Quem come muito doce pode ter diabetes?

Perguntado por: eporto . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.9 / 5 14 votos

Comer doces de forma moderada não causa diabetes, mas o consumo em excesso de açúcar por vários anos pode sobrecarregar o pâncreas, e pessoas com propensão genética ao diabetes podem começar a produzir insulina suficiente ou ficarem resistentes a ela. Ou seja, nada de exageros.

Ocorre principalmente em pessoas com excesso de peso, comportamento sedentário, hábitos alimentares não saudáveis e história familiar de diabetes.

O excesso de glicose no sangue causa uma espécie de inchaço do cristalino, a lente dos olhos, mudando sua forma e flexibilidade. A alteração diminui a capacidade de foco, o que torna a visão embaçada. A visão costuma ficar turva quando a glicemia está muito elevada, voltando ao normal após o controle da doença.

Então, se você gosta de doces, é importante consumi-los com moderação e combiná-los com uma dieta equilibrada e atividade física regular para ajudar a manter os níveis de açúcar no sangue sob controle e reduzir o risco de desenvolver diabetes tipo 2.

Receber o diagnóstico de diabete não é fácil. Por vezes, o paciente tem a sensação de que nunca mais poderá comer nada - o que é um mito. O segredo está na distribuição de alimentos, na dieta com moderação e na monitoração da glicemia. O produto mais conhecido como o "vilão" para diabéticos é o açúcar.

Aumente o consumo de água
Outra maneira de conseguir eliminar o açúcar da sua alimentação é aumentando a ingestão de água. Com um nível de hidratação adequado, é possível reduzir o desejo por açúcar, fazendo com que o seu corpo entenda melhor de quando precisa de energia.

As causas da diabetes podem ser diversas. Por exemplo, no tipo 1, há uma propensão genética. Assim, uma gestante pode ou não passar diabetes para a criança. No entanto, os maiores causadores das diabetes são os maus hábitos e nenhuma prática de exercício físico.

Basicamente, a pré-diabetes acontece quando a glicose não é metabolizada, nem aproveitada o suficiente, de modo a acumular no sangue. O estado de normalidade da glicemia em jejum é de 70 mg/dl a 100 mg/ld. Uma pessoa é classificada como pré-diabética ao medir a sua glicemia em jejum e atingir entre 100 e 125 mg/dl.

Quais são os sinais e sintomas da diabetes?

  • Sede anormal e boca seca.
  • Urinar frequentemente.
  • Urinar na cama.
  • Perda de energia e fadiga extrema.
  • Fome constante.
  • Perda de peso repentina.
  • Visão desfocada.

O diabetes é provocado por diversos fatores como idade (predisposição àqueles com mais de 45 anos), excesso de peso, sedentarismo, hipertensão arterial, histórico familiar e alterações nas taxas de colesterol e triglicérides sanguineos. Homens e mulheres são propensos a diabetes.

Para as pessoas que não tem problemas com o consumo de açúcar, como diabetes e obesidade, ou não possuem risco familiar dessas doenças, é recomendado um consumo moderado de doces. O melhor momento para consumi-los é após alguma refeição, especialmente depois do almoço.

É o sinal amarelo: o açúcar do seu sangue não está normal, então não está verde— nem vermelho porque você não virou diabético (ainda). Mas esse sinal amarelo, tem sim que ser levado bem a sério, pois sabemos que 1 em cada 4 pré-diabéticos vão se tornar diabéticos em 5 anos.

O consumo em excesso de calorias, associado ao sedentarismo, é a combinação perfeita para o ganho de peso. O sobrepeso, por sua vez, é um dos principais fatores de risco do diabetes. Sendo assim, a dica é manter uma alimentação rica em frutas, verduras, legumes e com redução de carboidratos e proteínas.

Pré-diabetes é o termo utilizado quando os níveis de glicose no sangue estão alterados, mas não o suficiente para os critérios de um diagnóstico de diabetes.

Sim, é possível reverter com alimentação, mas quanto melhor o estilo de vida, maior a chance de reversão. Alimentação saudável é fundamental. Uma dieta rica em vegetais, grãos integrais, laticínios e frutas (mas não em suco de frutas), evitando-se o excesso de açúcar, carboidratos, gorduras saturadas e trans.

maçã

A maçã contém uma fibra chamada pectina, conhecida por auxiliar no controle da glicemia ao retardar a absorção de glicose. Além disso, esse componente diminui a absorção do colesterol ruim, prolonga a sensação de saciedade e contribui para o bom funcionamento do intestino, principalmente quando consumida com a casca.

O que causa diabetes é a ingestão de doces em excesso e a predisposição genética do indivíduo (idade, estilo de vida, fatores hereditários e etc.). O fato de beber água após comer um doce não tem nenhuma relação com o desenvolvimento da doença, portanto isto não passa de um dito popular.

Os níveis de açúcar no sangue aumentam após a pessoa se alimentar, mas se ficam muito altos, podem acarretar na obesidade e até mesmo na diabetes tipo 2. Especialistas dizem que a água ajuda o corpo a absorver glicose e sugerem beber antes ou depois da refeição, para assim minimizar os efeitos do açúcar no corpo.

Se você exagerou nos doces, então precisa beber muita água. Além de manter seu corpo hidratado, a água melhora a circulação sanguínea, estimula os rins para trabalharem e ajuda na formação do bolo alimentar.