Quem colonizou a Bahia?

Perguntado por: agodinho . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.1 / 5 3 votos

A Bahia é um estado de grande importância histórica para a Brasil. O processo de colonização do país se iniciou com a chegada dos portugueses no território baiano, mais precisamente no dia 22 de abril de 1500, na costa da atual cidade de Porto Seguro.

Em 1543, Francisco Zeimoto, António Mota e António Peixoto são os primeiros portugueses a atingir o Japão. A História oficial do Brasil começou na Bahia; a História registra que o descobridor, Pedro Álvares Cabral, aportou nas costas da região onde hoje se encontra Porto Seguro, no litoral Sul da Bahia.

O povo baiano é conhecido pela sua alegria, receptividade, musicalidade e diversidade cultural. A população é bem miscigenada, composta pelo índio, europeu e africano.

O topônimo "Bahia" é uma referência à Baía de Todos os Santos, a qual deu o nome, originalmente, à Capitania da Baía de Todos os Santos. A capitania foi transformada, em 1821, em província. Em 1889, a Província da Bahia tornou-se o atual Estado da Bahia.

História da Bahia
O atual território baiano foi o primeiro local onde os portugueses se estabeleceram quando chegaram ao Brasil, no ano de 1500. Foi em Porto Seguro, no litoral sul, que a expedição de Pedro Álvares Cabral desembarcou em 22 de abril daquele ano. A nova terra foi batizada de Vera Cruz.

Santa Cruz de Cabrália

De qualquer forma, no dia 22 de abril de 1500 o Brasil foi oficialmente descoberto pela frota de Pedro Álvares Cabral, que inicialmente avistou um monte, que recebeu o nome de Pascoal, já que a chegada aconteceu próxima à Pascoa. A esquadra aportou onde hoje é localizado o município de Santa Cruz de Cabrália, na Bahia.

Colonizada por espanhóis, El Salvador teve sua história marcada por conflitos, com a ação de guerrilheiros e esquadrões da morte. Até a chegada dos espanhóis em 1524, a região de El Salvador era habitada pelos índios pipil.

Maria Felipa de Oliveira, uma mulher negra, pescadora, marisqueira e ganhadeira, lutou nas batalhas de Independência do Brasil na Ilha de Itaparica (Bahia – BA). Ela teria comandado um grupo de cerca de 40 mulheres para, primeiro, seduzir os portugueses e, depois, atear fogo às embarcações deles.

A chegada dos portugueses ao Brasil foi parte do processo das grandes navegações. Pedro Álvares Cabral foi o líder de uma expedição composta por 13 embarcações e cerca de 1200 homens. O primeiro ponto do Brasil avistado pelos portugueses foi a região do Monte Pascoal, na Bahia, no dia 22 de abril de 1500.

No dia 8 de dezembro de 1930, Carlos Koch, Eugênio Walter (conhecido como Guarany), Fernando Tude, Júlio de Almeida e Waldemar de Azevedo reuniram-se com a idéia de formar um time de futebol na Bahia.

Porto Seguro é um dos lugares que mais chamam a atenção de turistas em todo o Brasil, assim como é a primeira cidade criada pelos portugueses no ano de 1535. A cidade conta com diversos monumentos históricos que remetem a época colonial.

Composição étnico-racial
A Bahia é o centro da cultura afro-brasileira e boa parte da sua população é de origem africana, com uma maior porcentagem de pardos, seguidos por brancos e negros.

De acordo com a Defensoria Pública da Bahia, pelo menos 14 povos indígenas vivem no estado: Pataxó, Truká, Tuxá, Atikun, Xucuru-Kariri, Pankararé, Tumbalalá, Kantaruré, Kaimbé, Tupinambá, Payayá, Kiriri, Pankaru e Pataxó Hã Hã Hãe.

Os primeiros negros que chegaram ao Brasil desembarcaram no porto de Salvador. O maior grupo de africanos que chegou no recôncavo baiano foi o sudanês vindos de etnias como os iorubas ou os nagôs. Só na Bahia os afrodescendentes representam hoje mais de 80% de toda a população.

Os registros dos Livros de Alfândega de Salvador apontam, em ordem decrescente, a entrada, entre 1856 e 1864, dos seguintes contingentes de imigrantes: portugueses, 1.622; italianos, 1.267; ingleses, 661; alemães, 299; franceses, 281 (Lyra, 1982, p. 141).

Em 1960 a capital do Brasil passou a ser Brasília. Antes, foi o Rio de Janeiro. Mas a primeira capital foi Salvador. Até 1763, quando houve a mudança da capital.

Não podemos falar da história da Bahia sem falar da história do Brasil já que foi em Porto Seguro, município ao sul do estado, em 22 de abril de 1500 que os portugueses aportaram, capitaneados por Pedro Álvares Cabral cuja esquadra rumava para a Índia.

A primeira divisão regional do Brasil só foi oficializada em 1942, pelo IBGE, e coloca Bahia e Sergipe como região Leste, junto com Minas, Rio e Espírito Santo. O principal critério utilizado foi o físico-natural: vegetação, clima e afins.

Continuar lendo Foi a Bahia ou a Bahia?