o parto do filho com Irma (Camila Morgado). A ruiva estará prestes a sucumbir, pois a criança não sairá do útero de jeito nenhum, mas o endiabrado conseguirá arrancá-la dos braços da morte.

No último capítulo de "Pantanal", Irma se casa com Zé Lucas, que assume o filho dela.

Sendo assim, Trindade terá o mesmo destino. Quem fica com Irma no final da novela e cria o bebê é José Lucas (Irandhir Santos). O rapaz abandona Érica (Marcela Fetter) de uma vez e se casa com a ruiva. As cenas, previstas para exibição na reta final da novela, já estão sendo gravadas.

Almir Sater

Intérprete de Trindade — personagem que foi de seu pai, Almir Sater, na primeira versão da novela —, o ator revelou que não contou ao músico que ia fazer teste para o folhetim.

Ao que tudo indica, Trindade voltará à novela apenas para fazer o parto de Irma. Além disso, ele avisará a moça que não há mais pacto com o demo. A aparição, porém, é rápida. Segundo o autor Bruno Luperi, o final de Trindade não será alterado.

Segundo o ator, ele ficou apenas alguns dias afastado das gravações para poder acompanhar o tratamento de sua filha, que precisou passar por uma cirurgia após a descoberta de uma cardiopatia congênita rara.

Alcides crava a zagaia no rival, que vai parar na beira do rio. Ele é puxado por uma sucuri (Velho do Rio) e acaba devorado por piranhas.