Quem colonizou o Amapá?

Perguntado por: abelem5 . Última atualização: 3 de abril de 2023
4.8 / 5 11 votos

Como vimos, a região do Amapá pertencia à Espanha. Assim, os primeiros colonizadores europeus chegaram à costa amapaense em 1499, com quatro caravelas lideradas pelo espanhol Vicente Yañez Pinzón. A região ficou sob o do- mínio espanhol a partir do Tratado de Tordesilhas, assinado em 1494 entre Portugal e Espanha.

Os primeiros habitantes do atual Amapá eram indígenas das etnias “waiãpi”, “palikur”, “maracá-cunani” e “tucuju”. O primeiro europeu a avistar a costa do estado foi o espanhol Vicente Yáñez Pinzón. Foi ele também que primeiramente deu nomes a alguns lugares próximos ao Amapá.

O Território Federal do Amapá foi criado em 13 de setembro de 1943, de acordo com o Decreto-lei n° 5.812, durante o governo do presidente Getúlio Vargas.

Nomes do Município
O município de Amapá, que fora capital do Território Federal do Amapá, foi criado pela lei nº 798 de 22 de outubro de 1901. De 1901 a 1903, é denominado de Montenegro. De 1903 a 1938 volta a receber a denominação de Amapá.

São José de Macapá

A Vila de São José de Macapá, fundada em 04 de fevereiro 1758 na margem esquerda do Rio Amazonas, já abrigava uma comunidade de colonos portugueses de origem açoriana, instalada na região em 1752.

A Questão do Amapá, conhecida na França como Contestado Franco-Brasileiro foi uma disputa territorial levantada entre a França e o Brasil, sobre a questão da delimitação da fronteira entre a Guiana Francesa e o estado brasileiro do Amapá, também conhecido como Guiana Brasileira.

Além dos rios principais das bacias mencionadas, o rio Oiapoque é o terceiro maior do estado e separa o território amapaense da Guiana Francesa. O rio Amazonas também faz as vezes de linha fronteiriça no sul do estado, na divisa com o Pará.

A região do Amapá pertencia à Espanha. Assim, os primeiros colonizadores europeus che- garam à costa amapaense em 1499, com quatro caravelas lideradas pelo espanhol Vicente Yañez Pinzón. A região ficou sob o domínio espanhol a partir do Tratado de Tordesilhas, assi- nado em 1494 entre Portugal e Espanha.

Significa, segundo Antonio Lopes (Topônimos Tupis, in Revista de Geografia e História, nº 2, São Luís, Sioge-Ma, 1947), “Lugar da Chuva” . AMA (Chuva) + PA ou PABA (Lugar, estância, morada). Uma planta, de nome Hancornia Amapa, recebeu esse nome em homenagem ao lugar.

Segundo o tupinólogo Eduardo de Almeida Navarro, porém, o topônimo “Macapá” possui origem no termo da língua geral setentrional macapaba, que significa “lugar de macabas” (macaba, macaba + aba, lugar).

Cidade a 306 quilômetros de Macapá comemora aniversário nesta sexta-feira (22) com vasta programação festiva, cultural e social. O município de Amapá, criado em 1901, em meio às disputas entre Brasil e França pelo território ocupado atualmente, celebra 120 anos de criação nesta sexta-feira (22).

O Amapá que até então pertencia ao estado do Pará foi desmembrado em 13 de setembro de 1943 foi criado pelo presidente Vargas por meio do Decreto-lei n° 5.812 o Território Federal do Amapá visando fatores estratégicos, econômicos, políticos e principalmente militares.

1943

A região, que hoje equivale ao atual Estado do Amapá, foi desmembrada do estado do Pará em 1943 durante o governo do presidente Getúlio Vargas.

A Fortaleza de São José de Macapá foi construída para defender o território macapaense de invasões estrangeiras. Por sua vez, após o fim do processo de colonização do Brasil, assim como da instalação do modelo republicano no país, a região de Macapá continuou sendo um ponto de importância econômica.

Pracuúba

Pracuúba é o município amapaense de menor população, 5.370 habitantes, antecedido por Serra do Navio, com 5.577 habitantes, e Itaubal, com 5.730 habitantes (gráfico 2 e cartograma 2).

O município de Oiapoque está situado no extremo norte do Amapá, a 590 quilômetros da capital, Macapá e foi criado pela Lei 7.578, de 23 de maio de 1945. O acesso é pela BR-156, também sendo possível chegar por via fluvial e aérea.

Santana em muitos aspectos aproxima-se do que ocorrera com a cidade de Macapá, no momento em que o Governador do Estado do Grão-Pará e Maranhão (Capitão-General Francisco Xavier de Mendonça Furtado), fundou a Vila de São José de Macapá no dia 4 de fevereiro de 1758.

Potencial do Amapá no cenário internacional
Atualmente, os países para quem o Amapá mais exporta são Canadá e Portugal, com a venda de ouro e madeira, respectivamente. Japão e China também importam madeira do estado.

Exportações e Importações do Amapá. Ouro semimanufaturado: 38%. Madeira: 27%. Minério de ferro: 23%.