Quem Come Mais vive mais?

Perguntado por: rferrari . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.5 / 5 18 votos

De acordo com um novo estudo publicado na prestigiada revista Science, comer menos, além de realizar as refeições no horário em que estamos mais ativos, ajuda a viver mais. A pesquisa, que foi realizada em camundongos, concluiu que a restrição de calorias e de horários aumentou o tempo de vida em 35%.

Longevidade: 7 dicas para viver mais e melhor

  1. Mantenha uma alimentação saudável. ...
  2. Pratique atividades físicas. ...
  3. Tenha uma vida social ativa. ...
  4. Abandone o cigarro. ...
  5. Controle o estresse. ...
  6. Tome as vacinas. ...
  7. Fique em dia com os seus exames laboratoriais.

Uma pesquisa recente destacou que a abundância de referências a comida – aromas, sons, propagandas – ao nosso redor é uma das principais causas da ingestão excessiva de alimentos. O apetite tampouco é permanente – ele muda no decorrer da vida, à medida que envelhecemos.

Quando comeram duas vezes, os voluntários perderam mais peso e tiveram uma maior redução do nível de açúcar no sangue. Segundo os cientistas, estes resultados corroboram com "evidências anteriores" de que refeições em menor número e porções maiores traziam mais benefícios.

"Comer de 3 em 3 horas acelera o metabolismo, pois cada vez que ingerimos algum alimento, o corpo gasta energia para digeri-lo - o que também leva a um gasto calórico - e faz com que a atividade dos intestinos seja intensa e regular", explica Caroline.

Um estudo apontou que comer menos e reduzir cerca de 30% das calorias diárias nos permitiria viver mais, além de correr menos risco de sofrer doenças associadas ao envelhecimento, como o câncer, Alzheimer e diabetes.

Após analisar os dados dos participantes e a taxa de mortalidade entre eles ao longo desses anos, os pesquisadores descobriram que aqueles que nunca consumiam frutas e vegetais viviam, em média, três anos a menos do que os que ingeriam mais do que cinco porções desses alimentos por dia.

O que a ciência diz sobre a longevidade?

  • Estar em constante movimento. O sedentarismo, ou seja, a falta de atividades físicas, está associado a várias doenças. ...
  • Ter uma alimentação balanceada. ...
  • Fugir do estresse. ...
  • Ter momentos de lazer. ...
  • Evitar a automedicação.

Alimentação é um dos fatores essenciais para conquistar uma longevidade saudável. Manter uma alimentação rica em legumes, frutas, verduras, cereais integrais, adequada ingestão de proteínas, gorduras boas, como abacate, peixes, e outros são importantes para garantir o aporte necessário de nutrientes para saúde.

Confira como ter uma vida melhor

  1. Busque equilíbrio. A vida vai sempre te colocar em situações que você precisar ser resiliente, forte, porém, flexível. ...
  2. Sinta prazer com o que faz. ...
  3. Relacione-se! ...
  4. Cuide de seu corpo! ...
  5. Seja grato e generoso.

“Quando você não come o suficiente, o seu corpo pega gordura e músculo para utilizar como energia. Além dos sintomas físicos da perda muscular, a caquexia pode causar sintomas como fadiga, diarreia, irritabilidade, sentir frio sempre e indiferença”, explicou Rachel.

María Helena de las Heras, dermatologista e doutora em Medicina e Cirurgia, explica que existe um envelhecimento intrínseco, o “cronoenvelhecimento devido à idade”, e outro extrínseco, devido a fatores externos como o sol, o tabaco, a poluição, o estresse, a falta de sono ou uma dieta inadequada.

Fazer apenas uma refeição ao dia ainda reduziria a ingestão de nutrientes importantes para o corpo, resultando, a longo prazo, em complicações de saúde física e mental. O jejum intermitente pode atrapalhar também o desempenho nos exercícios físicos e o sono, fatores fundamentais para o emagrecimento.

Para quem quer perder peso, o jantar é um ponto-chave na hora de cortar calorias. Mas será que ele é realmente a refeição que mais engorda? Segundo a nutricionista Amanda Gerbasi, isso não é verdade. “É um mito.

Segundo a nutricionista Carolina Xavier comer à noite é permitido sim, mas o ideal é optar por alimentos mais leves, naturais e nutritivos, que não sobrecarreguem o organismo durante as horas de sono: "Deitar em jejum não ajuda na perda de peso e pior, pode provocar mais vontade de assaltar a geladeira durante a ...