Quem comanda aldeia?

Perguntado por: agalvao . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.8 / 5 19 votos

O cacique tem a responsabilidade de criar e manter a organização da aldeia, com suas regras e normas, junto com a comunidade, que hoje são documentadas, conforme o Anexo 1.

Cacique é a denominação tradicionalmente adotada na língua portuguesa e outras línguas europeias para se referir aos chefes políticos ameríndios que faziam a ponte entre a administração colonial e os interesses locais.

Cada tribo possui um cacique (espécie de chefe) e um pajé (espécie de sacerdote conhecedor de ervas, rituais e aspectos culturais da tribo). Cada tribo possui aspectos culturais (danças, jogos, crenças, rituais) que a diferencia de outras.

A formação social era bastante simples, as aldeias não tinham grandes concentrações populacionais e as atividades eram exercidas de forma coletiva. O índio que caçasse ou pescasse mais dividia seu alimento com os outros. A coletividade era uma característica marcante entre os índios.

Os homens são responsáveis pelos trabalhos de maior esforço físico da aldeia, tais como, derrubar e roçar as matas para plantio dos roçados, trabalhar com machado e torrar a farinha e as mulheres se ocupam mais da cozinha, do plantio e da limpeza das roças.

se uma aldeia tem a população de 200 300 pessoas. aí o salário do cacique é 80 a R$90000. então o salário do cacique depende muito da população. mano quanto mais população melhor pro cacique mano.

Tupã

Tupã Considerado o deus criador do universo, pela tribo tupi-guarani, Tupã é o "Senhor do Trovão". É visto como o criador do céu, da terra e da humanidade. Alguns historiadores acreditam que Tupã foi criado pelos jesuítas durante o período de catequização dos povos indígenas.

- Constroem as habitações. - Preparam a terra para a prática da agricultura. - Fazem canoas e produzem os instrumentos de trabalho. Caça: um trabalho realizado pelos homens da tribo.

O pajé é considerado uma das figuras mais importantes dentro das tribos indígenas brasileiras. De acordo com as tradições típicas desses povos, o pajé é predominantemente um ancião dotado de poderes sobrenaturais, com a capacidade de prever o futuro, expulsar espíritos malignos e doenças das tribos.

O papel da liderança como “cacique”, enquanto representante político do seu povo, surge no contexto do movimento indígena que começa a se articular para buscar melhorias aos povos, reivindicar os direitos e, também, mostrar a necessidade de termos uma liderança engajada no trabalho e desenvolvimento da sua comunidade.

O pajé é o curandeiro e líder espiritual de uma tribo indígena. O pajé é uma figura de extrema importância dentro das tribos indígenas do Brasil. Detentor de muitos conhecimentos e da história da tribo, ele é o indígena mais experiente.

Etnias indígenas no Brasil
A etnia com o maior número de indígenas é a etnia Tikúna, com cerca de 46 mil índios.

aldeia é o nome do local onde os indígenas mora. tribo pode ser nome da etnia. ou povo que aquele indígena pertence.

De acordo com Silva (1998), a vida nas tribos, normalmente, segue a seguinte rotina: as crianças, desde pequenas, observam o que os adultos fazem e aprendem; a menina procura imitar a mãe e aprende a cozinhar, a cuidar da roça, a fazer cerâmica, depen- dendo do que é importante e costume da sua aldeia.

Povoação, geralmente rural, com poucos habitantes, de categoria inferior à vila, que pode ter autonomia e economia de subsistência (consome tudo que produz, não exporta porque não há excedente).

Na escolha do cacique, considera-se a tradição, a hereditariedade (descendência patrilinear), a experiência e o prestigio conquistado pela família, bem como a participação histórica desta nas lideranças do grupo.

entendimento do conteúdo.
Nas aldeias neolíticas, o trabalho era dividido de acordo com o sexo e a idade. As mulheres dedicavam-se à agricultura, ao preparo dos alimentos e cuidavam dos filhos. Já os homens caçavam, cuidavam dos rebanhos e da segurança do grupo. Crianças e idosos não trabalhavam.

Assim como nasceram os homens, nasceram os pajés. Estes são escolhidos pelas forças da natureza. Os mamaés (espíritos) poderosos, que brincam ao redor da aldeia, os visitam em sonhos e os levam ao universo mágico da cura e da magia. Desde muito jovens, são escolhidos e seu destino selado pelos mamaés.