Quem comanda o Iraque hoje?

Perguntado por: evarela . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.4 / 5 15 votos

Mohammed Shia Al Sudani ocupa o cargo de primeiro-ministro do Iraque desde outubro de 2022, quando seu partido venceu as eleições parlamentares.

Hoje, a República do Iraque, onde o Islã é a religião oficial do Estado e representa a crença de 95% da população, a maioria dos iraquianos se identifica com a cultura árabe.

A matança continua duas décadas depois: somente em fevereiro de 2023, pelo menos 52 civis morreram no Iraque em tiroteios, bombardeios e outros ataques. A violência é um eco da guerra no Iraque, lançada pelos Estados Unidos na noite de 19 para 20 de março de 2003.

Também forneceram ajuda econômica e militar ao governo do Iraque. Em 1955 os Estados Unidos designaram o Iraque como membro fundador do Pacto de Bagdá, uma parceria de defesa anti-soviética que unia o Iraque, Irão, Paquistão, Turquia e Grã-Bretanha, com o apoio informal dos Estados Unidos.

Motivos da Guerra do Iraque
A principal alegação dos invasores foi que o regime de Saddam Hussein estava desenvolvendo armas químicas e biológicas para serem fornecidas a terroristas inimigos dos EUA.

Em 20 de março de 2003, as forças americanas e aliadas invadiram o Iraque e derrubaram o regime de Saddam Hussein. Os EUA disseram que o Iraque tinha armas de destruição em massa e era uma ameaça à paz internacional.

O Iraque, situado no Oriente Médio, é detentor da quinta maior reserva de petróleo do mundo, sendo um de seus maiores produtores, e é um dos membros fundadores da Opep. O Iraque é um país do Oriente Médio e tem como capital a cidade de Bagdá.

Apesar disso, muitos iraquianos e iraquianas tentam deixar o passado para trás e seguir com suas vidas. Esse mesmo sentimento está presente no dia a dia dos milhares de estrangeiros que vivem no país atualmente — entre eles, cerca de 130 brasileiros, segundo o Ministério das Relações Exteriores.

As condições de segurança para viajar no Iraque ainda são precárias, as deslocações no país são muito burocráticas e difíceis, e a visita a lugares arqueológicos é fortemente controlada e muito vigiada quando está a viajar no Iraque. Viajar no Iraque pode não ser fácil, mas é definitivamente muito bom.

Mesopotâmia

Iraque era conhecido como Mesopotâmia; leia sobre origem do nome do país. Você sabia que a região onde hoje se encontra o Iraque era conhecida como Mesopotâmia? E que o Iraque foi o berço da civilização suméria e abrigou outras civilizações como as da Acádia, Babilônia, Assíria e Caldéia?

O Iraque possui duas línguas oficiais: o árabe, falado na maior parte do país, e o curdo, que é a primeira língua do Curdistão.

País permite que homens se casem com mulheres, e crianças, temporariamente. No Iraque, homens podem se casar com mulheres, e as vezes crianças, por um tempo indeterminado para conseguir ter relações religiosas com elas sem quebrar nenhuma lei e nenhuma regra religiosa.

Em contraste, o PIB do Iraque atingiu 4.034 euros por habitante, ou 175,61 bilhões de dólares para o país como um todo. Isto coloca atualmente o Iraque no 53º lugar entre as principais economias. A taxa de inflação no Iraque em 2022 foi de aproximadamente 4,99%.

A invasão durou apenas 21 dias e foi bem sucedida. Os americanos receberam apoio militar do Reino Unido, da Austrália e da Polônia. O objetivo era derrubar o regime baathista de Saddam Hussein.

De 1638 até a Primeira Guerra Mundial, o território iraquiano fez parte do Império Turco-Otomano. A chamada Arábia Otomana, formada predominantemente por árabes, era integrada pelos distritos ou vilaietes de Baçorá, Bagdá e Moçul.