Quem come ovo e leite?

Perguntado por: uesteves7 . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 17 votos

Ovolactovegetarianismo – as pessoas adeptas desta dieta ingerem ovos, leite e derivados. Lactovegetarianismo – é a turma que corta também os ovos da alimentação, mas inclui leite e derivados. Ovovegetarianismo – aqui é o contrário.

ovovegetarianos: consomem apenas ovos e cortam os demais produtos de origem animal; lactovegetarianos: consomem apenas laticínios (leite, queijo, iogurte, manteiga, dentre outros) e cortam os demais produtos de origem animal.

A dieta do ovolactovegetarianismo consiste no consumo de bens vegetais somado ao consumo de ovos e leite e seus respectivos derivados. Esse tipo de dieta é ideal para quem busca cortar a carne de sua dieta sem enfrentar dietas altamente restritivas.

Também é comprovado os benefícios do consumo de ovos para a pele, visão e equilíbrio dos níveis hormonais. — Assim como o ovo, o leite pode ser um alimento substituto de outros alimentos com proteína de alto valor biológico, como carnes vermelhas e frango — destaca a nutricionista Grasieli Thais Lottermann.

Embora seja natural que a galinha ponha ovos, há muita crueldade e exploração nas granjas, sendo assim, os veganos não consomem ovos.

Há também os ovovegetarianos e os lactovegetarianos — respectivamente pessoas que consomem apenas ovos ou apenas leite, e cortam os demais produtos de origem animal da alimentação.

O que é a Dieta Carnívora
Além dos pares da Arca, alimentos derivados de animais como ovos e laticínios também fazem parte da dieta.

Ovovegetarianismo – aqui é o contrário. Apenas ovos entram na dieta; leite e derivados, não. Vegetarianismo estrito – as pessoas que seguem o vegetarianismo estrito abrem mão de todo e qualquer tipo de produto de origem animal em sua alimentação. Portanto, além da carne, não comem ovos, laticínios e mel, por exemplo.

LACTOVEGETARIANO – não consome nenhum tipo de carne e ovos, mas consome laticínios. OVOVEGETARIANO – não consome nenhum tipo de carne e laticínios, mas consome ovos. OVOLACTOVEGETARIANO – não consome nenhum tipo de carne, mas consome ovos e laticínios.

A vitamina D e o cálcio também podem ser encontrados em menor quantidade na dieta vegetariana, principalmente se o indivíduo também exclui os laticínios e os ovos, ocasionando redução da densidade mineral óssea, podendo levar a osteoporose.

Mais tabus alimentares populares sobre o ovo no Brasil

  • Ovos e bananas juntos fazem mal;
  • Mamão e ovo causa dor forte e pode matar;
  • Ovo e abacaxi dá uma complicada congestão;
  • Entre diversas outras crenças infundadas.

Os ovos podem fazer parte do café da manhã sem apresentar qualquer risco à saúde. Entretanto pessoas que precisam cuidar do peso corporal deverão ter cuidado, pois sempre que adicionamos um alimento ao cardápio, saudável ou não, estamos adicionando mais calorias.

Pode causar gastroenterite após comer. A proteína dos ovos crus não é facilmente absorvida. Portanto, não é necessário misturar os ovos com leite, e os ovos só podem ser comidos depois de cozidos, para garantir a nutrição e atender aos requisitos de higiene.

Para que seja considerado vegano, um item precisa não ter relação alguma de sofrimento com os animais, ou seja: não pode usar partes animais e nem realizar testes neles. Atualmente, muitas pessoas se preocupam com o bem-estar dos animais e buscam consumir apenas produtos que não os maltrate de maneira alguma.

Já ouviu falar em crudívoros? Eles são veganos que só comem alimentos crus. Nesse caso, eles vão além da ética e pensam também nos ganhos de saúde.

A Sociedade Vegana da Inglaterra define um vegano como uma pessoa que busca excluir cada vez mais, na medida do possível e do praticável, todas as formas de exploração e de crueldade contra animais, incluindo alimentação, vestuário ou qualquer outra forma de consumo, até mesmo cultural.

A dieta do ovo é baseada em consumir ovos em todas as refeições principais do dia, o que aumenta a quantidade de proteínas na dieta, um nutriente que ajuda a diminuir a fome antes das refeições, reduzindo a quantidade de ingestão de alimentos e promovendo o emagrecimento.