Quem comando o CV hoje?

Perguntado por: edias . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.8 / 5 2 votos

William da Silva Lima, o Professor. Carlos Alberto Mesquita.

Diferentemente de outras facções, o CV tem a característica de ser menos hierárquico, composto por "donos do morro" — a expressão é usada para designar os chefes do tráfico de drogas na região. Ou seja, não tem um líder, mas um conjunto de lideranças que comandam territórios e que se aliam entre si.

Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, feito pelo núcleo investigativo da RecordTV, mostram que 53 facções estão espalhadas pelo país, sendo o PCC a mais dominante. O CV está em 13 e no Distrito Federal.

Organizações do crime como PCC (Primeiro Comando da Capital) e CV (Comando Vermelho) se rivalizam na disputa por territórios e têm atuação nacional. A facção de origem paulista está presente no DF e em outros 24 Estados.

Contudo, o CV dá autonomia para que cada "disciplina", que é o cobrador, decida o quanto cobrar. Em média, os valores variam de R$ 50 a 200 por mês.

A possibilidade de sair ou não do movimento também depende do tipo de facção a que o jovem pertence. O Comando Vermelho (CV) tende a ter leis rígidas e severas. Dificilmente um jovem consegue deixar o grupo.

Os principais líderes da facção eram e são os seguintes criminosos: Robson André da Silva, Robinho Pinga. Chefe do tráfico de drogas no bairro de Senador Camará, na Zona Oeste do Rio. Era considerado o 'dono' do Complexo da Coréia e de outras comunidades da Zona Oeste.

Rio – 'Não caguetar, não cobiçar a mulher do próximo, falar a verdade mesmo que custe a vida, não conspirar, respeitar a tia da cozinha, a tia da limpeza, as enfermeiras e não abrir sorriso para verme (agentes do Departamento Geral de Ações Socioeducativas,Degase)”.

Assim, em 1979, no presídio Cândido Mendes, no Rio de Janeiro, da união de criminosos comuns e militantes políticos, surge o Comando Vermelho (CV). Com o lema “Paz, Justiça e Liberdade”, tal organização iniciou dominando o tráfico de drogas no mercado internacional.

Comando Vermelho (Rio de Janeiro)
É a 2ª maior facção brasileira. Em 2020, segundo a Revista Veja, a estimativa era de que o grupo contava com 30 mil integrantes.

De acordo com o estudo, o complexo de favelas do Alemão, na zona norte carioca -tido como base do CV (Comando Vermelho)-, possui o maior arsenal, com 200 fuzis.

Veja quais são as maiores organizações criminosas do Brasil e onde elas atuam. O mapa do crime organizado mostra a presença de grandes facções, como o PCC (Primeiro Comando da Capital) e CV (Comando Vermelho), e estruturas regionais, como FDN, Okaida e Família Monstro.

Com a dificuldade de Marcola de se comunicar no presídio federal de Brasília, Camacho passou a Tuta o cargo de principal líder em exercício — entre os que estão presos e em liberdade —, de acordo com o MP. Para tanto, tem como braço direito Colorido.

No Rio de Janeiro, é usado como gíria por apoiadores da facção Terceiro Comando Puro (TCP) para indicar que a área está sob controle, tranquila ou identificar apoiadores. O que significa >> 3? <3. é usado bastante no Facebook para reproduzir um coração. O símbolo <3.

Onde fica o CVV? Na maioria dos casos, o número do CVV fica atrás do seu cartão de crédito e é composto por três ou quatro dígitos. Segue que é sucesso!

Significa que está tudo bem, tudo ótimo. É bastante usado na região metropolitana da Capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

A facção atua principalmente no estado de São Paulo onde possui mais de 8 mil membros e está presente em 90% dos presídios paulistas e fatura cerca de 120 milhões de reais por ano.

O "batismo" é uma cerimônia, feita às vezes em conferência telefônica, na qual o criminoso afirma que aceita as regras da facção, respondendo a um questionário. Ao ser aprovado, entra para o chamado Livro Branco, onde estão os ""irmãos" do crime.