Quem colonizou o Havaí?

Perguntado por: ajordao4 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

James Cook

Oficialmente, o primeiro explorador europeu a desembarcar no Havaí foi o navegador britânico James Cook. Em janeiro de 1778, ele chegou com seus navios Discovery e Resolution. Ficou tão encantado com a simpatia e hospitalidade dos nativos, que retornou um ano mais tarde, quando foi recebido com festas.

Larry Ellison, fundador da Oracle, comprou a ilha de Lanai, no Havaí, e se mudou para lá na pandemia de covid-19 — mas isso está dificultando a vida dos moradores locais. Publicado em 9 de junho de 2022 às, 12h56.

21 de agosto de 1959

Foi o 50º estado a ser incorporado na união, em 21 de agosto de 1959. Sua capital é a cidade de Honolulu, que fica na ilha de Oahu. O território havaiano não está conectado por terra com os Estados Unidos. Trata-se de um estado arquipélago, formado por um conjunto de 132 ilhas.

Em 1970, a língua havaiana passou a ser reconhecida como idioma oficial, junto com o inglês. Na prática, o inglês é a segunda língua: "as crianças aprendem o nosso idioma dos 3 aos 6 anos, e só então são ensinadas o inglês. Nessa primeira infância, porém, é só havaiano", diz Chucky.

inglês

Embora o inglês seja a principal língua falada no Havai, este é logo seguido pelo Havaiano. O alfabeto Havaiano tem apenas treze letras (sete consoantes, cinco vogais e um símbolo) e todas as palavras terminam em vogais.

O estado foi vendido aos Estados Unidos em 1867, em meio a um período de crise na Rússia, já que na segunda metade do século XIX, o império russo enfrentava graves problemas financeiros. Para fugir de confrontos e de perdas territoriais, o imperador da Rússia decidiu que seria melhor vender o Alasca aos Estados Unidos.

Publicado em 18/10/2022 - 15:16 Por Sheily Noleto - Repórter da Rádio Nacional - Brasília. Sete milhões e duzentos mil dólares. Esse foi o valor cobrado pela Rússia para vender o Alasca aos Estados Unidos. A transferência do território para os norte-americanos foi formalizada em 18 de outubro de 1867.

As ilhas havaianas são formadas por inúmeras erupções de lava, ao longo de milhões de anos, oriundas de gigantescos vulcões submarinos.

Kamehameha I

Havaianos celebram neste 11 de junho a história de Kamehameha I, o principal líder do arquipélago. Estátua de Kamehameha I em Hilo, Big Island. Nesta quinta-feira (11), o Havaí celebra o feriado Kamehameha Day, que homenageia o rei Kamehameha I, responsável pela unificação do arquipélago, em 1810.

24 – O Havaí é o único estado dos EUA que produz café, baunilha e cacau comercialmente.

As condições climáticas adversas, incluindo a falta persistente de chuvas e seca da vegetação, foram agravadas pelos fortes ventos do Furacão Dora, que passou pela costa do Havaí. Essa combinação resultou em uma vegetação altamente inflamável, propiciando incêndios de grandes proporções e rápida propagação.

Tanto o inglês como o havaiano são reconhecidos como línguas oficias, fazendo do Havaí o único estado dos EUA a ser “bilíngue”. O alfabeto havaiano tem apenas 13 letras e todas as sílabas e palavras acabam com uma das cinco vogais. As consoantes usadas por eles são: H,K,L,M,N,P,W.

Kauai

Uma ilha mágica e encantadora, Kauai é famosa por suas belíssimas paisagens naturais preservadas e praias intocadas por toda a região.

Mas extamente por ser um dos destinos turísticos mais procurados do mundo, o custo de vida para quem mora no Hawaii é bem alto, mesmo para padrões americanos. Um dos ítens que mais assusta é o aluguel.

Aloha é uma palavra da língua havaiana usada como forma de saudação ou despedida, que significa "olá" ou "tchau".

Aloha kakahiaka: Pronunciado a-lo-ha kah-kah-hee-yah-kah – Use esta frase para dizer bom dia.

A imigração japonesa no Havaí começou em 1868, primeiro ano da Era Meiji — uma época de grande agitação. Para pessoas mergulhadas na pobreza, pareceu atraente a vida no ambiente das plantações de cana-de-açúcar do Havaí. Os imigrantes entregaram-se de corpo e alma ao trabalho, principalmente na agricultura a princípio.

Peixes como o atum e o peixe-espada, além de frutos do mar como camarões e lagostas são presença garantida nos pratos. As frutas tropicais, como abacaxi, coco, maracujá, manga e banana, também são bem usadas nos pratos da culinária havaiana, adicionando aquele toque de refrescância.