Quem comandava o Vietnã do Sul?

Perguntado por: dfarias . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.1 / 5 3 votos

Essa divisão foi ratificada na Conferência de Genebra, em 1954, em que foi estipulado que o Vietnã do Norte teria como capital Hanói e seria governado pelos comunistas de Ho Chi Minh e o Vietnã do Sul, com capital em Saigon, seria governado por Bao Dai, aliado dos Estados Unidos.

No entanto, os norte-americanos impediram a unificação do Vietnã, mantendo o país dividido: o Vietnã do Norte era liderado por Ho Chi Min e apoiado pela União Soviética e China; enquanto o Vietnã do Sul contava com o apoio dos EUA e era governado por Bao Dai, que mantinha um governo monárquico e com capital em Saigon.

O exército norte-vietnamita era apoiado pela União Soviética, China e outros aliados comunistas, enquanto os sul-vietnamitas eram apoiados pelos Estados Unidos, Coreia do Sul, Austrália, Tailândia, e outras nações anticomunistas pelo Mundo.

A saída dos Estados Unidos da guerra intensificou o enfraquecimento do Vietnã do Sul, que, em 1973, era governado por Nguyen Van Thieu. Com a saída americana, as forças comunistas iniciaram ofensivas que resultaram na conquista da cidade de Saigon, em 1975, e na derrubada do governo sul-vietnamita.

O Vietnã do Sul foi brevemente administrado por um governo provisório, enquanto esteve sob ocupação militar do Vietnã do Norte. Em 2 de julho de 1976, o Norte e o Sul do Vietnã foram fundidos para formar a República Socialista do Vietnâ.

Em julho de 1945, foi estipulado na Conferência de Potsdam que o Vietnã seria dividido em duas zonas de influência, pois os franceses não tinham força suficiente para ocupar o território. Assim foi estabelecido o Paralelo 17, que determinou que o norte do país seria ocupado por chineses, e o sul, por britânicos.

No entanto, após pelo menos oito anos de luta, apesar de comprometer vastos recursos em dinheiro e homens no conflito, os EUA foram derrotados pelas forças do Vietnã do Norte e seus aliados guerrilheiros, os vietcongues.

Cidade de Ho Chi Minh

Por conta do grande número de baixas no exército dos Estados Unidos que lutava no Vietnã e a pressão da opinião pública, o presidente Richard Nixon assinou, em 1973, o cessar fogo e autorizou o retorno das tropas norte-americanas para casa. Em 1975, as tropas saíram definitivamente do Vietnã.

Vietnã do Norte: que era governado por Ho Chi Minh, tinha capital em Hanói e era aliado à União Soviética. Vietnã do Sul: que era governado por Ngo Diem Dinh, sua capital era Saigon e era aliado aos Estados Unidos.

A sua independência terminou na segunda metade do século XIX, quando o país foi colonizado pela França (ver Indochina francesa). Durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), o Japão ocupou o Vietname, embora mantendo a máquina administrativa colonial francesa durante a ocupação.

1. Rivalidade da Guerra Fria: O antigo Vietnã do Sul dependia da ajuda econômica e militar dos EUA, enquanto o Vietnã do Norte recebia apoio da União Soviética e da China. 2. Número de soldados: Mais de 2,5 milhões de americanos serviram na guerra; em 1968 havia 536 mil deles combatendo.

A partir da convenção de Genebra em 1954, o país dividiu-se em duas entidades distintas, o Vietnã do norte, apoiado e financiado pela União Soviética, e o Vietnã do Sul, apoiado pelos Estados Unidos da América.

Incidente do Golfo de Tonkin

O estopim para o início da Guerra do Vietnã foi um suposto ataque que ficou conhecido como Incidente do Golfo de Tonkin. Aconteceu em 1959, onde uma base militar americana que estava instalada no Vietnã do Sul (montada para dar suporte ao país) foi atacada pelos guerrilheiros vietcongues.