Quem colonizou o Paraguai?

Perguntado por: aalmada . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 6 votos

O Paraguai é um ex-colônia espanhola, colonizado com outras nações sul-americanas, no contexto das Grandes Navegações. A colônia foi administrada com outras colônias espanholas na região, como Peru e Argentina. A independência do Paraguai ocorreu somente em 1811.

Mais tarde, porém, quando o governador espanhol do Paraguai solicitou auxílio português para defender a colônia dos ataques de Buenos Aires, os paraguaios, liderados por Fulgencio Yegros, Pedro Juan Caballero e Vicente Ignácio Iturbide, depuseram o governador Bernardo Velasco e proclamaram a independência do país em 15 ...

O Paraguai foi descoberto em 1524 pelo espanhol Alejo García, formando a "Província Gigante das Índias".

Fulgencio Yegros

No dia 15 de maio de 1811 foi declarada a independência do Paraguai, após uma revolução pacífica que durou dois dias (14 e 15 de maio). Liderada pelos militares Pedro Juan Caballero e Fulgencio Yegros, a data é de extrema importância para o Paraguai.

O governo brasileiro ignorou o ultimato paraguaio e, em setembro de 1864, conduziu a invasão do Uruguai. A ação brasileira contribuiu para destituir o governo blanco e colocar o líder colorado, Venancio Flores, como presidente uruguaio.

Quem colonizou o Uruguai foram os espanhóis, mesmo povo que descobriu o país. Em 1680, um grupo de portugueses fundou a Colônia del Sacramento.

Depois da conquista de Assunção, a guerra transformou-se em uma caçada a Solano López — que foi considerado traidor da pátria pelo governo provisório paraguaio a partir de 1869. Nesse período (1868-1869), os exércitos brasileiros foram liderados por Caxias, o maior nome do exército brasileiro.

Os índios guaranis habitavam o país, que hoje conhecemos como Paraguai, quando, em 1515, Juan Díaz de Solís descobriu aquela região, seguido, em 1525, pelo português Aleixo Garcia. Em 1537, os conquistadores espanhóis que buscavam ouro fundaram Nossa Senhora da Assunção.

Os brasiguaios são brasileiros (e seus descendentes) estabelecidos em território da República do Paraguai, em áreas fronteiriças com o Brasil, principalmente nas regiões chamadas Canindeyú e Alto Paraná, no sudeste do Paraguai.

Assunção

Fortalecido e sob inteiro comando de Caxias, as tropas brasileiras venceram sucessivas batalhas, decisivas para a derrota do Paraguai. Destacam-se as de Humaitá, Itororó, Avaí, Angostura e Lomas Valentinas. No início de 1869, o exército brasileiro tomou Assunção, capital do Paraguai.

O Brasil incorporou áreas aos atuais Estados do Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina, e a Argentina conseguiu anexar as atuais Províncias de Formosa e Misiones. Além disso, o Brasil ocupou o Paraguai por seis anos e exigiu uma indenização pela guerra.

O Brasil ganhou definitivamente os territórios disputados ao norte do rio Apa, hoje parte do estado do Mato Grosso do Sul. A Argentina ganhou definitivamente a disputada Província de Misiones e todos os territórios disputados ao sul do Rio Pilcomayo que atualmente constituem a Província de Formosa.

O estopim para o início desse conflito, na visão paraguaia, deu-se quando o Brasil invadiu o Uruguai para lutar contra os blancos. Na ótica brasileira, o estopim do conflito ocorreu quando os paraguaios aprisionaram uma embarcação brasileira — o vapor Marquês de Olinda.

A Guerra do Paraguai foi um conflito que aconteceu de dezembro de 1864 a março de 1870 e colocou o Paraguai contra Brasil, Argentina e Uruguai. A guerra foi resultado do choque de interesses políticos e econômicos que as nações platinas possuíam durante a década de 1860.

Porque não havia nenhum ganho em colonizar o Paraguai. Primeiro que o país estava arrasado pela guerra, e haveria um custo para reconstruí-lo. Segundo que o Paraguai não tinha nenhum recurso valioso, ao ponto de valer a pena coloniza-lo.

A Argentina assegurou os territórios que antes eram contestados por Solano López como a província de Corrientes e a região do Chaco.