Quem colonizou Cusco?

Perguntado por: icastro . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.2 / 5 17 votos

Assim, os espanhóis conquistaram a capital Cuzco e, em sequência, Quito. Para garantir o contato com o Panamá, Pizarro fundou a cidade de Lima na costa peruana, em 1535.

Lendas atribuem a fundação de Cusco ao Inca Manco Capac no século XI ou XII. As paredes de granito do palácio inca ainda estão lá, bem como monumentos como o Korikancha, ou Templo do Sol. Depois do fim do império, em 1532, o conquistador espanhol Francisco Pizarro invadiu e saqueou a cidade.

Francisco Pizarro

O incas formaram um grande império indígena que se concentrou, principalmente, na região do atual Peru. Esse povo foi conquistado pelos espanhóis a partir de 1532, quando uma expedição encabeçada por Francisco Pizarro aproveitou-se de uma guerra civil no Império Inca para dominar a região.

A região do atual Peru era habitada pela civilização inca, a qual foi dominada em 1532 com a chegada dos espanhóis.

Inca Pachacútec

A história de Machu Picchu começa no século XV quando o imperador Inca Pachacútec mandou construir uma cidade toda de pedra no alto da montanha. Alguns historiadores acreditam que devido a forte religiosidade, própria do povo Inca, sua localização tinha como intuito uma proximidade com os deuses.

O motivo exato que foi abandonado pelos Incas, continua um mistério. A população Inca não deixou nada escrito, mantendo o propósito de Machu Picchu em debate. Ele se tornou popular têm 100 anos, depois que foi abandonado (por volta da época da invasão espanhola).

Em 1.531, o conquistador espanhol Francisco Pizarro desembarcou no Peru com 183 homens e, utilizando a guerra civil que dividia os incas, conseguiu fazer do seu império uma posse espanhola. Assim, em 1.534, fundou, às margens do rio Rímac, a Cidade dos Reis (atual Lima).

Por ser uma sociedade antiga de forte inclinação religiosa, os incas construíram Machu Picchu em adoração ao deus sol, pontuando praças, cemitério e casas em lugares estratégicos para dar passagem à divindade adorada.

Os incas eram povos ameríndios, originários de Cusco, na região do Peru. A sociedade inca era dividida em classes, hierárquica. A economia inca era pautada na agricultura. A arte e a cultura eram bastante técnicas, com muitos detalhes e cores.

Também conhecida como Qosqo (em Quéchua) ou Cuzco (em espanhol), é a capital arqueológica da América. Foi a cidade principal do Império Inca, considerada por eles como o “Umbigo do Mundo”. Era o centro vital desse milenar império. Atualmente, Cusco, Peru é a cidade mais visitada do país.

Os Incas foram um dos povos mais civilizados da América. Compunham, principalmente as tribos Quéchuas, Aymará, Yunka, etc, que formavam, segundo os espanhóis o Império dos Incas, denominação derivada da família reinante pertencente à tribo dos Quéchuas, a principal do império.

A conquista dos incas foi um empreendimento realizado pelos espanhóis da expedição liderada por Francisco Pizarro. Essa expedição, que possuía cerca de 200 homens, encontrou o Império Inca dividido por uma guerra civil e aproveitou-se disso para dominar esse povo.

Inca Pachacutec

O apogeu do império foi alcançado pelo famoso Inca Pachacutec (1430 – 1478).

quéchua

No Império Inca o quéchua se transformou na língua geral para comunicação entre os povos que falavam diferentes línguas e se consolidou como língua da administração e controle, bem como para a transmissão de saberes5, por isso o conhecemos como a língua dos Incas, embora falassem as línguas puquina e aymara.

A população peruana, estimada em 31 milhões, é de origem multiétnica com um alto grau de mestiçagem, incluindo ameríndios, europeus, africanos e asiáticos.

Pizarro se aproximou do padre chamado Hernando de Luque, homem de confiança de um rico comerciante da Colômbia, o juiz Gaspar de Espinosa, e por seu intermédio obteve o patrocínio para a planejada conquista do Peru, e no mês de novembro de 1524, Pizarro se fez ao mar com oitenta homens e quatro cavalos.

A Bolívia fazia parte do Império Inca até à colonização espanhola no século XVI. Os espanhóis ocuparam o território, apoderaram-se das terras dos índios pela força e obrigaram-nos a trabalhar como escravos nas minas de prata.

Machu Picchu na era colonial
Em 1572, o império acabaria sendo destruído (depois do fim dos rebeldes incas de Vilcabamba). Os colonos foram deixados à livre escolha. Devido à incomunicação da Cidade Inca com o Cusco, eles acabaram decidindo deixar Machu Picchu gradualmente e a densa vegetação infestou o local.