Quem colonizou Chapecó?

Perguntado por: ataveira . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.1 / 5 18 votos

A colonização iniciou com imigrantes alemães, italianos e os tropeiros paulistas, que utilizavam a região como trajeto para o comércio de gado. Com o aumento das atividades pecuárias, surgiu a possibilidade de abrir uma estrada que ficou conhecida como “Caminho das Missões”.

Colonizada por imigrantes italianos e alemães, principalmente, provenientes do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e litoral de Santa Catarina, a cidade hoje atrai vários habitantes graças ao seu desenvolvimento.

História. Assim como outras cidades, Chapecó também era habitada pelo povo indígena nos primórdios, os quais chamavam a área de Xapecó. Mas em meados de 1838, alguns tropeiros e imigrantes começaram a transitar pelas terras que hoje pertencem a Chapecó.

Bairro Santa Maria

BG no Bairro Santa Maria: conheça um dos bairros mais antigos de Chapecó Nesta quarta-feira (20), a equipe da Ric TV esteve com o quadro “BG no Bairro”, direto do Santa Maria que é um dos bairros mais antigos de Chapecó.

Santa Maria

Um dos bairros mais antigos da cidade de Chapecó é o Santa Maria. Trata-se do bairro onde está instalado o Hospital Regional do Oeste, o qual atende uma população de 1,3 milhão de pessoas de SC, RS e PR. Na época não havia toda a infraestrutura vista hoje.

Chapecó, município situado no sul do Brasil e considerado o mais importante centro agroindustrial brasileiro, se constitui no maior produtor e exportador de carne de aves do país. A atividade agroindustrial foi a principal responsável pelo desenvolvimento econômico e pelo processo de urbanização do município.

Em Chapecó, os índios que permanecem ou perambulam pelo no espaço urbano, muitos são remanescentes da cidade, que foram desapropriados de seus espaços de pertencimento e por entendi- mentos societários, depositados a uma nova realidade, na zona rural, que até então era o local da coleta de matéria prima para a ...

Sobre a estimativa do número de imigrantes na cidade, Luiz diz que o CAI trabalha com uma média entre 14 mil e 16 mil imigrantes.

A cidade de Chapecó, fica localizada no estado de Santa Catarina. Sua fundação ocorreu em 1917 e o seu nome tem origem do tupi Xapeco, que tem o significado "lugar de onde se avista o caminha da roça".

Logo após os alemães, levas de italianos e, pouco depois, de poloneses e ucranianos – su- cedidos mais tarde por japoneses – foram fixadas principalmente no sul do país.

Chapecó - Santa Catarina. Chapecó é uma cidade brasileira do estado de Santa Catarina. Considerada a capital brasileira da agroindústria e capital catarinense de turismo de negócios. Foi totalmente planejada, e seu traçado é em forma de xadrez.

De acordo com a coordenadora de área do IBGE em Chapecó, Cristiane Lazzarin, a população de Chapecó ficará entre 251 mil e 255 mil habitantes.

Morar em Chapecó é muito bom por inúmeros motivos. Mas o principal deles é a capacidade geradora de empregos, saúde e segurança de uma das cidades com maior índice de qualidade de vida de Santa Catarina.

“Estes filhos de agricultores, por volta dos anos de 1950, já tinham experiência com abate. As empresas viram neles a mão de obra que precisavam e investiram para que ali ficassem”, ressalta o historiador. Mesmo mais jovem, Chapecó já conta com 10 mil habitantes a mais que Passo Fundo: soma 209,5 mil.

A Capital do Oeste Catarinense como é conhecida, possui 224 mil habitantes. O município foi criado em 25 de agosto de 1917. A colonização iniciou com os tropeiros que utilizavam a região como trajeto para o transporte de gado.

Continuar lendo Para que serve Chapecó?