Quem comanda o terreiro?

Perguntado por: oandrade . Última atualização: 14 de fevereiro de 2023
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A iyalorixá é a responsável por comandar o terreiro, alimentar a casa, e fazer todas as obrigações religiosas.

E Jesus Cristo é o chefe supremo da Umbanda, sincretizado a Oxalá, para Ele convergem todas as outras linhas da Umbanda e de seus trabalhadores.

Dentro de uma casa de Umbanda a estrutura mais clássica é a composta de Pai ou Mãe Espiritual, que alguns também chamam de Pai e Mãe de Santo e posteriormente outros em comando, como o Pai Pequeno ou Mãe Pequena, Capitães, Vigias, Porteiros, Médiuns e Cambones.

Ialorixá / Babalorixá: Mãe ou Pai de Santo. É o posto mais elevado na tradição afro-brasileira.

Segundo os ensinamentos do candomblé, todas as pessoas são filhas de orixás. Para que seja possível determinar a quais orixás um indivíduo pertence, ele precisa recorrer aos saberes oferecidos pelo jogo de búzios.

Para a Igreja Católica, os curandeiros espíritas eram “agentes do demônio”. Ainda que a palavra “umbanda” não apareça na nota acima, sabe-se que não só o kardecismo, mas também na religião umbandista praticam-se curas, através do uso de ervas, passes, rezas dentre outros.

ESTILOS de LIDERANÇA dentro do Terreiro. MOTIVAR, RECOMPENSAR e como REPREENDER seus Médiuns no Terreiro. ABSENTEÍSMO no Terreiro, que é a AUSÊNCIA e as FALTAS dos médiuns nas ATIVIDADES. Rotatividade dos Médiuns, que é o ÍNDICE de ENTRADA e SAÍDA de Médiuns.

Lugar de incorporação é no terreiro. O terreiro é um ambiente protegido espiritualmente, um terreiro é um lugar de Axé, e a sua incorporação no terreiro vai estar sempre sendo assistida por pessoas experientes.

Segundo a mitologia iorubá, Olodumaré, também conhecido como Olorum, é o deus supremo e inacessível.

A Rainha Pombagira Sete Encruzilhadas é celebrada na cidade com todo o amor, alegria e o fervor que seus súditos e admiradores lhe dedicam. Conclui-se que sua festa é a constatação de que seu culto é um dos mais relevantes na experiência religiosa da Umbanda.

Na Umbanda os colares ritualísticos recebem o nome de guia, por representarem a Entidade ou Guia Espiritual de cada religioso. Estas guias são feitas de miçangas de porcelana, sintéticas ou cristal. Antes de serem usadas as guias são lavadas e defumadas com ervas especificas de cada Entidade ou Guia Espiritual.

denominação os termos pai ou mãe-de-santo, que remetem à organização hierárquica da família-de-santo. Pais e mães-de-santo são responsáveis pelo nascimento dos iniciados e de seus orixás donos de suas cabeças. Assim, sua autoridade deve ser respeitada por todos os seus filhos-de-santo.

É importante salientar aqui que, os Ogãs são responsáveis pela organização e divulgação do terreiro, junto ao chefe do mesmo. Yakekerê (mãe pequena): Substituta da (o) chefe do terreiro. Babakekerê (Pai pequeno): Substituto do (a) chefe do terreiro. Yalorixá (Mãe de santo): Maior autoridade feminina dentro da Umbanda.

Ogã – A palavra Ogã vem do Yorubá e significa Senhor da Minha Casa. O Ogã – médium responsável pelo canto e pelo toque – ocupa um cargo de suma importância e de responsabilidade dentro dos rituais de Umbanda e Candomblé, como o conjunto de vozes e toques do atabaque, por exemplo.

O que é uma ekedi no candomblé, cargo que cantora Anitta possui.

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